Disponível em alguns smartphones da Motorola, como o Moto G e o Moto E, o recurso de TV digital permite sintonizar os canais locais, usando o mesmo sinal digital das TVs. Com isso, é possível assistir e até gravar programas e filmes. Confira como utilizar o recurso e dominar a TV digital no seu celular.

Conheça as versões dos novos Moto G e Moto E, os baratinhos da Motorola

Aprenda a usar TV digital no Moto G e Moto E (Foto: TechTudo / Dario Coutinho)

Observação: a TV digital funciona apenas em aparelhos com decodificador digital embutido. Ou seja, não adianta baixar algum aplicativo que promete TV móvel e conectar a antena em um aparelho sem decodificador, pois não vai funcionar. Vale lembrar também que a TV digital não usa a internet do celular.

Passo 1. O primeiro passo é conectar a antena que acompanha o aparelho. A antena ajuda a melhorar o sinal, mas não é ela que o decodifica, também é possível utilizar a TV digital sem antena, mas é preciso estar atento: a imagem pode apresentar falhas.

Conecta a Antena que acompanha os modelos do DTV para melhorar o sinal (Foto: TechTudo / Dario Coutinho)

Passo 2. Abra o aplicativo “TV Móvel”. Ao abri-lo pela primeira vez, ele irá sintonizar os canais automaticamente. Irá surgir algumas opções de estatísticas que são opcionais, apenas toque em “OK” para prosseguir.

Ao iniciar o app da TV Móvel pela primeira vez, ele irá sintonizar os canais (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 3. Ao sintonizar os canais, o aplicativo irá abrir o primeiro deles. Ao tocar na tela, é possível cessar opções como troca de canal, favoritos e até a opção de gravar vídeos da programação. Confira a interface do aplicativo.

Interface simples e de usar tem ícones no topo da tela (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 4. Tocando nos três pontos na parte superior direita da tela, o usuário acessa um menu de opções com “Programação”, “Arquivos Salvos” e “Configurações”.

Tocando nos três pontos, você acessa outras configurações (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Passo 5. Em “Programação”, o usuário confere o programa exibido e os que serão exibidos em cada canal. Essa informação pode não aparecer, dependendo do sinal. A opção “Arquivos Salvos”, mostra os programas gravados e o modo “Configurações” permite acessar uma série de opções extras. As configurações pe

... rmitem ativar as legendas, escolher o enquadramento da tela, brilho, áudio, definir classificação indicativa e muito mais.
Opções extras permitem ajustar brilho, legendas, aspecto da imagem e muito mais (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Modos Dormir e Limite da Bateria

O aplicativo de TV Digital para Moto G e Moto E, possui dois modos para economia de Bateria. Para ativá-los basta acessar o menu dos três pontos e em seguida tocar em “Configurações”.

Modo Dormir desativa a TV digital depois de um periódo (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

O modo dormir, estipula um limite de tempo para o smartphone desligar a TV Digital. Já o modo “Limite de Bateria”, desliga a TV Digital quando a bateria do aparelho atinge o limite determinado pelo usuário.

Como gravar programas, filmes e seriados no Moto G ou Moto E

É possível gravar toda a programação da TV Digital tanto no Moto G, como no Moto E. Para isso basta tocar na tela com um canal sintonizado e tocar no símbolo vermelho no canto superior esquerdo da tela. A gravação começa imediatamente e será exibido um texto com “Gravando…”. Para parar a gravar, basta tocar no ícone novamente.

Aplicativo TV Móvel presente no Moto G e Moto E com DTV permite até mesmo gravar a programação (Foto: Reprodução / Dario Coutinho)

Os arquivos ficarão disponíveis na “Galeria” no formato MP4 e podem ser acessados e compartilhados por outros aplicativos. Contudo, ao iniciar uma gravação, não é possível mudar de canal.

O Moto G é bom? Dê sua opinião no Fórum TechTudo

 



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.