O Google disponibilizou nesta terça-feira (25) novos modelos em Realidade Aumentada de animais pré-históricos, alguns já extintos e anteriores até mesmo aos dinossauros. Algumas das novidades são a Opabinia, Cambropopachycope e Aegirocassis, além de um esqueleto em escala da Baleia-Azul, o maior animal vivo que já existiu na Terra. Entre as novas figuras em 3D também estão fósseis de dinossauros, animais marinhos e artefatos da Idade do Bronze.

Os novos modelos em 3D podem ser encontrados no Google Arts & Culture, aplicativo disponível para Android e iPhone (iOS) e que permite explorar lugares, pinturas, obras de arte, jogos e museus por meio da tecnologia de Realidade Aumentada.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Os novos modelos em 3D disponíveis no app são resultado da parceria entre o Google, o Museu de História Natural de Londres e o State Darwin Museum de Moscou. Pelo aplicativo você pode explorar as criaturas pré-históricas e objetos antigos indo até a página dedicada ao museu na aba "Coleção". Por lá, você também pode se informar mais sobre o museu em questão e saber sua localização específica explorando o Google Maps em "Visitar".

É possível buscar pelos museus acessando o menu superior do aplicativo e tocando sobre "Coleções". Assim, você terá acesso a todas as instituições disponíveis na plataforma e pode explorá-las uma a uma, verificando exposições online, interagindo com os quadros que fazem parte da coleção do museu e fazendo um tour pelas galerias.

Os animais, objetos e pinturas em 3D também podem ser explorados nesta seção, ao deslizar a tela para baixo. O funcionamento dos modelos é semelhante ao da ferramenta presente na busca do Google: ao tocar sobre a figura que deseja visualizar, basta selecionar a opção "ver em realidade aumentada" para ativar a câmera do celular e inserir o animal no espaço. É possível aumentar ou diminuir o tamanho da figura, além de movimentá-la pelo cenário por meio da tela do smartphone.

Os modelos 3D disponíveis no Google Arts & Culture a partir de hoje também contam com simulações de fósseis de dinossauros e figuras de animais marinhos, como estrelas-do-mar e caranguejos. O aplicativo também apresenta exposições relacionadas ao espaço, com a exibição em 3D do traje de astronauta usado por Neil Armstrong na missão que levou o homem à Lua.

As ferramentas de Realidade Aumentada do Google Arts & Culture também permitem explorar lugares pelo app e fazer um tour por Florença, cidade onde Leonardo da Vinci nasceu. Ou, então, visitar museus como o Tate Modern, de Londres, sem sair de casa. Além disso, o app possibilita ver pinturas em alta definição de perto e, ao pinçar os dedos sobre a tela, é possível examinar todos os detalhes de quadros famosos, além de saber mais sobre as obras de Monet, Vermeer e Frida Kahlo, por exemplo.

Outros modelos em 3D na busca do Google

Os modelos em Realidade Aumentada no buscador foram anunciados na conferência anual Google I/O em 2019. Com uma pesquisa simples no Google, é possível explorar modelos em 3D de animais, insetos e dinossauros, e interagir com as figuras enquanto elas emitem seus sons característicos sem precisar baixar outros softwares. Você também pode aproximar os

... modelos pinçando os dedos sobre a tela e modificar o ângulo de observação para aprimorar a realidade da experiência.

Com o recurso, também é possível transportar os animais para "Ver no seu espaço" utilizando a câmera do celular. Os animais, em escala, podem ser reposicionados para que você tire uma foto deles sentados em cadeiras ou do lado do seu pet, por exemplo.

Por que "veja em 3D" do Google não carrega imagem? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.