O Sympla Streaming é uma ferramenta gratuita para a realização de eventos online com até 300 pessoas. A plataforma é integrada ao Zoom e permite aos organizadores gerenciarem todas as etapas, como a venda dos ingressos, o controle do acesso dos participantes, a divulgação em redes sociais e até mesmo questões pós-evento, como emissão de notas fiscais e certificados de participação, por exemplo.

Para usar o serviço, é preciso fazer um cadastro no Sympla. Além disso, é necessário instalar o Zoom no computador ou no celular Android ou iPhone (iOS). O recurso é uma boa opção para quem está empreendendo na quarentena por meio de cursos e palestras, ou para quem busca novos conhecimentos e entretenimento na plataforma. Confira, a seguir, como funciona a plataforma de eventos online Sympla Streaming (beta).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Sympla Streaming?

O Sympla Streaming reúne diversas funcionalidades criadas pela empresa Sympla para a realização de eventos em tempo real pela Internet. A ferramenta é gratuita e os eventos são transmitidos via Zoom. A plataforma é fácil de usar e permite ao organizador acompanhar o processo criação dos eventos de ponta a ponta sozinho. A ferramenta está disponível para celulares Android e iOS, e roda nos sistemas Windows e macOS.

Na plataforma, é possível personalizar o layout com foto ou banner escolhido pelo usuário, definir os horários do evento, estabelecer se o acesso é público ou restrito e vender ingressos pagos ou gratuitos. Além disso, o usuário pode fazer uma breve descrição do evento e do organizador e definir listas de participantes.

No momento, a ferramenta tem capacidade máxima de até 300 participantes por evento, incluindo público, organizadores e convidados. É possível abrir uma sala para até mil pessoas, porém, o usuário precisa enviar uma solicitação pelo site para análise e aguardar o retorno.

Veja também: Home office: ferramentas ajudam a trabalhar em casa

Quais eventos podem ser feitos pelo Sympla Streaming?

Com o Sympla Streaming, é possível criar cursos e workshops online, dar palestras e montar conferências e seminários com a participação de convidados. Além disso, a plataforma permite criar webinars, seminários virtuais com a possibilidade de enviar perguntas no chat em tempo real, e realizar os chamados meetups, encontros informais online para fazer contatos profissionais.

A ferramenta também é utilizada para a transmissão e venda de ingressos para peças de teatro online. A vantagem é que o público assiste tudo pelo computador, celular ou tablet. Vale ressaltar que cada sessão pode ter no máximo oito horas de duração.

Recursos do Sympla Streaming

O Sympla Streaming possui um painel de gerenciamento para fazer o controle dos participantes, acompanhar o histórico de transações financeiras, enviar certificados personalizados e emitir notas fiscais, caso seja solicitado. Vale ressaltar que as listas de participantes e de pessoas que receberão o documento podem ser feitas manualmente na ferramenta.

No painel, o organizador pode enviar convites individuais para a participação no evento e também baixar um QR Code para divulgação. Depois de criado, o evento pode ser compartilhado diretamente em redes sociais, como Facebook, Twitter e Linkedin, mas também é possível copiar o endereço para divulgar em outros sites. O organizador ainda pode criar até 10 sessões para seus eventos, para um curso com mais de um dia de duração, por exemplo.

Além disso, o sistema tem integração com outras plataformas como o Google

... Analytics, Google ADS, RD Station, Zapier e Facebook Pixel, soluções corporativas de divulgação, gestão de anúncios patrocinados e mensuração de resultados. Aqueles que desejarem podem também habilitar versões das páginas para o inglês e espanhol.

Como funciona a integração com o Zoom?

Após a instalaçao do Zoom no computador ou celular, a integração é automática. Na página inicial, é só clicar na opção “Criar evento”. Em seguida, no segundo item, sobre o local do evento, escolha a opção “Evento online”. Depois, clique em “Sympla Streaming”.

Ao criar o evento, o sistema encaminha o usuário para o painel de gerenciamento, permitindo testar a plataforma. Para isso, bastar clicar na opção "Testar videoconferência". O sistema, então, redireciona o usuário para o Zoom.

Como acessar um evento no Sympla Streaming

O Sympla Streaming oferece acesso seguro a organizadores e público. Cada participante recebe um link único para entrar no evento, ao adquirir o ingresso na plataforma ou quando receber um convite do organizador.

É importante lembrar que, além do Zoom, os participantes precisam ter cadastro no Sympla. Após a compra do ingresso, o usuário vai receber por e-mail a confirmação e instruções para acessar o evento online.

Custos do Sympla Streaming

O Sympla Streaming é oferecido gratuitamente. A taxa que permanece valendo é a cobrança de 10% sobre o ingresso vendido já praticada pelo Sympla ou o valor mínimo de R$ 2,50. Entretanto, para eventos gratuitos não existem custos.

Via Sympla 1, 2 , 3 e 4

Qual a sua rede social favorita? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.