Filtros que modificam o rosto estão cada vez mais populares nas redes sociais. O efeito de ficar velho ou o que "muda o gênero", por exemplo, ficaram bastante populares com o FaceApp, aplicativo de montagem de fotos que gerou debates sobre privacidade e segurança dos dados de usuários. O filtro de sorriso do TikTok também se popularizou e viralizou com memes, assim como o efeito do Snapchat que permite trocar de rosto.

Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco opções de aplicativos para mudar o rosto com filtros divertidos. Todos os apps estão disponíveis para Android e iPhone (iOS) e podem ser encontrados nas respectivas lojas virtuais.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Reface

O Reface é um aplicativo que permite modificar o rosto de um personagem famoso de um GIF para colocar o seu no lugar. A plataforma oferece vários vídeos animados com celebridades, com personagens de seriados como Friends e Game of Thrones, filmes da Marvel, DC e grandes sucessos como Senhor dos Anéis e Star Wars, por exemplo. A ferramenta é interessante, já que coloca rosto em vídeo a partir de uma selfie e troca a face de um personagem em movimento pela sua. O app, no entanto, tem muitos anúncios e, por conta do movimento dos rostos das celebridades, nem todas as edições ficam boas.

2. FaceSwap

O FaceSwap permite fazer montagem de fotos ao trocar rostos de maneira similar ao filtro do Snapchat, que ficou bastante popular por gerar resultados cômicos. Pelo app, você pode selecionar duas fotos de parentes, amigos ou de celebridades para modificar a face das duas pessoas. A ferramenta ainda permite aproximar ou afastar a imagem recortada para encaixá-la no rosto desejado e modificar a tonalidade da pele, deixando a edição um pouco mais realista. No entanto, o resultado da montagem não é dos melhores e, na verdade, ele chama atenção justamente por não ser bem feito, o que traz um resultado bastante curioso e engraçado.

3. FaceApp

O FaceApp bombou em 2017, permitindo que usuários se vissem com filtros de criança e de idoso. O app fez bastante sucesso porque as edições são realmente convincentes e realistas. Vários artistas e personalidades famosas compartilharam suas fotos feitas pelo aplicativo, que voltou a ficar popular novamente em 2020 com o filtro para trocar de gênero e acendeu debates acerca dos termos de uso e de privacidade e do suposto roubo de dados de usuários. Segundo especialistas, os termos de uso são "vagos" e não oferecem proteção ao usuário, portanto, antes de usar o FaceApp é aconselhável verificar as condições de serviço com cuidado.

4. Snapchat

O filtro do Snapchat permite fazer montagens de fotos ao trocar o rosto com um amigo e viralizou nas redes sociais por gerar resultados cômicos. Teve quem decidiu mudar de rosto com bebês, bonecas e pets, tornando a brincadeira com o filtro bastante engraçada. A função está disponível na rede social na área "Lenses" e o efeito consegue detectar o rosto de fotos e de brinquedos. Para utilizá-lo, basta posicionar as duas faces ao redor dos círculos pontilhados para que o app possa &quo

... t;trocar" os rostos.

5. TikTok

O filtro de sorriso do TikTok fez bastante sucesso pelo resultado realista do efeito, que ficou popular principalmente na função de stories do Instagram. Com o sorriso falso e padronizado, a brincadeira viralizou nas redes sociais com memes de bebês sorrindo, o que fez o filtro ficar ainda mais engraçado. Para utilizar, é necessário procurá-lo no TikTok, publicar o vídeo na plataforma e depois compartilhar no Instagram.

Filtros do Instagram não aparecem? Veja como resolver no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.