O Windows 10 é um sistema operacional bastante completo e que traz uma série de recursos e funcionalidades úteis, mas que podem passar despercebidas. O sistema da Microsoft possibilita fazer chamadas telefônicas do seu celular, personalizar o Prompt de Comando, usar reconhecimento de fala para não precisar digitar, melhorar a busca interna de dados do Windows 10, ou mesmo usar um histórico da área de transferência que lista tudo que você copia e cola no sistema operacional.

Algumas dessas funções estão ativas por padrão, já outras, como reconhecimento de fala ou histórico da área de transferência, precisam ser habilitadas manualmente pelo usuário. Abaixo, você conhece esses e outros recursos e aprende como usá-los no seu computador.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Atender ligações do celular

O Windows 10 permite que você utilize recursos do seu celular no computador. Entre as várias opções, está a possibilidade de realizar chamadas telefônicas usando o PC: dessa forma, você pode ligar para quem quiser, usando um fone de ouvido com microfone no computador, sem precisar tirar o celular do bolso.

Para ter acesso ao recurso, você precisa vincular o seu smartphone com o app Seu Telefone do Windows 10. Com o aplicativo aberto, selecione “Chamadas” no menu esquerdo: você precisará autorizar o recurso no celular no primeiro uso, mas daí em diante poderá realizar ligações sem complicação direto do PC.

Girar a tela de cabeça para baixo

Comum em pegadinhas, esse recurso permite que você redefina a orientação da tela do computador a partir de 90°: a ideia é que você possa ajustar a tela do Windows aos seus monitores de acordo com o uso. Programadores, por exemplo, costumam deixar monitores na vertical para que mais código caiba na tela, aumentando a produtividade na hora de programar.

Para fazer isso, há duas formas. Pelo teclado, usando CTRL + ALT e as setas de direção, movendo a tela de acordo com a sua necessidade. Outra opção é por meio das “Configurações” do Windows 10: em “Sistema”, acesse “Vídeo” e encontre as opções de “Orientação de tela”.

Parar de digitar e começar a ditar

O Windows 10 oferece tecnologias de reconhecimento de fala que possibilitam ao usuário ditar texto para pesquisas, mensagens, documentos no Word ou mesmo e-mails. A ferramenta usa o microfone ligado ao seu computador (ou embutido, no caso de alguns laptops) e tem boa precisão na hora de reconhecer texto: a única deficiência do recurso é a pontuação, que você terá de fazer manualmente.

Para acessar o reconhecimento de fala é só usar o atalho tecla Windows + H em qualquer parte do sistema: a barra superior mostra o texto formado pelo recurso enquanto você fala. Para encerrar o ditado, é só dizer “encerrar ditado”, ou fechar o recurso.

Melhorar a performance das buscas do Windows

O sistema de buscas internas do Windows 10 é bastante robusto e permite que o usuário realize personalizações, seja para atingir mais performance, evitando que o processo de indexação de informações deixe o PC lento; seja para garantir buscas mais precisas, garantindo que o Windows 10 tenha acesso a tudo na hora de fazer pesquisar.

Para mexer nas configurações, acesse a opção “Pesquisa” dentro do app de “Configurações” e escolha “Pesquisando no Windows”. Escolhendo “Clássico”, o sistema de indexação de dados não vai pesar tanto, mas você terá acesso a dados apenas da área de trabalho e das bibliotecas (Documentos, Imagens, Vídeos e etc) do Windows 10. Em “Avançado”, você poderá buscar em todas as pastas, mas a performance do seu computador pode sofrer um pouco

... – especialmente em máquinas sem SSDs.

Personalizar o prompt

O Prompt de Comando é uma ferramenta útil para quem precisa rodar aplicações sem interface gráfica, ou que precisa de acesso a comandos internos do Windows. Ainda que simples, o app oferece alguns recursos de personalização: você pode mudar as dimensões da janela, definir uma cor de fundo diferente do preto padrão e até alterar fontes e tamanho de texto.

Para fazer tudo isso, abra o Prompt de Comando (busque por “cmd” na pesquisa do Windows 10) e depois o aplicativo. Selecione o ícone localizado na barra superior e escolha a opção “Propriedades” no menu que será aberto. Na nova janela, você pode encontrar todas as opções de personalização do antigo terminal de comandos da Microsoft.

Histórico da área de transferência

O Windows 10 conta com um recurso que constrói um histórico da sua área de transferência, permitindo que você acesse itens mesmo depois de algum tempo para colá-los: texto, imagens, arquivos, o que você tiver copiado ou recortado no sistema vai parar lá.

Para usar a ferramenta, você precisa ativá-la. Abra as “Configurações” do Windows 10 e, em “Sistema”, encontre “Área de Transferência”. Ative a opção “Histórico da área de transferência” e, a partir de agora, sempre que você acessar o histórico com a Tecla Windows + V terá acesso a tudo que você copiou e colou no computador.

Como baixar o WinRAR no Windows 10? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.