O mês de outubro veio acompanhado de novidades no WhatsApp, aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Além de novas funções liberadas no WhatsApp Beta, versão experimental do mensageiro, outros recursos que estavam em fase de testes chegaram à versão padrão do aplicativo e podem ser acessados no Android e no iPhone (iOS). Na lista abaixo, o TechTudo traz as novidades do app, mostrando as funcionalidades que estão disponíveis e como acessá-las.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Silenciar grupos para sempre

No início do mês, o WhatsApp liberou uma função para silenciar permanentemente grupos e conversas no aplicativo. A opção de silenciar por um ano foi substituída por "Tempo indeterminado" e, agora, você pode escolher não receber mais notificações de chats por oito horas, uma semana ou para sempre.

O recurso, muito pedido por usuários, já está disponível na versão estável do mensageiro para Android e iPhone. Para acessá-lo, é necessário seguir os passos para silenciar uma conversa, como se fosse desativar as notificações por um ano: basta tocar sobre o chat em questão e pressioná-lo por poucos segundos. Em seguida, toque sobre o ícone no menu superior do app e, logo após, selecione o tempo desejado para não receber notificações da conversa.

2. Gerenciar armazenamento

A função que promete facilitar o gerenciamento dos arquivos recebidos pelo WhatsApp foi flagrada pelo site especializado WABetaInfo no final de agosto e, na última semana de setembro já estava disponível para usuários da versão beta do aplicativo para Android. O recurso permite verificar o espaço de armazenamento utilizado pelas mídias do WhatsApp no dispositivo, conferindo barras com cores diferenciadas para a quantidade de memória disponível e ocupada.

A função é útil principalmente porque organiza os arquivos compartilhados em seções como "Encaminhados com frequência" e "Maiores do que 5 MB", além de permitir ordenar os arquivos dos mais pesados para os mais leves, o que facilita na hora de selecionar mídias desnecessárias que podem ser excluídas para liberar espaço de armazenamento no smartphone.

3. Filtros na busca

O mensageiro também disponibilizou uma nova função que permite aplicar filtros na busca. O recurso permite pesquisar por fotos, vídeos, links, GIFs, áudio e documentos que foram compartilhados no WhatsApp para encontrá-los com maior facilidade. É possível buscar as mídias enviadas ou recebidas digitando o nome do contato na busca e, assim, você tem acesso a todos os conteúdos compartilhados com aquela pessoa, que são separados em abas e ordenados dos mais recentes para os mais antigos.

4. Pesquisa de figurinhas

Outra função também muito aguardada por usuários do WhatsApp é a possibilidade de encontrar as figurinhas do app com mais facilidade. A boa notícia é que o recurso está em fase de testes e já foi disponibilizado para usuários da versão beta do aplicativo. A nova função permite pesquisar por figurinhas salvas e atribui uma lupa no canto esquerdo do menu inferior quando o ícone de adesivos é selecionado, recurso similar à pesquisa por emojis e GIFs.

5. Ferramenta de compras no app

No WhatsA

... pp Business, versão comercial do mensageiro, foi anunciada uma nova ferramenta para vendas, que permitirá que todo o processo de compra de produtos seja realizado pelo próprio aplicativo. A função é similar ao Instagram Shop, recurso de vendas do app de fotos, e a proposta do WhatsApp é oferecer um serviço em que o cliente não precise recorrer a outras plataformas para efetuar pagamentos. A novidade foi divulgada pelo WhatsApp no último dia 22 e ainda não está claro se haverá taxas para os comerciantes que optarem pela função.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.