Surgido há mais de dez anos como uma espécie de diário on-line em que qualquer um podia escrever sobre si mesmo ou sobre temas de interesses variados, o blog foi rapidamente incorporado pelas empresas.

De lá para cá, as redes sociais e o acesso à internet via smartphone transformaram o ambiente online – ainda assim, os blogs se adaptaram e permanecem relevantes, ajudando empresas a ganhar dinheiro e a construir bons ambientes de relacionamento para os negócios.

“O blog é uma das melhores maneiras de aparecer bem na busca do Google”, afirma Luiz D'Elboux, diretor de marketing da GoDaddy e especialista em estratégias de marketing digital e construção de marcas.

“Ao produzir conteúdo relevante, a empresa se torna formadora de opinião. O blog é uma ferramenta complementar às redes sociais, já que estas não comportam textos longos”, completa.

Mas não basta criar uma página corporativa simples, como se fazia dez anos atrás. “Os blogs estão mais sofisticados e exigem características técnicas que não existiam no passado”, comenta D'Elboux.

Diferenciais

Em primeiro lugar, os layouts ficaram mais sofisticados. Têm mais opções de cores, fontes, formatação e uso de imagens. Dedicar um tempo ao aspecto visual da página é crucial.

O ideal é evitar páginas muito poluídas, e lembrar do tempo de carregamento da página, da navegabilidade e da experiência dos usuários que acessam pelo celular.

“Blogs que demoram muito para carregar ou são de difícil leitura em telas menores tendem a se sair pior na busca do Google”, lembra Luiz D'Elboux.

Além disso, utilizar técnicas de SEO, indexando as palavras corretas para facilitar a identificação do artigo, é essencial, assim como garantir a segurança do blog. “Mas nada disso funciona se o blog não contar com conteúdo de qualidade”, diz o especialista.

Também é importante criar uma área de comentários, utilizando plug-ins que filtrem spams e mensagens não relacionadas ao conteúdo. Além disso, indexar ícones para acesso ao site, à loja virtual e às páginas de redes sociais da empresa.

A GoDaddy oferece uma série de ferramentas para garantir o sucesso do blog em todos esses aspectos técnicos – e assim o empreendedor pode focar no que sabe fazer melhor, que é identificar as demandas de seus clientes e fornecedores a fim de produzir textos relevantes.

Utilizando plug-ins disponibilizados pela plataforma WordPress, é possível criar layouts com muita facilidade, arrastando imagens e mudando cores de fundo exatamente como se faz com um site profissional.

O WordPress pela GoDaddy, por exemplo, garante backup automático de conteúdo e otimizador de SEO, que ajudam a identificar as palavras-chave mais importantes. “São ferramentas que colocam o blog da empresa na frente dos demais”, diz D'Elboux – que oferece um plano WordPress da GoDaddy por a partir de R$ 20,99 ao mês, com direito a domínio gratuito e segurança contra ataques.

Depois de criar o blog, é impo

... rtante seguir alguns passos: criar um calendário com o planejamento de publicações, que garanta a regularidade do acesso. Depois, promover cada um dos posts.

Posteriormente, avaliar os resultados e buscar correções – ouvir a opinião dos clientes traz insights importantes que podem render ajustes cruciais, seja no conteúdo em si, ou na linguagem.

E, assim, o empreendedor pode transformar o blog numa ferramenta poderosa de comunicação com sua base de clientes, fornecedores e parceiros.



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