Se comunicar por emojis com amigos na Internet é tão comum que as carinhas já são uma segunda língua, mas seus significados podem confundir usuários às vezes. Os emojis de Lua, por exemplo, acabaram ganhando uma conotação diferente da original, e algumas combinações de emoji que fazem sucesso nas redes podem acabar deixando usuários do TikTok e Twitter confusos.

Na lista abaixo, o TechTudo traz seis momentos em que emojis confundiram usuários na Internet por conta de seus significados. Veja, a seguir, como surgiram algumas combinações de emojis que ficaram famosas e o que eles realmente querem dizer.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. ????????????

A origem da combinação de emojis olho-boca-olho não é bem conhecida, mas o significado seria algo como "isso é o que é" ou "as coisas são como são". O conjunto de figuras ganhou popularidade no TikTok em 2019 e, segundo reportagem do site Independent, acredita-se que os emojis juntos tenham começado a se espalhar na rede social a partir de comentários em um vídeo em que uma mulher dizia que "as pessoas devem parar de colocar a culpa de seus problemas no Twitter, nos homens negros e na sociedade".

O site Know Your Meme, conhecido por desvendar significados de memes da Internet, credita o primeiro uso da combinação de emojis à conta @mily2502, que fez um post com um trecho de uma música do Backstreet Boys seguido dos emojis. Em junho, uma conta no Twitter com o nome @itiseyemoutheye ("isso é olho boca olho", em tradução livre) foi lançada, junto a um site que tinha em seu domínio a mesma combinação de emojis.

Ambos promoviam um serviço "misterioso" até que, no final do mês, revelou-se o significado da combinação dos emojis no Twitter e o que a conta @itiseyemoutheye promovia: uma iniciativa que visa recolher doações para causas de justiça racial. Na prática, o desenho é usado nas redes para indicar algo como "atento" ou "observando", com significado parecido com o emoji de olhinhos ????.

2. ????????

A combinação de emojis com dois dedos apontando entre si surgiu no TikTok e logo tomou conta do Twitter em forma de meme. Alguns usuários do microblog ficaram confusos com o uso dos emojis juntos, o que gerou dúvidas a respeito de seu significado. Na verdade, os dois emojis normalmente vêm acompanhados de hashtags como "#imshy", que querem dizer, literalmente, "sou tímido".

Os emojis ainda podem ser combinados com outras carinhas, como olhos arregalados e brilhantes ou emojis com olhos fechados. Os dedinhos juntos podem indicar ações como a de tocar a ponta dos dedos ou girá-los em uma situação de desconforto ou timidez.

3. Luas no WhatsApp

Os emojis que representam as fases da Lua não são bem compreendidos por usuários do WhatsApp, que nem sempre entendem o significado das carinhas. Usuários do mensageiro costumam atribuir um duplo sentido para os emojis de Lua com face humana. Normalmente, as Luas branca e negra sorrindo são enviadas para indicar um conteúdo sugestivo, e também há correntes no WhatsApp que atribuem significados com conotação sexual para cada um dos emojis com as fases da Lua.

4. Corações de diferentes cores

Os corações, com suas diferentes cores e acessórios, confundem muitos usuários por aí. O significado do emoji parece variar um pouco de acordo com a cor usada, indicando sentimentos diferentes, como amor puro, amizade ou desejo.

O coração branco, por exemplo, indica um amor puro. O vermelho representa a paixão, o a

... mor verdadeiro. O roxo, representa a compaixão e a riqueza. O azul, a paz e a confiança. O verde já faz referência a um coração ciumento. No WhatsApp, o coração verde também pode ser utilizado para expressar amizade e tentativa de reconciliação.

O coração laranja indica conforto e cuidado, e o amarelo, a felicidade. Também há outras variações do emoji, como o coração rosa enrolado com um laço, como se você estivesse o dando de presente para alguém. Tem, ainda, o coração com uma flecha, que mostra uma nova paixão, e os dois corações, um ao lado do outro, que indicam que há romance no ar.

5. Desafios de emoji no WhatsApp

Os desafios de WhatsApp ficaram famosos há um tempo, e eles basicamente consistem em uma brincadeira em que uma série de emojis descreve o nome de um filme, série ou música. A combinação de emojis representa uma frase completa ou o título de uma obra sem utilizar nenhuma palavra, o que torna a brincadeira divertida.

Como o desafio se baseia na interpretação dos usuários aos significados atribuídos aos emojis, muitos acabam confusos com o jogo de WhatsApp. A lista é extensa, e há combinações de emojis que descrevem filmes, novelas, séries da Netflix, capitais do país e, até mesmo, times de futebol.

6. Emojis de duplo sentido

Os emojis de duplo sentido sempre confundiram bastante a Internet, que atribuiu significados dúbios a mais de 25 carinhas diferentes. Dentre eles estão alguns emojis de frutas e vegetais, carinhas com a Lua e fogos de artifício — todos eles com alguma conotação sexual. Para cada um foi atribuído um novo sentido, e os emojis de berinjela e banana, por exemplo, passaram a representar o órgão sexual masculino. Já o desenho do pêssego seria um bumbum.

A conotação sexual dos emojis é tão forte que mesmo o Instagram anunciou que vai começar a banir comentários que utilizam estas combinações de emojis para indicar "propostas implícitas ou indiretas de solicitação sexual" na plataforma.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.