A Black Friday 2020 está marcada para acontecer no dia 27 de novembro, tradicionalmente, na última sexta-feira do mês. O evento, que cresce a cada a edição no Brasil, promete ser ainda maior em 2020 por conta do período de isolamento provocado pela Covid-19 no país. Com o crescimento das vendas online por conta da pandemia, as expectativas para a Black Friday deste ano são grandes. Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre a Black Friday 2020 e veja dicas de como comprar online com segurança.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é a Black Friday?

A Black Friday surgiu em meados dos anos 90, nos Estados Unidos, como um dia de descontos após o feriado de Ação de Graças e ocorre tradicionalmente às sextas-feiras. O evento é anual e oferece descontos em vendas online e físicas. No Brasil, a campanha de vendas foi importada em 2011 pelo portal Busca Descontos e era exclusiva para o e-commerce, mas se expandiu para o comércio físico.

Os produtos ofertados incluem itens de diversos segmentos e categorias, que vão desde eletrônicos, como TVs, smartphones e notebooks, a áreas de vestuário e setor alimentício. As promoções costumam ser bastante atrativas e, no Brasil, desde a chegada do evento, o mês de novembro experimenta altas nas vendas a cada ano de edição da Black Friday no país.

2. Quando é a Black Friday 2020?

Nos Estados Unidos, o evento ocorre tradicionalmente no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, que é comemorado na última quinta-feira no mês de novembro. Neste ano, a Black Friday 2020 ficou marcada para o dia 27 de novembro, última sexta-feira do mês. No entanto, no Brasil, é comum lojas começarem suas campanhas e ofertarem promoções e descontos logo no início de novembro.

Para a Black Friday 2020 as expectativas são altas, principalmente por conta do isolamento adotado como forma de prevenção à Covid-19. Segundo informações divulgadas pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, as vendas online no Brasil cresceram cerca de 60% entre os meses de janeiro a maio, período que inclui o momento mais crítico da pandemia no país.

Nessa mesma perspectiva, segundo estudo divulgado pela AppsFlyer, empresa de tecnologia voltada para estratégias de marketing, entre os meses de fevereiro a maio deste ano, o número de downloads de apps de e-commerce cresceu cerca de 93% na América Latina, indicativo que mostra interesse crescente em plataformas online para compras. Para a Jet e-business, companhia de soluções para e-commerce, a expectativa para a Black Friday 2020 é de crescimento superior a 50% em relação ao ano passado.

3. Produtos com descontos na Black Friday

Os produtos ofertados na Black Friday variam bastante, e incluem diversos setores e categorias. Atualmente, os descontos não estão limitados e é possível encontrar promoções em itens de diversos segmentos. Os produtos mais procurados durante o dia de ofertas costumam ser os eletrônicos, como TVs, smartphones e notebooks. No entanto, é comum ver liquidações em lojas de roupas, calçados, cosméticos, livros e em supermercados, e até mesmo melhores condições em financiamentos de imóveis e de carros, por exemplo.

Veja também: quatro dicas para proteger suas informações online

4. Black Friday de Verdade

A Black Friday de Verdade é uma iniciativa que visa identificar quais lojas se comprometeram a oferecer promoções e descontos reais para consumidores. O programa monitora os preços dos produtos e as boas práticas dos estabelecimentos que usam o selo da campanha. Os consumidores podem votar se as ofertas oferecidas são verdadeiras ou enganosas e as lojas com promoções consideradas fraudulentas podem ser punid

... as.

Os estabelecimentos que participam da Black Friday de Verdade possuem um selo para garantir o compromisso da marca durante o período de promoções. Para obter o selo, a loja deve garantir que oferecerá descontos reais que não se encaixem no popular "metade do dobro", além de condições transparentes e seguras para o consumidor. Algumas lojas conhecidas participam da campanha e, dentre elas estão o Submarino, Americanas.com, Shoptime e Amazon.

Para verificar todas as lojas participantes, você pode acessar o link (blackfridaydeverdade.com.br/compromisso/lojas). Por lá é fácil de ver quais são os estabelecimentos que participam da campanha e, no dia da Black Friday 2020, as lojas poderão exibir suas ofertas em uma página dentro do site da Black Friday de Verdade.

5. Como aproveitar as promoções na Black Friday

A Black Friday de Verdade oferece uma ferramenta gratuita que é capaz de comparar e monitorar preços de produtos em diferentes lojas. O recurso também possui um "testador de cupons" automático que identifica e aplica o código capaz de gerar maior desconto na compra, além de enviar notificações quando um item desejado tem redução no preço.

Já o site da Black Friday também oferece opções de cadastro para receber promoções e descontos em primeira mão, basta informar seu nome e e-mail pelo link (www.blackfriday.com.br). Além disso, buscar por descontos em sites especializados como o Cuponomia, CupoNation, Pelando e Méliuz também é uma opção, além de utilizar comparadores de preço, como o Zoom e Buscapé, e realizar pesquisas para comparar o valor médio dos itens antes da Black Friday.

6. Dicas para comprar online com segurança na Black Friday

Para aproveitar as ofertas da Black Friday 2020 com segurança, é importante checar a procedência da loja antes de realizar uma compra online. O ideal é fazer uma pesquisa rápida no Google e olhar sites como o Reclame Aqui para verificar se a loja é, de fato, confiável, e se vale a pena fazer negócio. O Procon também mantém uma lista com sites possivelmente fraudulentos e que tem certa periodicidade de atualização, então também vale a pena buscar a loja por lá antes de finalizar a compra.

Além disso, links maliciosos que enganam usuários oferecendo falsas promoções costumam ser repassados pelo WhatsApp nesta época do ano. O recomendado é não clicar em links recebidos em redes sociais, por mais que sejam enviados por pessoas confiáveis. Para verificar se um desconto é real, entre no site oficial da marca e busque pelo produto em questão.

7. Pagamentos com Pix na Black Friday 2020

O mês de novembro marca a estreia do novo serviço de pagamentos do Banco Central, o Pix. As transações quase que instantâneas prometem oferecer maior agilidade na entrega dos produtos, já que o pagamento é aprovado logo após a compra, o que por si só já é capaz de reduzir o prazo estipulado para entrega em pelo menos um dia.

Além disso, o Pix também possui vantagem em relação aos pagamentos via boletos ou cartão de crédito. O boleto demora em média três dias úteis para compensar e mantém a mercadoria bloqueada até a confirmação do pagamento, enquanto o cartão não é um meio viável para muitos consumidores em razão dos limites de crédito.

A novidade, no entanto, já tem sido utilizada por criminosos para aplicar golpes, então é preciso estar atento as fraudes envolvendo o sistema de pagamentos. Vale lembrar que o cadastro das chaves Pix é realizado única e exclusivamente pelas instituições financeiras em seus sites e aplicativos oficiais, então suspeite de sites que peçam este tipo de informação para concluir uma suposta compra.

Black Friday: como saber se promoção compensa? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.