Além das telas de LCD e LED, que ficaram mais populares no mercado nos últimos anos, as marcas vêm investindo em TVs premium com imagem 4K e 8K com telas de OLED e QLED. Mas qual a diferença entre elas? O Shoptime explica para você.

LCD e LED

A tela de LCD, o famoso cristal líquido, utiliza um emissor de luz traseira, que fica ligado em tempo integral para reproduzir todas as cores, incluindo o preto e o branco. Assim, a imagem é formada quando um impulso elétrico é enviado aos pixels compostos por cristais líquidos.

As telas de LED são a evolução do LCD. O processo de criação das imagens é quase o mesmo, com a diferença de que a luz traseira enviada aos cristais líquidos vem de microlâmpadas em um painel de LED. Nessa evolução, as TVs de LED têm mais cores, mais brilho e contraste e também são mais econômicas do que as antigas LCD.

Veja as principais opções de Smart TVs de LED no Shoptime.

OLED

As telas de OLED não usam iluminação traseira, como as anteriores. Os pixels se acendem um a um quando os impulsos elétricos os estimulam. Em outras palavras, a tela de OLED ("organic light-emitting diode”) é formada por diodos orgânicos que emitem a própria luz. Isso leva a TVs mais finas, pois não há necessidade de painel de luz traseiro, e também com maior brilho e contraste e cores mais puras, inclusive em tons escuros, já que o preto é formado por pixels desligados.

As desvantagens das telas de OLED são o preço mais alto e a possibilidade de "burn-in" após alguns anos de uso, como acontecia com as antigas telas de plasma. O Shoptime tem diversas opções de TVs com displays OLED.

QLED

Uma das tecnologias mais recentes, as TVs com pontos quânticos (quantum dot LED, ou QLED) prometem 100% de volume de cor, mais brilho e qualidade de imagem mais real. A tela QLED também precisa de fonte de iluminação, uma camada de microscópicos cristais que absorve e emite frequências de luz para criar as cores e a imagem. Por outro lado, o preto e os tons escuros dessas telas costumam ser menos intensos do que nas TVs de OLED.

Mas qual devo escolher?

As Smart TVs com telas de 42 polegadas e menores são, em geral, de LED com qualidade Full HD (1920x1080 pixels). Displays com qualidade 4K (3840x2160 pixels, ou quatro vezes mais do que o Full HD) começam a aparecer a partir de 49 polegadas.

É também nas telas maiores, a partir de 50 polegadas, que surgem as opções entre as TVs de LED, que ainda são mais baratas, QLED e OLED.

O Shoptime indica: o melhor custo-benefício, atualmente, ainda são as Smart TVs com tela de LED e resolução 4K. Nesse segmento, é interessante olhar as funcionalidades, a taxa de atualização e a quantidade de portas HDMI dos aparelhos, para entender quais se encaixam no seu desejo e necessidade.

Falando em preço, na sequência, normalmente, aparecem os modelos QLED e, com valores mais altos, as TVs de OLED. São os aparelhos premium das marcas, para quem que investir um pouco mais em uma nova Smart TV.

Elas costumam agregar novas tecnologias, como inteligência artificial e conectividade com outros dispositivos,

... com funcionalidades avançadas, como maior taxa de atualização e porta HDMI 2.1, ideal para os videogames da nova geração.

O Shoptime conta com uma variedade imensa de modelos de TVs e Smart TVs de LED, OLED e QLED, além de outros eletrônicos para transformar sua sala em um verdadeiro cinema.

Para conhecer as ofertas em eletrônicos, baixe o app do Shoptime e aproveite muitas vantagens na hora de comprar os melhores produtos para você e sua casa.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.