Planejar postagens para o Instagram é uma técnica muito utilizada por empresas e criadores de conteúdo com o objetivo de manter o perfil sempre atualizado. Dessa forma, eles garantem o engajamento com o público e o alcance de novos usuários, que podem se interessar pelo conteúdo publicado. No cronograma, as ideias de publicações para o feed, Stories, IGTV e Reels são detalhadas, explicando quais recursos da rede social serão utilizados, qual será a legenda, se a publicação conterá um link externo e qual será o dia e o horário da postagem. Assim, as fotos, vídeos e artes podem ser produzidas com antecedência.

É possível criar o cronograma de publicações do Instagram em planilhas, para facilitar a visualização do planejamento. Antes de inicia-lo, é importante pensar no melhor horário para postar o conteúdo, por quais temas o público-alvo se interessa e como eles podem ser mostrados no app. Para facilitar nas ideias, o Microsoft Office disponibiliza template pronto do Excel para planejar as postagens nas redes sociais. Nesse modelo, o usuário pode fazer um cronograma bem detalhado, basta editá-lo com as ideias. Confira, a seguir, algumas dicas para criar um cronograma de postagens no Instagram e como utilizar o modelo de planilha do Excel para isso.

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Definir dias e horários de postagens

Antes de começar a fazer o cronograma com o planejamento, é importante definir quais serão os dias e horários de publicação. Para isso, vale consultar em qual período o seu público-alvo está ativo no Instagram, o que pode gerar mais engajamento nas postagens do feed. A dica também vale para conseguir maior interação em conteúdo para Stories, como enquetes e caixas de perguntas, por exemplo.

Para acessar as informações sobre o horário ativo dos seguidores do seu perfil, é necessário utilizar uma conta de criador de conteúdo ou comercial. Então, basta clicar em “Informações”, no seu perfil do Instagram, para ver quantas contas foram alcançadas com seu conteúdo, quantidade de interações e se o número de seguidores aumentou ou diminui após as postagens. Ao clicar em seguidores, é possível ver o público-alvo e o período mais ativo dele. Ao programar as postagens para os horários de maior atividade dos seguidores, o algoritmo do Instagram pode entregar o conteúdo para mais pessoas. Após isso, basta escolher a frequência com que o conteúdo será publicado, se três vezes na semana, todos os dias, duas vezes ao dia, etc.

Veja também: Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Separar conteúdos por temas

Saber quais assuntos interessam o público-alvo é outra etapa importante para definir um cronograma de planejamento para as postagens. Se o conteúdo é para uma empresa de roupas, por exemplo, observe os dados de pessoas alcançadas e engajamento em postagens sobre roupas de verão, peças femininas, masculinas, dicas para montar combinações e outros assuntos que envolvem o nicho do perfil do Instagram, por exemplo. Para ver esses dados, basta acessar a área “Informações” em sua conta na rede social.

Também vale olhar o que os perfis semelhantes estão publicando, para ver algumas inspirações. Após isso, é importante programar postagens que falem de temas diferentes, como dicas, novidades de produtos da loja e inspirações, com intervalos para não repetir a abordagem o tempo todo e alcançar pessoas com interesses em assuntos diferentes.

Planejar quais recursos do Instagram serão utilizados

Após iniciar o planejamento de postagens por temas para o Instagram, é importante definir quais recursos serão utilizados. É possível variar o conteúdo com fotos, vídeos ou ani

... mações nos Stories, fotos no feed, vídeos no IGTV ou Reels. Para isso, a dica é pensar em qual formato o conteúdo se adapta melhor.

Para mostrar possibilidades de utilizar uma peça de roupa, por exemplo, pode-se utilizar vídeos no IGTV ou Reels, com um teor mais informal. Já para mostrar o dia a dia da empresa ou os bastidores da produção de conteúdo, vale usar os Stories. Basta analisar qual recurso do Instagram pode dar mais engajamento ao conteúdo planejado.

Como criar um cronograma de postagens no Excel

Passo 1. No site do Office, clique em “Modelos” e em seguida pesquise por “Calendário de conteúdo” e encontre o destinado às mídias sociais (ou acesse templates.office.com/pt-BR/Calendario-de-conteudo-de-midia-social-TM34312278). O modelo pode ser editado no Office online, que é gratuito, ou baixado para ser usado no Excel para PC;

Passo 2. Clique no título do template pronto e em seguida selecione a opção “Baixar” ou “Editar no navegador” para começar a utilizá-lo;

Passo 3. O template possui área para planejar publicações para o Twitter, Facebook, Instagram, Pinterest e LinkedIn. Para deixar apenas o planejamento para Instagram, basta selecionar a coluna toda das outras redes sociais, clicar com o botão direito, encontrar a opção “Excluir” e selecionar “Excluir coluna inteira”;

Passo 4. Na coluna de registro, informe o dia do mês, o dia da semana e o horário em que o conteúdo será publicado e faça anotações sobre as postagens que está planejando;

Passo 5. Na coluna destinada ao Instagram, crie a mensagem, legenda ou título para o conteúdo planejado. Em seguida, informe se a publicação levará para um link externo e, na aba "Visual", descreva a parte visual da postagem. Nessa coluna, é interessante informar qual será o recurso do Instagram utilizado;

Passo 6. É possível organizar a planilha por meses. Basta clicar com o botão direito em "Calendário", na parte inferior da tabela, selecionar "Mover ou copiar", em seguida clicar em "Mover para o final" e marcar a caixa "Criar uma cópia". Após isso, basta renomear a aba para o mês desejado;

Passo 7. Salve a planilha e atualize sempre o planejamento. O recomendado é realizar o planejamento para o mês todo, para produzir o conteúdo de qualidade com antecedência e programá-lo.

Via Dummies e Office

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