Editar no TikTok é fácil, já que o aplicativo tem ferramentas acessíveis de corte, efeitos visuais e sonoros, figurinhas e até um modo de criação para fazer vídeos com fotos e música. As funções podem deixar os vídeos mais personalizáveis e divertidos, e são simples de usar a partir da câmera do aplicativo, com clipes gravados na hora ou salvos no smartphone. Confira, a seguir, cinco dicas de como editar vídeos no TikTok em celulares Android e iPhone (iOS).

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Corte

Cortar vídeos no TikTok é bem simples com um truque rápido. A ferramenta possibilita retirar partes indesejadas do começo ou final de um vídeo. Primeiro, é necessário postar o clipe no perfil e deixá-lo "Privado". Depois, baixe o vídeo na biblioteca do smartphone e abra o clipe no TikTok para fazer uma nova publicação.

Em seguida, toque em "Avançar" para que uma barra surja na parte inferior da tela. Então, é só movimentá-la de um lado para o outro para excluir as cenas indesejadas. Ao final, selecione "Avançar" e escolha a legenda do vídeo para postar no TikTok.

2. Efeitos

Um dos maiores diferenciais do TikTok são os efeitos e filtros do aplicativo. Os efeitos, que ficam na parte inferior do app, divertem os criadores de vídeos com carinhas de animais, acessórios e challenges personalizados. Os filtros estão disponíveis nas categorias "Populares", "Novo", "Divertido", "Edição", "Emoções", "Beleza", "Acessórios" e "RA". O usuário pode salvar os efeitos favoritos para usá-los mais tarde. Alguns filtros, como o "Bling", deixam o vídeo bem diferente com pontos iluminados, enquanto outros como o "Tela Verde" exercem a mesma função que um "Chroma Key" real.

Já os filtros no canto direito da tela corrigem luz, contraste e brilho para melhorar a qualidade da gravação, disfarçando as imperfeições no rosto e adicionando um tema diferente na lente da câmera. Neste caso, as opções estão divididas no tipo de vídeo do usuário, como "Retrato", "Paisagem", "Comida" e "Vibe". A aba à direita ainda fornece o efeito para modificar a velocidade do vídeo e a opção de colocar "Maquiagem".

3. Trilha sonora e efeitos

Usuários podem animar os vídeos do TikTok com trilhas sonoras de diferentes artistas. Os desafios com dublagem são uns dos mais comuns no aplicativo e, para acessar o áudio do post de outro perfil, basta tocar sobre o ícone de disco no canto direito da tela. O usuário consegue, ainda, criar um novo áudio ou adicionar a gravação a um som pronto, editar o volume e colocar efeitos na voz, como o de "Megafone", "Robô" e mais.

Para procurar os sons disponíveis no TikTok, toque sobre o ícone de "+" para produzir um novo vídeo, e selecione a aba "Sons" para acessar as categorias, que vão de "Funk", "Sertanejo", "Beauty", "Dança" até "Games". Também estão disponíveis alguns filtros, como as trilhas "Mais usadas", os "Lançamentos", "Brasil Viral", entre outros. Os sons podem ser salvos na sua biblioteca pessoal, localizada na aba "Favoritos".

4. Texto e stickers

É possível colocar frases e figurinhas nos

... vídeos do TikTok para personalizar ainda mais seus conteúdos no aplicativo. O app ainda oferece a possibilidade de movimentar a mensagem onde quiser e escolher a duração da mensagem no vídeo. Os stickers funcionam de forma parecida, basta escolher o que deseja e inserir no clipe.

As duas ferramentas são muito usadas para fazer challenges e dancinhas no TikTok. Caso queira escrever mensagens em vídeos, basta tocar sobre a ferramenta de "Texto" e escolher entre os tipos de fonte, cores e centralizar o texto. No caso das figurinhas, toque em "Stickers", com o ícone de uma "carinha", escolha a que quiser e cole no vídeo.

5. MV

O TikTok permite fazer vídeos com fotos com a função "MV", localizada na barra inferior de opções da câmera do aplicativo. A ferramenta ainda permite escolher a trilha sonora para acompanhar o "slideshow", além de adicionar filtros e a legenda que preferir.

O recurso "MV" oferece 27 filtros, como o efeito "Chuva", que coloca gotas d'água e desfoque sobre as fotos, e "Capa de revista", que põe as imagens com manchetes e frases. Além disso, um dos efeitos que bombou na rede social é o de "Retrospectiva", que acompanha a evolução de vida com fotos da infância até o tempo atual.

Tecla pause não funciona; o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.