O WhatsApp pode apresentar uma espécie de bug que só recebe mensagens quando o app é aberto. O erro, na verdade, pode ocorrer devido a interferências de algumas configurações do próprio celular, como a função de economia de bateria, por exemplo. Também é possível que falhas na conexão de Internet ou apps que prometem melhorias no desempenho do Android possam atrasar o recebimento das notificações.

Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco dicas para resolver o problema do WhatsApp só receber mensagens quando aberto. Você pode conferir algumas soluções para modificar configurações do smartphone, que deve ser o suficiente para corrigir a falha.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Conferir se o celular está no modo de economia de bateria

Celulares mais recentes costumam vir com a configuração de economia de bateria ativada de fábrica, visando melhorar a autonomia do smartphone quando o nível de energia está baixo. No entanto, o recurso pode bloquear algumas funções do celular, como atividades de apps em segundo plano ou até mesmo desativar a conexão de Internet.

Quando o WhatsApp deixa de funcionar em segundo plano, ele não é capaz de enviar notificações quando está fechado e, por isso, o usuário só consegue ver novas mensagens quando abre o aplicativo. Dessa forma, é importante checar se o modo de economia está ativado. Se ele estiver, o ideal é desativar o recurso para tentar resolver o problema.

Para isso, vá até as configurações do celular e toque sobre a aba "Bateria". Em seguida, procure pela opção "Economia de Bateria" e selecione. Por lá, você pode saber se o recurso está ativado e, assim, pode desligar a opção.

2. Checar se o WhatsApp não está configurado para suspensão em segundo plano

Como forma de prolongar a vida útil da bateria, é comum que o Android suspenda as atividades de apps que estão rodando em segundo plano. Por isso, há um atraso no recebimento das notificações do WhatsApp quando o app está configurado para otimizar a bateria do smartphone.

No entanto, é possível modificar esse recurso nas configurações do celular, e você pode selecionar quais apps quer "Otimizar" e "Não otimizar". As funções têm seus prós e contras, já que ao "Otimizar" você prolonga o uso da bateria do smartphone, mas, como consequência, bloqueia funções de apps em segundo plano. E, ao "Não otimizar", é possível que a bateria do celular acabe mais rapidamente, mas os aplicativos continuarão funcionando normalmente.

3. Ativar o uso de dados em segundo plano para o WhatsApp

O WhatsApp também pode parar de enviar notificações quando está em segundo plano por não ter uma conexão de Wi-Fi estável. Assim, ativar o uso de dados móveis em segundo plano também pode ser importante para manter o aplicativo funcionando mesmo quando você não está com ele aberto. Dessa forma, as notificações continuarão chegando em tempo real para você.

Para isso, vá até as configurações do aparelho e toque sobre a opção "Apps". Em seguida, busque pelo WhatsApp e abra o mensageiro. Em "Dados móveis e Wi-Fi", toque sobre o interruptor ao lado de "Dados em segundo plano" para ativar o recurso.

4. Reiniciar celular

Às vezes, reiniciar o dispositivo é o suficiente para resolver o problema. Também é possível que as notificações não estejam chegando por conta de conexões ruins de Internet. Nesse caso, o recomendado é conferir se o Wi-Fi está conectado ou se os dados móveis estão ativos. També

... m vale trocar uma conexão por outra e conferir se elas estão funcionando fazendo uma busca na web, por exemplo. Em seguida, desligue o smartphone, espere por 30 segundos e ligue o celular novamente para ver se o problema foi corrigido.

5. Desinstalar apps de melhoria de desempenho

Apps de melhoria de desempenho dão preferência ao tempo de vida útil de bateria e prometem melhorar a autonomia do Android, forçando parada de aplicativos que rodam em segundo plano. Ao impedir que o WhatsApp continue rodando funções mesmo fechado, esse tipo de app também impede que as notificações cheguem quando o mensageiro não está aberto.

Para desinstalar um aplicativo no Android, vá até as configurações do celular e toque sobre "Apps". Busque pelo aplicativo de melhoria de desempenho que você instalou e toque sobre o ícone. Em seguida, toque sobre "Desinstalar". Reinicie o dispositivo e confirme se o problema foi resolvido.

Qual função ainda falta no WhatsApp? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.