Valorant é o jogo de tiro em primeira pessoa produzido pela Riot Games e disponível para download grátis no PC. Muito comparado a Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), o título aposta em um sistema de agentes, mais ou menos como o visto em Overwatch, e tem foco na gameplay competitiva. Veja, a seguir, a lista preparada pelo TechTudo sobre as principais vantagens de Valorant em relação ao CS:GO.

Os dois games podem ser baixados gratuitamente para PC. O Valorant conta com um launcher próprio (similar ao do League of Legends), e o Counter-Strike: Global Offensive está disponível diretamente no Steam. Veja os requisitos mínimos para jogar Valorant e os requisitos do CS:GO.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Personagens, habilidades e variações estratégias

O Counter-Strike: Global Offensive diferencia os jogadores somente pelo time e armas carregadas. Por outro lado, Valorant tem um sistema de classes mais profundo, que permite a montagem de composições (ou "comps") de equipes com estratégias bem definidas, valorizando os pontos fortes de cada usuário.

Esse modelo é possível graças às habilidades únicas de cada personagem, que impactam o jogo de maneiras diferentes. É possível usar armadilhas, bloqueios de passagem, granadas de fumaça e explosões com dano em área, além de outros efeitos. Isso, aliado à variedade de armamentos disponíveis, torna as partidas um verdadeiro jogo de xadrez, que requer a neutralização dos oponentes.

2. Sistema anti-cheat poderoso

A Riot Games sempre levou a proteção contra trapaças muito a sério em seus jogos. Em Valorant, a história segue a mesma. Já em sua versão beta, o game veio acompanhado de um sistema anti-cheat bastante potente. A robustez do software chegou a incomodar alguns jogadores, que o acusavam de ser "invasivo demais".

O fato é que tanto cuidado com o uso de truques e trapaças faz do Valorant um jogo mais confiável para se jogar, enquanto Counter-Strike: Global Offensive segue sofrendo com hackers e softwares proibidos durante as partidas. Esses mecanismos de cheats afetam não apenas o cenário competitivo do jogo, como também a comunidade casual, que pode encontrar cheaters em suas sessões.

3. Jogo mais acessível para novatos

Counter-Strike é um sucesso entre os fãs brasileiros de jogos desde o boom das lan houses no final dos anos 90. Essa popularidade, no entanto, não significa que o game de tiro da Valve seja exatamente fácil de jogar ou simples de compreender. Passadas duas décadas de seu lançamento, ainda é difícil controlar o temperamento de armas mais agressivas, ou mesmo entender as estratégias e caminhos para seguir nos mapas.

A Riot Games optou por uma experiência mais simples em Valorant, que torna o FPS mais amigável para novatos no gênero. Padrões de recuo das armas são mais fáceis de entender e dominar, e o design dos mapas cria confrontos mais acessíveis entre os times. Isso não significa que o jogo seja fácil, mas sim que sua curva de aprendizado tem suavidade para novos jogadores.

4. Jogo dublado em português do Brasil

Games dublados em português são cada vez mais populares por aqui. Seguindo o padrão visto em seus outros títulos, a Riot fez um bom trabalho de adaptação do Valorant para o mercado brasileiro, com personagens cheios de carisma, além de menus e textos completamente localizados.

A mesma característica, no entanto, não pode ser dita sobre Couter-Strike: Global Offensive, que, embora tenha sido lançado em 2012, nunca recebeu uma atualização com vozes em português. A ausência da dublagem não chega

... a atrapalhar nas partidas, mas certamente seria um toque a mais para cativar o público brasileiro.

5. Tick rate melhor

Tick rate é a velocidade em que o servidor do game se comunica com o computador do jogador para atualizá-lo sobre todos os eventos que estão acontecendo no jogo (tiros disparados, dano recebido, movimentação dos personagens, entre outros). Apesar de bastante técnica, essa medida afeta bastante a jogabilidade, já que garante respostas muito mais ágeis.

Valorant conta com servidores de 128-ticks, enquanto os de CS:GO operam com a metade, 64-ticks. Em resumo, isso significa que o FPS da Riot é capaz de atualizar o status da partida 128 vezes por segundo, enquanto seu concorrente faz o update 64 vezes no mesmo período de tempo.

Vale notar que o CS:GO tem suporte a servidores de 128-ticks, mas estes costumam ser pagos, como Esea e Faceit. Por conta disso, Valorant é uma escolha melhor para jogadores muito exigentes, que podem ter o melhor desempenho nos servidores padrão da Riot.

*Esse conteúdo faz parte do projeto Guia Valorant, patrocinado pela Riot.

Qual é o melhor jogo de tiro na sua opinião? Comente no Fórum TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.