O primeiro veículo conectado da Ford na América do Sul acaba de chegar ao Brasil. O mês de setembro marca o início das vendas do SUV médio Territory, o lançamento mais aguardado da marca para 2020. Ele foi apresentado aqui no Brasil pela primeira vez no Salão do Automóvel de 2018 como um dos grandes sucessos do evento junto ao público.

O Ford Territory é a nova referência do segmento, especialmente no que diz respeito à tecnologia – tanto em relação à conectividade como à eletrônica embarcada –, oferecendo muito mais segurança, conforto e comodidade para toda a família. Tudo isso com um design envolvente, que ressalta sua robustez e amplo espaço interno. E o TechTudo teve a oportunidade de dirigir o modelo e testar todas as tecnologias.

SYNC Touch

O sistema multimídia SYNC Touch de última geração é um dos principais destaques. Harmoniosamente integrado ao sofisticado interior, que conta com acabamentos em aparência de madeira, bancos com revestimentos premium e iluminação ambiente em LED, seu software foi especialmente desenvolvido para o modelo vendido na América do Sul.

A tela sensível ao toque de 10,1 polegadas tem respostas com excelente velocidade e muita precisão aos comandos. Além disso, sua utilização é bem intuitiva, com menus que levam diretamente ao comando desejado. Veja no vídeo abaixo como ele é fácil de entender e de usar.

São quatro janelas principais: climatização, sistema de áudio, conexão com o telefone e configurações gerais do veículo. Por padrão, elas aparecem dividindo 25% da tela, mas é possível trocar a sua ordem de acordo com a preferência do consumidor, por exemplo exibindo uma dessas janelas em destaque, em 75% da tela, ou mesmo colocá-la em modo full screen.

O posicionamento dos botões físicos e digitais na tela proporciona ergonomia e segurança, permitindo acesso rápido aos principais itens de diagnóstico e ao manual do proprietário digital com as intruções de operações e manutenção.

O painel de instrumentos também é 100% digital e possui três modos de visualização: classic, sendo um modelo tradicional; sport, com uma visualização dinâmica com efeitos 3D; e fashion, voltada para um público mais estiloso.

Acesso remoto

O Territory oferece diversos recursos exclusivos, como acesso a informações e funcionalidades de maneira remota, por meio do sistema FordPass Connect. Pelo aplicativo FordPass, é possível também a checagem do nível de combustível e a estimativa de autonomia, além de verificar se a pressão dos pneus está em ordem.

Também é possível dar a partida no motor de forma remota e acionar e regular o ar-condicionado – naqueles dias quando a temperatura aumenta drasticamente ou despenca, dá para preparar a cabine e deixá-la na temperatura ideal para quando você entrar no veículo.

O app FordPass ainda permite travar e destravar as portas, receber alertas de acionamento do alarme, agendar revisões e serviços nas concessionárias e, se preciso, solicitar socorro mecânico. Por meio dele, também dá para localizar um estacionamento, posto de combustível e pontos de interesse, como shoppings e restaurantes. Cada veículo permite o cadastro de até cinco contas e emite um alerta no smartphone do condutor principal se o veículo apresentar alguma falha ou se desejar saber a sua localização em tempo real.

Olhos de pássaro

Quatro câmeras de alta definição, localizadas na dianteira, traseira e nas laterais, fazem o monitoramento de todo o entorno. Se o carro estiver a menos de 20 quilômetros por hora, é acionado o sistema Bird-Eye View, que faz a projeção em 3D do veículo com uma composição em 360 graus. Em vagas difíceis de estacionamento ou espaços com muita movimentação de motos e pedestres, todo o cuidado é necessário e todos os recursos, bem-vindos. Dessa forma, a imagem exibida mostra o carro visto de cima – como se fosse observado por um pássaro.

É possível selecionar a

... visualização em 3D ou 2D, e mudar o ângulo de visão – para isso, basta tocar nos pontos na tela ou girar o botão no console central. Ao ligar a seta direcional, a tela exibe a visão lateral do lado para o qual será feita a conversão.

Experiência sem fio

O Ford Territory conta com o sistema de carregamento de smartphone sem fio, com a tecnologia “Qi”, que permite dois modos automáticos de carregamento, com 5W ou carga rápida com até 15W. Você pode conferir no vídeo como o sistema é prático!

São compatíveis os modelos a partir do Samsung S6, iPhone 8, Huawei P30 e Xiaomi mi9. O compartimento, que fica no console central, à frente da transmissão, acomoda até dois celulares.

Para aparelhos não compatíveis com o carregamento por indução, a cabine possui entradas USB no console e para os ocupantes do banco de trás. São 4 no total, sendo três para carregamento e uma para dados. Há, ainda, uma entrada junto ao retrovisor, especialmente pensada para plugar uma action camera.

O Ford Territory ainda conta com a conexão sem fio com o sistema Apple Carplay, e com o Android Auto, com fio. Dessa forma, é possível espelhar os aplicativos compatíveis, como Waze, Google Maps, Deezer e Spotify, diretamente na tela do veículo, fazer ligações e ouvir mensagens do WhatsApp, tudo por comando de voz. A segurança é realmente a prioridade neste lançamento.

Ao volante

O Ford Territory é equipado com motor EcoBoost 1.5 turbo de 150 cavalos e transmissão automática CVT (continuamente variável), que permite uma direção suave e firme. Possui um apelo moderno e adaptado ao uso urbano com um excelente equilíbrio entre potência, torque e economia de combustível. O motor é complementado pela transmissão CVT com capacidade de simular 8 marchas no modo manual.

O Territory oferece um pacote completo de tecnologias semiautônomas que garantem uma jornada mais tranquila para que você e sua família aproveitem a viagem em condições mais prazerosas.

O piloto automático adaptativo com Stop & Go mantém a velocidade desejada, e também controla a distância para o veículo à frente. Se o carro à frente parar completamente e voltar a andar em menos de três segundos, ele volta a acelerar sem a intervenção do motorista.

Na hora de estacionar, outra comodidade: o sistema de estacionamento automático. Basta apertar o botão no console, ligar a seta para o lado em que deseja parar e passar ao lado da vaga. O sistema de câmeras e sensores identifica o espaço e toma o controle do volante, acelerador e freios. O motorista precisa apenas mudar as marchas (R e D) quando solicitado.

Para aqueles que realizam longas viagens, uma dica fundamental: o Territory também conta com sistema de monitoramento de faixa, que emite alerta visual e sonoro se perceber que o veículo está saindo da faixa de rolamento de forma involuntária.

O SUV conta ainda com assistente de partida em rampa, sistema de monitoramento de ponto cego, que alerta quando há veículos em posições que o motorista não consegue enxergar pelos retrovisores (os chamados pontos cegos), e controle eletrônico de tração e estabilidade.

Canal virtual

Para toda comodidade e segurança dos clientes que desejam adqurir uma unidade, a Ford disponibiliza o canal digital “Compre Sem Sair de Casa”. Por meio dele é possível fazer todo o processo de negociação, desde a procura até a decisão de compra, sem precisar ir até uma concessionária.

Além disso, o inédito serviço Ford Clean, disponível em todas as concessionárias da marca, faz a completa desinfecção do veículo em 50 pontos de maior contato, incluindo o ar-condicionado. E, para quem desejar mais comodidade e proteção, a marca ainda oferece o Serviço Sem Sair de Casa, que retira e devolve o carro em sua casa, sem preocupação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.