F1 2020 é novo jogo da categoria de automobilismo mais famosa do mundo. Como novidade, o game da Codemasters disponível para PlayStation 4 (PS4), Xbox One e PC traz o modo My Team (Minha Equipe), que promete ser o grande diferencial da franquia entre os últimos lançamentos. Apesar do interessante modo inédito, o título segue com alguns problemas já vistos em jogos anteriores. A jogabilidade e os gráficos, apesar de bons, parecem ter atingido o ápice para a atual geração de consoles. Confira o review completo com os prós e os contras do Fórmula 1 2020.

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My Team: a novidade que todo mundo pedia

Depois de vários anos tendo o modo Carreira como seu carro-chefe, F1 2020 muda seu foco e traz como principal atração o modo Minha Equipe. Nele, o jogador é dono e piloto (ao mesmo tempo) de uma nova equipe no mundo da Fórmula 1.

É possível personalizar logo, cores, pintura, macacão, capacetes e mais. O ponto negativo são as poucas opções de desenhos para a pintura dos carros. Não há um modo livre de criação dos desenhos, tendo apenas poucos pré-setados. Como consequência, não há possibilidade de baixar pinturas customizadas como na franquia Need For Speed, por exemplo.

A personalização do piloto é bem variada e conta com mulheres também. Há uma gama de nomes para que a narração fale o nome do piloto, o que ajuda bastante na imersão. Um ponto bem explorado é que os números já usados por pilotos da F1 estão indisponíveis. Por exemplo: não é possível escolher o #44 pois é usado por Lewis Hamilton.

Para começar, é necessário escolher um patrocínio master que fornece dinheiro inicial, semanal e mais bônus por objetivo cumprido ao final da temporada. A grana é usada para escolher qual motor utilizar e para a contratação do segundo piloto que vem da GP 2.

O modo é bem desafiador, já que a equipe novata começa com o pior carro do grid e o caminho para evoluir é bem longo. Os upgrades demoram um certo tempo para serem instalados e sempre há chance de dar erro no processo. Para minimizar as probabilidades de falha, é necessário aumentar a moral do setor responsável por meio de elogios nas entrevistas ou em atividades durante o tempo livre na semana.

São quatro setores separados de upgrades para o carro: Durabilidade, Chassi, Motor e Aerodinâmica. Além deles, há outros dois setores: um que melhora números do segundo piloto, e o de Marketing, que ajuda na captação de dinheiro e fama.

Toda aquela repetição mais uma vez (inclusive de problemas)

As novidades meio que param por aí. Na sequência, o modo se assemelha com o Modo Carreira do F1 2019 e do próprio 2020. Tudo fica praticamente igual: as telas, os upgrades, as entrevistas, etc. Aliás, as entrevistas e dublagens seguem sendo os grandes problemas do Fórmula 1.

As perguntas são as mesmas de sempre e ficam chatas de tão repetitivas. A dublagem da repórter chega a ser cômica de tão ruim. Há uma falta de sincronia gigante: diversas vezes o avatar já parou de perguntar e a voz da pergunta segue saindo (às vezes até a câmera já cortou para o lado). O único lip sync bem feito é quando a repórter fala correndo “obrigado pelo seu tempo”.

Os problemas na narração seguem iguais também. O nome do narrador é dublado para Machado, mas a legenda segue lhe chamando de Crofty. Além disso, o nome dos pilotos na apresentação do grid de largada parecem lidos no Google Tradutor. Falta continuidade e há uma diferença gritante nos tons de voz, parecendo até que há uns cinco ou seis narradores diferentes.

O exemplo mais forte é do piloto Charles Leclerc, da Ferrari. Se em alguma sessão de treino o monegasco ficar em terceiro, prepare os seus ouvidos pois o narrador vai gritar

... “e CHARLES LECLERC”. Sério, o caps lock é muito pouco para fazer jus ao grito do anunciante. O lado positivo é que a narração do nome do jogador entra perfeitamente nesse enredo, já que tudo parece jogado aleatoriamente no Google Translate.

Há negociações de pilotos e patrocinadores também. Tudo muito básico e novamente repetitivo após poucas jogatinas.

O Modo Carreira mais do mesmo

Se você jogou primeiro o modo My Team, provavelmente não vai querer jogar o Modo Carreira. A não ser que o jogador queira fazer parte de um equipe de F1 como Mercedes, Ferrari e etc, não há nenhum diferencial do Minha Equipe para cá.

