Tudo começou em 2017, com o HackPUC, um dos primeiros hackathons universitários oficiais do país, realizado no Rio de Janeiro. O evento anual ganhou outro nome, HACKTUDO, e ficou maior – em 2019, recebeu mais de 15 mil pessoas.

Manteve a proposta: navegar nas tendências da tecnologia, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo, através da realização de múltiplas atividades culturais e de entretenimento, como Hackathon, Conference, Maker, Drones, Lab, Expo e o Hack Delas.

E permaneceu inovador: em 2020, sua quarta edição, será realizada de 16 a 25 de outubro, com formato 100% virtual e gratuito no portal do evento.

Assista aqui ao teaser de divulgação

O HACKTUDO é, em outras palavras, um grande encontro focado em ensinar, engajar e integrar pessoas de todas as idades a respeito das novidades do mundo digital e da tecnologia, incluindo empreendedores, profissionais e executivos do mercado de comunicação, tecnologia e inovação de grandes empresas nacionais e internacionais.

Clique para assistir ao teaser do Hackathon

Conference e Expo

Entre os eventos que compõem o festival de cultura digital, um deles reúne executivos C-Level, gerentes e coordenadores de grandes empresas e startups reconhecidas no mercado, que a cada edição mostram visões disruptivas do mundo para discutir ideias e produtos que já mudaram ou que irão mudar nossas vidas e negócios através da tecnologia.

Trata-se do Conference, assinado pela Clear Corretora e apresentado por Ronaldo Lemos, advogado e pesquisador brasileiro, professor visitante da Universidade Columbia, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e um dos 20 membros inaugurais do Conselho de Supervisão do Facebook.

A conferência tem a curadoria de André Simões, founder e CTO da Passei Direto S.A. e empreendedor Endeavor. Entre os convidados estão Rodrigo Orofino, SSE na OLX, Sergio Ciglione, Head de Digital da TIM, e Gustavo Debs, VP of Culture and People na Zup, além de Matilde Freitas, CTO no BNY Mellon, e Mariana Thaisen, Diretora de Sistemas na Golden Goal. Veja aqui o teaser do Conference.

Outro evento que forma o festival, o Expo, é agora digital e virtual. Apresentará obras do artista plástico recifense Jota Azevedo, cuja composição artística é fruto da utilização de resíduos eletrônicos e matéria prima reciclável.

Apresentado por BNY Mellon, a Expo inclui duas exposições virtuais do artista, sendo uma delas chamada “O Poder da Inovação”, com quadros pintados e montados (com resíduos eletrônicos) dos principais nomes da história da tecnologia e da inovação, como Albert Einstein e Bill Gates.

A outra exposição do artista é “ExpoRobô”, com esculturas robóticas em torno das quais o público poderá navegar em 360 graus. Além disso, o festival produzirá um minidocumentário sobre o trabalho do artista, que cobrirá parte do processo de making-off das exposições.

Assita aqui ao teaser da Expo

Maker e LAB

Já a Liberty Seguros assinará o Maker, um espaço dedicado para uma feira on-line de projetos criativos e invenções, no estilo faça-você-mesmo. O público poderá interagir e conhecer variações da cultura maker de diversos segmentos: tecnologia, robótica, design, engenharia, impressão 3D.

Uma parceria inédita para essa atividade foi firmada com o Nav Digital, iniciativa do Nave à Vela, uma plataforma on-line com atividades maker para alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental realizarem em casa.

Já o LAB, o laboratório criativo de oficinas virtuais do Hacktudo, é assinado pela Escola Parque. A instituição, que aborda práticas de ensino inovadoras, trará para a programação do festival oficinas que poderão ser assistidas e exe

... cutadas in real-time. Com vídeos, fotos e passo-a-passo, as oficinas serão disponibilizas no portal do projeto, e abordarão conteúdos para diversas faixas-etárias.

O youtuber Victor Lamoglia fará parte da programação da atividade e produzirá dois vídeos-oficinas para que os jovens aprendam a customizar um Óculos VR e um carrinho, no estilo de ToyMakeover. Clique aqui para assistir à vídeo-chamada dele.

Drones e Hack Delas

Tradicional no evento, em 2019 a corrida de drones reuniu 15 competidores e um circuito inédito de 600 metros quadrados. Desta vez, a competição vai dar origem a uma websérie, com episódios que cobrirão uma corrida de drones, com pilotos profissionais do eixo Rio-São Paulo. A atração, assinada pela Dataprev, montará um trajeto físico que irá percorrer a Cidade das Artes, na Barra da Tijuca.

Seguindo o 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o festival contará mais um ano com o Hack Delas, atração assinada por Liberty Seguros e voltada ao incentivo da igualdade de gênero.

Com curadoria do coletivo Minas Programam, iniciativa voltada a desafiar os estereótipos de gênero e de raça que influenciam na relação com as áreas de ciências, tecnologia e computação, a atividade será composta por uma divulgação de infográficos inéditos com conteúdos de pesquisas que envolverão estatísticas sobre a temática da equidade de gênero e raça no ambiente corporativo e tecnológico, dentre outras atividades.

Para mais informações sobre o festival HACKTUDO, acesse www.hacktudo.com.br e youtube.com/hacktudofestival.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.