O Mercado Envios é um serviço interno oferecido pelo Mercado Livre que tende a facilitar o transporte de mercadorias e dar maior transparência a esse processo. Para o vendedor, não é mais necessário combinar cada entrega individualmente, e isso pode agilizar as suas vendas. Já o comprador deve ter maior garantia de receber o produto ou ser ressarcido em caso de extravio.

Além disso, o Mercado Envios ainda oferecer outros tipos de benefícios para o dono da loja, pois é possível receber o pagamento mais rápido, no prazo de dois a seis dias depois de o cliente receber o pacote, dependendo de reputação do vendedor no marketplace. A seguir, entenda o que é o Mercado Envios e como funciona a modalidade de entrega do Mercado Livre.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o Mercado Envios?

Para o comprador, o Mercado Envios não muda em nada o processo de compra. Já para o vendedor, ele pode gerar uma etiqueta no site do Mercado Livre, com todos os dados da venda e endereço do cliente, colar no pacote e levar o pacote diretamente nos Correios. Assim que a encomenda entrar no sistema da estatal, ambos os participantes do negócio poderão acompanhar o transporte através de um código de rastreio.

Como rastrear produtos enviados pelo Mercado Envios

Logo que o vendedor confirmar uma transação, o Mercado Livre libera a etiqueta para impressão e envio do produto. Este papel já contém o código de rastreio, que será validado assim que entrar no sistema dos Correios.

O código pode ser encontrado também na área de venda ou compra do site, na página correspondente ao negócio finalizado. Ao clicar no link do número, o usuário será levado diretamente para o resultado da pesquisa com os dados do caminho do pacote. Essa informação também pode ser obtida no site oficial dos Correios, digitando o código no campo destinado a isso.

Benefícios do Mercado Envios para o vendedor

De acordo com o site oficial do Mercado Envios, o vendedor terá alguns benefícios se adotar o serviço, como seguro para os pacotes em caso de imprevisto. O lojista também consegue ter a liberação do dinheiro de forma mais rápida, melhora a sua reputação na rede e não precisa se preocupar em calcular cada frete.

O uso de “Frete Grátis” do Mercado Envios, segundo a descrição oficial, também pode aumentar a exposição dos produtos do vendedor, que deve arcar com 50% do valor para despachar a mercadoria. O próprio Mercado Livre fica com a outra parte do gasto.

Veja também: Renda extra na Internet: veja formas de ganhar dinheiro online

Compromissos do vendedor

Por outro lado, para ter todos esses benefícios, o vendedor também deve assumir alguns compromissos com o Mercado Livre e com o cliente, como despachar o produto em apenas 24 horas depois do pagamento. Caso o item seja personalizado, e demore para ficar pronto, o prazo deve estar especificado no anúncio, como indica o print abaixo.

Vantagens para o consumidor

Se o vendedor estiver habilitado no Mercado Envios, ele pode oferecer frete gratuito em compras a partir de R$ 99. Além disso, é possível visualizar o valor do frete na página do produto, sem precisar negociar com o comerciante, isso tende a trazer mais rapidez e transparência à negociação.

Produtos para enviar pelo Mercado Envios

De acordo com a página principal do serviço, o vendedor pode oferecer Mercado Envios em qualquer produto

... que possa ser embalado e transportado pelos Correios. As dimensões do pacote devem ter, no máximo, 200 cm (somando altura, largura e profundidade) e 30 kg. Vale ressaltar que o maior lado da embalagem não pode ter mais do que 70 cm.

Como ativar e desativar o Mercado Envios

O Mercado Envios é ativado por padrão para todos os vendedores qualificados e não pode mais ser desativado como antes. Não há como alterar o anúncio para retirar o serviço, nem mesmo retirá-lo quando está cadastrando um novo produto.

Mercado Livre é seguro? Veja dicas para comprar no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.