Doom pode rodar em uma tela monocromática de 128 x 32 pixels usada em um aparelho de testes de gravidez. A proeza foi realizada por Foone, usuário do Twitter, que documentou o hack no início de setembro. O hacker, que mostrou os resultados em uma série de tuítes, conseguiu espremer o clássico de 1993 na pequena telinha do aparelho, embora a execução do jogo tenha sido realizada remotamente. Até o momento, Doom já apareceu rodando em displays de fornos micro-ondas, em impressoras, telas de câmeras digitais do começo do século e até mesmo dentro do Gerenciador de Tarefas do Windows.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Em relação ao projeto de Foone, sabe-se que o jogo foi executado remotamente – ou seja, em outro dispositivo – usando a tela do teste de gravidez apenas como display. Em todo caso, como se trata de uma tela extremamente simples – são 128 x 32 pixels de resolução e apenas uma cor, o branco – alterações tiveram de ser realizadas para que o game exibisse imagens que lembram o original.

O hacker prometeu detalhar o seu processo de criação, além de explicar como chegou ao resultado. No momento, sabe-se que Foone se sentiu inspirado quando descobriu que o hardware embutido em testes de gravidez eletrônicos é relativamente poderoso – ao considerar que ele é um objeto usado uma única vez e jogado fora.

Doom rodando em dispositivos inusitados ao longo dos anos é uma cena comum. As razões para isso são várias, mas começam pela disponibilidade do código-fonte completo do game para quem quiser usar. Programadores com habilidade e conhecimento em linguagem C, suportada por uma infinidade de equipamentos diferentes, podem, portanto, copiar a programação de Doom para estudá-la e criar suas modificações. O código foi tornado aberto pelos próprios desenvolvedores como forma de incentivar exatamente esse tipo de ação.

Vale lembrar que o título foi criado para rodar diretamente no processador em uma época em que placas de vídeo como conhecemos hoje não existiam. Como Doom é relativamente rústico do ponto de vista técnico, é possível adaptá-lo e executá-lo em dispositivos inusitados, desde que os aparelhos tenha

... m hardware de alguma forma equivalente a um processador 486 de 30 anos atrás.

Qual é o melhor jogo de Xbox One? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.