O Google desenvolveu uma nova tecnologia de segurança para dispositivos móveis. É o Project Vault, ou Projeto Cofre, apresentado na última semana, durante a Google I/O 2015. As empresas são o foco primário do trabalho – que consiste na utilização de um microcomputador adaptado para ser utilizado em cartão microSD.

Project Ara: câmera do smart modular é demonstrada no Google I/O

Vault promete mais segurança e privacidade para os usuários (Foto: Divulgação)

O pequeno chip é um computador que protege informações pessoais dos usuários e deve ser colocado no slot de cartões do smartphone. Ele pode criptografar mensagens de um app e configurar níveis de autenticação de dados. O Project Vault possui NFC, 4 GB de memória e é compatível com Android, Windows e OS X.

Qual é o melhor sistema para smartphones? Comente no Fórum do TechTudo

O projeto foi desenvolvido pelo grupo de tecnologia avançada do Google, o ATAP. Na demonstração do Vault na Google I/O, dois usuários conversaram, trocando mensagens, por aparelhos equipados com a novidade. Segundo o Google, os dados são totalmente criptografados e não são enviados e recebidos pelo celular, o que garante a privacidade.

Além disso, com o Vault, a pessoa não precisa de senhas. A autenticação é baseada no comportamento do usuário no celular. É uma tecnologia chamada “trust score”, ou “pontuação de confiança”, que é até 10 vezes mais segura do que digitar uma senha da maneira tradicional, de acordo com os desenvolvedores.

A ideia é permitir que o smartphone já saiba que é você quem está usando, antes mesmo de um site ou app pedir sua senha. O objetivo é analisar padrões de uso do aparelho e, assim, determinar se é o proprietário ou outra pessoa que está acessando o gadget. Não foram revelados grandes detalhes sobre como isso vai funcionar, mas o projeto

... parece promissor.

O SDK (Kit de Desenvolvimento de Software) do Vault já foi disponibilizado pelo Google via GitHub, e os desenvolvedores interessados já podem criar aplicativos que utilizem a tecnologia do novo projeto. O Vault é indicado para usuários do ramo empresarial e ainda está nos seus primeiros passos, mas é um grande avanço do Google para proteger a privacidade do usuário.

Via CNET e TNW



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.