O interessante é jogar um campeonato de F2 antes de entrar para a F1, mas isso já era possível no 2019 – o game anterior ainda tinha o plus da historinha, que foi retirada no 2020. Então, caso queira algo diferente, é possível jogar até 12 corridas de F2 e parar quando subir para a Fórmula 1.

Os desafios e outros modos

O que garante a vida um pouco mais útil do F1 2020 são seus vários outros modos. Apesar de curtos, eles trazem uma dinâmica diferente e apostam principalmente no saudosismo. Há uma série de desafios que podem ser feitos por meio do menu ou durante a jornada do My Team.

É possível jogar campeonato com diversos carros clássicos. Desde Mclaren bem antiga até Renault e Red Bull Racing mais recentes. O showroon segue no game com aquela área muito bem apresentada onde dá para ver detalhes e histórias desses carros mais clássicos.

O online também traz várias opções de corridas. Há também uma aba de eSports, que, apesar de abrir aba em navegador fora do jogo, traz atualizações sobre o cenário competitivo do F1 2020, além de calendários de coisas do tipo.

Outro ponto interessante é a volta do multiplayer local. Agora é possível jogar com um amigo no modo tela dividida – algo muito pedido pelos fãs há um bom tempo.

O gráfico bom, mas que chegou ao limite

Na questão gráfica, o F1 sofre do mesmo problema que jogos anuais, como Fifa, NBA 2K, etc. É comum ver comentários na Internet que dizem ser absurdo esses jogos custarem mais de R$ 200 e virem apenas como “atualizações de transferências”.

E é basicamente isso mesmo. Os jogos anuais têm esse problema de pouco espaço para evoluções gráficas, principalmente pela atual geração de consoles (PS4 e Xbox One) estar trabalhando no seu máximo. Mesmo com PlayStation 4 Pro e Xbox One X, as máquinas não têm mais capacidade para grandes melhorias que saltem aos olhos.

A dificuldade no ponto certo

Talvez o F1 seja um dos melhores jogos no quesito de balancear a dificuldade. Não há modo “fácil”, “normal”, “difícil” e etc. Há um slide já conhecido de games anteriores que varia de 0 a 110. Ou seja, tem dificuldade para todos os níveis e todo mundo pode achar aquela que considerar ideal.

Claro que isso impacta no modo Minha Equipe. Por exemplo, se o slide estiver no 10, mesmo com a equipe iniciante, você vai colocar mais de 30 segundos em uma Mercedes facilmente durante a corrida. Mas esse poder de dificuldade estar nas mãos do jogador é um ponto extremamente positivo.

Até porque o jogo é totalmente diferente se jogado no controle normal ou em volante. Caso esteja no joystick, é aconselhável fazer os programas de treino livre em dificuldades baixas e deixar as altas para a qualificação e corrida. Isso porque os pontos para aprimorar o carro podem ser trabalhosos: conseguir a tarefa de economizar pneus em dificuldades altas é quase impossível no controle comum.

Porém, o jogador deve ficar atento pois só dá para mudar a dificuldade durante a tela de carregamento após algumas sessão de treino livre. Quando a tela estiver carregando aperte rápido o Start para trocar a dificuldade. O ideal é concluir os desafios nos dois primeiros treinos livres em dificuldade zero e aumentar para a sua de preferência no treino livre 3 ou qualificação. Assim, você consegue recursos facilmente e tem uma corrida equilibrada no seu nível de dificuldade.

Conclusão

F1 2020 segue a linha dos demais como um grande jogo da maior categoria de automobilismo do mundo. O game traz a novidade do modo Minha Equipe (My Team) como seu principal atrativo. Mas para quem tem o F1 2019 e não é fã aficionado, talvez não valha o preço – principalmente nos consoles.

Como dito anteriormente, o F1 sofre dos problemas de Fifa e NBA 2K por ser um lançamento anual e por já ter atingido o máximo de patamar gráfico nos consoles atuais. Apesar do F1 2020 ser o melhor Fórmula 1 lançado até hoje, seu diferencial pode não ser o suficiente para justificar o investimento.

Sem considerar o fato de ser anual, F1 2020 é sim um belo jogo. O maior problema é carregar os erros dos antigos e oferecer poucas novidades – embora o modo Minha Equipe seja um avanço. Compra certa para os fãs de Fórmula 1, mas para quem só deseja jogar um jogo de corrida, talvez seja melhor esperar promoções especiais.

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