Alguns recursos nativos do Android e do iPhone (iOS) podem ajudar os usuários que acumulam fotos no celular a organizar esses arquivos. As galerias permitem, por exemplo, esconder imagens indesejadas sem apagá-las definitivamente, criar álbuns de memórias de um momento específico, usar filtros de pesquisa para encontrar fotos com facilidade e até marcar fotografias como favoritas para deixá-las em destaque. Confira, a seguir, seis dicas listadas pelo TechTudo para organizar fotos no celular com recursos simples.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Separar fotos em álbuns

Separar as fotos em álbuns é o primeiro passo para deixar a galeria organizada. Você pode agrupar imagens de uma viagem ou de uma festa em um único local, por exemplo, facilitando a identificação desses arquivos e evitando que fiquem misturadas a outros eventos no rolo da câmera. No iPhone, é possível criar quantos álbuns desejar, tocando no ícone de “+” localizado no canto superior esquerdo da tela. Além disso, o iOS permite criar pastas para reunir vários álbuns separados. Desta forma, você pode segmentar ainda mais a organização.

O Google Fotos também possui a opção de criar álbuns. Para isso, basta abrir a aba “Biblioteca” e selecionar “Novo Álbum”. É possível dar um nome ao álbum, assim como determinar a localização em que as fotos foram capturadas. Tanto no Android quanto no iOS ainda é possível criar álbuns compartilhados com outras pessoas.

2. Ocultar fotos no celular

O iPhone e o Android permitem ocultar as fotos da galeria principal do celular, fazendo com que elas fiquem “escondidas”, sem removê-las definitivamente do aparelho. O recurso é útil para reduzir a quantidade de imagens acumuladas, mas também evita que outras pessoas tenham acesso a fotos íntimas quando estiverem em posse do celular.

Para esconder fotos no Android, o usuário deve marcar os itens desejados e selecionar a opção “Mover para o Arquivo”. Depois, basta acessar a pasta “Arquivo” para encontrar as imagens. Para ocultar fotos no iPhone, basta selecionar os arquivos desejados, tocar no ícone de compartilhamento e selecionar “Ocultar”. As imagens poderão ser encontradas posteriormente no álbum “Itens Ocultos”.

3. Fazer backup das fotos e apagá-las do celular

Outra forma de limpar a galeria do celular é optar por fazer backup automático das fotos. Desta forma, as imagens passam a ser armazenadas diretamente na nuvem, deixando a galeria limpa e economizando espaço na memória do aparelho. Essa alternativa também permite que o usuário encontre todas as imagens em aparelhos diferentes, caso utilize mais de um telefone, além de deixar os arquivos seguros em caso de perda ou roubo do celular.

O backup automático de fotos do iPhone no iCloud pode ser ativado na seção de fotos dentro dos Ajustes do sistema. Já no Android, a opção está disponível nas configurações de backup e sincronização dentro do Google Fotos.

4. Marcar fotos como favoritas na galeria

Marcar fotos como favoritas é uma maneira de encontrar as melhores imagens com facilidade em um álbum exclusivo. No iPhone, basta tocar no ícone de coração para sinalizar o arquivo como favorito. No Google Fotos, é preciso selecionar o ícone de estrela. Os dois sistemas possuem um álbum chamado “Favoritos” na tela principal da galeria que reúne esses arquivos para acesso rápido.

5. Usar filtros de pesquisa para encontrar fotos

O iPhone organiza as fotos capturadas na câmera de acordo com a localização e data em que foram tiradas.

... Além disso, o sistema identifica automaticamente elementos recorrentes nas fotos, como animais, lugares, comida e rostos de pessoas que aparecem frequentemente nas imagens, criando pastas que agrupam esses arquivos. Esses álbuns de fotos ficam disponíveis na tela inicial do rolo da câmera, mas também é possível usar a ferramenta de busca para encontrar esses arquivos com rapidez. Ao pesquisar por “praia”, por exemplo, o iOS exibirá todas as fotografias encontradas neste ambiente.

No Google Fotos, o sistema de identificação é semelhante, e também organiza as imagens de acordo com a localização e data. Além disso, o serviço também oferece pastas criadas automaticamente com imagens de elementos recorrentes, como céu, festas, paisagens, carros, reconhecimento facial de pessoas e até datas comemorativas, como Natal e casamentos. A ferramenta de busca também permite localizar imagens específicas usando essas palavras-chave.

6. Apagar imagens desnecessárias

Imagens recebidas em mensageiros como o WhatsApp podem lotar a galeria do celular, ocupando espaço na memória com imagens muitas vezes desnecessárias, como memes e fotos repetidas. No entanto, é possível desativar o download automático, determinando que o aplicativo não armazene fotos no aparelho, evitando um excesso no armazenamento de documentos.

Para desativar o download automático de fotos do WhatsApp no Android, abra as configurações do mensageiro, acesse “Uso de Dados e armazenamento” e desative a opção “Download automático”. Já no iPhone, acesse os Ajustes do WhatsApp, vá em “Conversas” e desabilite a opção “Salvar no Rolo da Câmera”.

Como recuperar fotos apagadas no Android? Descubra no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.