O Instagram, em breve, pode cobrar para que os usuários adicionem links clicáveis nas legendas de posts do feed. A possível novidade foi revelada em uma patente registrada pelo Facebook de um recurso que permitiria incluir links nas publicações, mediante pagamento de uma taxa. Atualmente, endereços URL digitados nas legendas aparecem como textos comuns, não clicáveis, fazendo com que os usuários tenham que recorrer ao “link na bio” para direcionar seguidores para páginas externas. A ferramenta é esperada há algum tempo, mas não há como garantir que ela será adotada pela rede social e que será, de fato, paga, visto que se trata apenas de uma patente.

A descoberta do registro da patente foi feita pelo jornalista Mike Murphy, que publicou a novidade no site Protocol, no último domingo (13). As imagens contidas no documento mostram que o Instagram poderá reconhecer automaticamente quando a legenda apresentar um endereço URL, identificando termos como “www” ou “http” contidos no texto. Neste momento, um pop-up perguntará ao usuário se ele deseja tornar o link clicável.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Na imagem de teste, o custo para ativar o link é de “$ 2,00”, não especificando a moeda. No entanto, esse preço é apenas demonstrativo. Segundo o documento, o valor da taxa será calculado levando em conta algumas variáveis, como o número de seguidores que o usuário possui, por exemplo.

Ainda segundo o documento de registro de patentes, o pagamento poderia ser feito usando Google Pay ou Apple Pay, para que o usuário pudesse realizar a transação sem sair do Instagram e sem precisar digitar dados pessoais, como o número do cartão de crédito.

Veja também: Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Seguindo o percurso de publicação, após a aprovação do pagamento, o endereço será publicado imediatamente com o link. Caso haja problemas na transação ou o usuário opte por não pagar a taxa, a legenda é publicada nos moldes atuais, no formato de texto comum.

Atualmente, além de direcionar os seguidores para o “link na bio”, os usuários só conseguem compartilhar links para sites externos nos Stories, convidando os amigos a “arrastarem a tela para cima”. Somente contas com mais de 10 mil seguidores possuem o recurso.

Vale lembrar que o registro de patente do novo recurso não obriga o Facebook a implantá-lo no In

... stagram. No entanto, a especulação abre espaço para uma possível atualização no futuro, o que daria a todos os usuários a possibilidade de utilizar a função.

Não consigo postar vídeos no Instagram: como resolver? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.