Com poucos botões, o controle do Apple TV parece bem simples e com funcionalidades muito limitadas. Porém, o que poucos sabem, é que apesar de não serem muitos, o objeto “esconde” vários atalhos que podem facilitar bastante a rotina dos usuários. Confira a seguir uma lista com diferentes funções que o controle permite fazer.

Como tornar sua TV smart: veja dicas com diferentes maneiras

Controle do Apple TV traz várias funções “secretas” (Foto: Gabriela Fiszman/TechTudo)

1. Tela de início do Apple TV

Pode ser muito trabalhoso quando você está usando um app e quer retornar ao menu principal do Apple TV. Porém, existe um atalho bem simples que agiliza muito esse processo. Para isso, basta pressionar o botão Menu por três segundos. Isso fará com que você volte a tela do Apple TV Home.

Pressionar o botão Menu por três segundos (Foto: Gabriela Fiszman)

2. Mover ou esconder ícones

O botão de selecionar, caracterizado pela bolinha dentro do círculo preto, quando pressionado por dois segundos permite que o usuário reorganize seus ícones de aplicativos do Apple TV. Se você desejar esconder algum ícone, aperte o botão de Play/Pause.

O botão do meio ajuda a organizar os ícones, já o de Play/Pause permite ocultar algum app (Foto: Gabriela Fiszman/TechTudo)

3. Configurações de vídeo

É bem inconveniente estar assistindo um filme e perceber que você precisará dar pause para arrumar as configurações do programa. Mas as vezes acontece do alto-falante estar ruim, a legenda estar desligada ou o áudio não está no idioma que você queria, por exemplo. Para resolver isso bem rapidinho, você não precisa voltar tudo até as configurações iniciais, basta pressionar o botão de selecionar por três segundos enquanto assiste ao filme.

O botão do meio ajuda a organizar os ícones, já o de Play/Pause permite ocultar algum app (Foto: Gabriela Fiszman/TechTudo)

4. Voltar uma parte do filme

Perdeu alguma cena importante? Existe uma forma simples de remoinhar o filme; basta pressionar o botão Esquerda do círculo preto. Isso fará com que ele retroceda 30 segundos do programa assistido. Caso não tenha sido o suficiente, fique pressionando o botão Esquerda. Existe ainda uma forma na qual você que controla a velocidade em que o filme vai ser re

... bobinado, é só apertar repetidamente para alternar entre lento, médio e rápido, nesta ordem.
O botão esquerdo ajuda a rebobinar o filme (Foto: Gabriela Fiszman/TechTudo)

5. Avanço rápido

Agora, se o que você deseja é avançar o programa, pressione o botão da direita do círculo preto, isso fará com que ele avance rapidamente durante 30 segundos. Aperte o botão direito para avançar continuamente ou clique repetidamente para alternar entre lento, médio e rápido.

O botão direito avança o programa (Foto: Gabriela Fiszman/TechTudo)

6. Slow motion

Que tal ver uma cena em câmera lenta? Pode ser ótimo para te ajudar a entender melhor o que aconteceu no programa ou filme. Para isso, pressione o botão de Play/Pausa e depois fique apertando Esquerda ou Direita – para retroceder ou avançar em câmera lenta, respectivamente.

Qual a melhor Smart TV a ser comprada? Opine no Fórum do TechTudo.

Escolha a opção deseja e siga as orientações conforme a imagem (Foto: Arte TechTudo/Gabriela Fiszman)

7. Capítulos

Se você quiser alternar para o modo de capítulo, pressione para baixo – no círculo preto. Fique pressionando Esquerda para saltar para trás um capítulo ou direita para saltar para a frente. Se o vídeo não usar capítulos, você vai pular 30 segundos ou 1/20 do tempo do vídeo – isso vai depender do que for maior.

Pressione o botão abaixo do círculo, como indica a imagem (Foto: Gabriela Fiszman/TechTudo)

8. Marcar episódios

O Apple TV tem uma funcionalidade bem legal, que permite que o usuário marque um episódio como assistido ou não. Isso ajuda a você a saber até qual capítulo daquela série você assistiu, por exemplo. Para mexer nestas configurações, pressione e segure Selecionar (botão do meio do círculo) para marcar todos os episódios individuais como assistidos. 

Pressione e segure Selecionar para marcar todos os episódios individuais como assistidos (Foto: Gabriela Fiszman/TechTudo)

9. Atalhos para o teclado

Digitar pelo controle do Apple TV pode ser uma tarefa bem demorada. Para te ajudar a agilizar este processo, o recurso traz algumas opções que te ajudam a alternar entre a parte de letras, números ou símbolos do teclado. Pressione Pausa/Play para alternar entre esses estilos. Aperte Selecionar e segure por dois segundos caso você deseje abrir caracteres acentuados. Depois de escolhe-los, clique em Pause/Play para selecionar.

Pressione Pausa/Play para alternar entre esses estilos no teclado (Foto: Gabriela Fiszman/TechTudo)

10. Reiniciar Apple TV

Pressione e segure o botão para baixo, junto com Menu, durante seis segundos para reiniciar o Apple TV – isso pode evitar que você tenha que se levantar para desconectar o aparelho.

Pressione e segure o botão para baixo, junto com Menu, durante seis segundos para reiniciar o Apple TV (Foto: Gabriela Fiszman/TechTudo)

11. Modo de espera

Para deixar seu Apple TV em modo de espera, pressione e segure o botão Play/Pause durante cinco segundos – o programa já vem configurado para fazer isto automaticamente, porém, ele só entrará no modo de espera depois de algum tempo sem uso.

Para deixar seu Apple TV em modo de espera, pressione e segure o botão Play/Pause durante cinco segundos (Foto: Gabriela Fiszman/TechTudo)

12. Emparelhar/ Desemparelhar o Apple TV

Pressione e segure o botão direito, junto com o Menu, durante cinco segundos para emparelhar o controle remoto para a TV. Para desemparelhar, pressione e segure Esquerda, junto com Menu – Isso poderá evitar conflitos caso você tenha mais de um Apple TV.

Siga os comandos da imagem para desemparelhar o controle (Foto: Gabriel Ribeiro/TechTudo)

Pronto! Agora será muito mais simples usar o controle do Apple TV para assistir seus programas e filmes.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.