Notebooks touchscreen são uma boa opção para quem procura mais agilidade nas tarefas do dia a dia, sobretudo na hora de apresentar projetos ou estudar, por exemplo. Empresas como Acer, Dell, HP, Lenovo e outras oferecem várias opções de notebook com tela sensível ao toque no Brasil, com preços começando em cerca de R$ 1.800 para opções de entrada. Para ajudar você a escolher o modelo ideal com display touch, o TechTudo apresenta a seguir alguns dos pontos que você precisa considerar antes de comprar. Confira a seguir.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo.

Defina seu tipo de uso

Primeiramente, é importante observar o tipo de uso desejado para o novo computador. Se o objetivo usar para trabalhar, por exemplo, é interessante considerar modelos intermediários ou avançados para ter uma experiência melhor para lidar com diversas atividades ao mesmo tempo.

Os modelos com tela touch podem ser interessantes para ilustradores e demais profissionais que utilizam softwares gráficos, por exemplo, o que, por sua vez, vai exigir especificações adequadas para rodar bem as aplicações mais pesadas. Mas, se você pretende adquirir um notebook touch apenas para ter uma interação diferente na hora de acessar a Internet, usar as redes sociais, entre outros exemplos, mesmo modelos de entrada devem atender às suas necessidade.

Qual o melhor notebook de 2020? Veja esse e outros ganhadores do Melhores do Ano TechTudo 2020:

Design

Boa parte dos modelos touchscreen oferecidos no Brasil também trazem design 2 em 1. Nesse tipo de equipamento, o display é capaz de girar em 360º, fazendo com que os modelos oferecem uma usabilidade similar à de um tablet. Existem ainda modelos com tela destacável como o Surface da Microsoft, que, por conta da portabilidade e das especificações avançadas, aparece por preços mais altos no mercado.

Sensibilidade do touch

A sensibilidade ao touch pode ser bem diferente de acordo com o modelo escolhido, já que algumas opções de entrada trazem telas que são capazes de reconhecer um número limitado de toques simultaneamente.

Desse modo, é mais interessante escolher modelos que tragam painéis com suporte a multitouch. Isso vai permitir toques simultâneos na tela, favorecendo interações como movimento de pinça e enquadramento da tela.

Caneta Stylus

Alguns modelos de notebooks trazem consigo canetas capazes de oferecer mais precisão na hora de utilizar o display sensível ao toque. Esses produtos podem ser interessantes para profissionais que atuam com ilustração ou usuários que gostariam de mais agilidade nas anotações do dia a dia. Além disso, ter o equipamento correto vai permitir escrever à mão em documentos digitalizados, por exemplo.

Para melhores resultados, é interessante considerar laptops que já são comercializados com canetas. Se não for o caso, vale atentar para um possível suporte, e, assim, adquirir uma caneta específica para apps em telas de notebooks.

Capacidade de bateria

As telas touch têm um consumo elevado de energia, já que precisam constantemente verificar se o usuário está interagindo com alguma área. Por isso, antes de adquirir seu novo notebook, considere se vai poder utilizar o equipamento conectado à tomada ou opte por dispositivos com maior capacidade de bateria.

Vale ainda considerar que alguns modelos mais finos tendem a trazer capacidade de bateria mais limitada. Em contrapartida, um computador com bateria mais robusta pode não ser tão portátil, já que, provavelmente, será mais pesado.

Processador e configurações

... div>

Apesar de alguns modelos de notebooks com tela touch atenderem ao público de entrada, muitas dessas opções contam com configurações limitadas que podem impactar a experiência do usuário. Se possível, procure por modelos com ao menos quatro núcleos no processador e maiores volumes de memória RAM.

Para uma experiência mais satisfatória, com velocidade e precisão nas interações, configurações com processadores como Ryzen 5, da AMD, ou Core i5, da Intel, além de ao menos 8 GB de RAM, podem ser um bom ponto de partida. Além disso, gerações mais recentes dos chips também são mais interessantes, já que prometem melhor eficiência energética.

É possível jogar GTA 5 com internet de 1 mega? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.