O interior do PlayStation 5 (PS5) foi revelado pela Sony, nesta quarta-feira (7). O vídeo no YouTube exibe o passo a passo para se desmontar o console, embora a empresa seja clara em não recomendar que usuários comuns façam isso em casa. Entre os destaques, o conteúdo mostra como instalar um SSD extra e como remover a base para usar o videogame na horizontal.

Além disso, o material apresenta o sistema de refrigeração que, confirmando rumores, usa metal líquido como interface entre processador e dissipador de calor para operação mais silenciosa e mais eficiente do ponto de vista térmico. A novidade promete tornar o aparelho mais silencioso do que os PS4 e PS4 Pro, que recebiam reclamações pelo “barulho de turbina” ao rodar jogos pesados.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O vídeo tem pouco mais de sete minutos de duração. O conteúdo ressalta que ir até o fim na desmontagem do console em casa viola a garantia contra defeitos de fabricação, além de colocar o usuário em risco de descargas elétricas.

Entretanto, o processo de remover as placas plásticas brancas que envolvem o PS5 não compromete a garantia e pode ser realizado para limpeza de dois dutos coletores de poeira. O vídeo exibe os dois pontos e indica que você pode aspirar o acúmulo natural de partículas e sujeira naqueles locais para garantir maior eficiência na refrigeração do aparelho com o passar do tempo.

Remover essas placas também é necessário para ter acesso ao slot M2 em um compartimento reservado para a instalação de um SSD PCIe 4.0 extra como forma de aumentar a capacidade de armazenamento. O PS5 vem de fábrica com 825 GB de capacidade em um SSD que, soldado na placa-mãe, não pode ser removido pelo usuário.

Depois desse ponto, prosseguir na desmontagem envolve romper lacres de segurança e violar a garantia, medidas necessárias para ter acesso à placa-mãe do console.

Refrigeração com metal líquido

Uma patente da Sony já antecipava o design que, segundo o vídeo, levou dois anos para ser desenvolvido. O PS5 usa um composto de metal líquido como interface que liga a superfície do processador ao dissipador de calor.

Como o metal é um ótimo condutor de calor, o processador do PS5 promete ser bastante eficiente na troca de temperatura com o sistema de refrigeração. Isso deve tornar o aparelho muito mais silencioso do que os PS4 e PS4 Pro, famosos pelo “barulho de turbina” ao rodar jogos pesados.

... iv>

Youtubers japoneses, que tiveram acesso ao PS5 nos últimos dias, afirmam que o console é bastante silencioso e não parece esquentar tanto durante o uso. Por isso, tudo indica que as velhas queixas em torno do PS4 barulhento foram levadas em consideração pela Sony.

Via YouTube

Alguma previsão para o PS5 no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.