O erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN pode ocorrer no Google Chrome e em navegadores que o utilizam como base, como o Opera e o Microsoft Edge. O defeito está relacionado a uma falha no processo de busca e pode ser facilmente corrigido com algumas alterações nas suas configurações. No passo a passo a seguir, você fica por dentro do que causa o problema e como resolvê-lo para voltar a navegar normalmente.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Melhores do Ano 2020: conheça os vencedores de cada categoria

O que causa o erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN?

Quando você tenta acessar um site de Internet e insere um endereço, como www.techtudo.com.br, seu navegador realiza um processo de conversão para o endereço IP real do site ou serviço. Esse meio de campo é realizado pelo servidor DNS, e quando há algum erro nesse processo, o site pode ser inatingível. A falha acaba resultando no DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN na sua tela.

A seguir, veja dicas para resolver o erro.

Limpar os dados em cache do DNS

Para ganhar tempo, o navegador consulta apenas dados armazenados em cache de endereços que você já visitou. Se há algum erro ou discrepância entre o endereço real e o cache, limpar esses dados pode ser suficiente para corrigir o problema.

Passo 1. Procure por “CMD” na pesquisa do Windows e execute o Prompt;

Passo 2. Insira o comando “ipconfig/flushdns” sem as aspas e confirme com enter. O resultado do comando é rápido e você já poderá testar novamente.

Atualizar o endereço de IP

Passo 1. Mais uma vez no Prompt, insira o comando “ipconfig/renew”, sem as aspas.

Passo 2. O processo irá atualizar o seu endereço de IP e pode ser suficiente para corrigir algum problema de configuração.

Usar o servidor DNS do Google

Uma opção para corrigir o problema é usar um servidor DNS estável e de boa performance, evitando assim o recurso padrão oferecido pelo seu provedor de Internet. Aqui, vamos usar o DNS do Google, mas existem outras opções tão boas quanto.

Passo 1. Abra o app de “Configurações” e escolha “Rede e Internet”;

Passo 2. Na tela seguinte, clique em “Alterar opções do adaptador”;

Passo 3. Na nova janela, escolha a conexão de rede que você está usando no momento e clique sobre ela com o botão direito do mouse. Entre as opções, escolha “Propriedades”;

Passo 4. Agora selecione na lista a opção “Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)” e, em seguida, clique em “Propriedades”;

Passo 5. Para usar o DNS do Google, selecione “Usar os seguintes endereços de servidor DNS” e preencha os dois campos com os mesmos endereços que você vê na imagem: 8.8.8.8 e 8.8.4.4. Clique em "OK" para confirmar.

Reiniciar o serviço Cliente DNS do Windows

Cliente DNS é um serviço interno do Windows que auxilia o processo de conversão de endereços dos navegadores de Internet. Como ele deve ficar rodando em segundo plano o tempo todo, é possível que algum erro de execução o tenha travado, impedindo o funcionamento correto do navegador.

Versões mais atuais do Windows impedem que o usuário reinicie o serviço manualmente. Nesse caso, sua única alternativa é reiniciar o computador e tentar novamente.

Reiniciar seu navegador para a configuração padrão

Alguma configuração incorreta do seu navegador também pode causar o problema DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN. Para rein

... iciá-lo, faça o seguinte procedimento:

Passo 1. Na barra de endereços, digite “chrome://flags” e clique em “Reset all” e depois reinicie o navegador. Se você usa algum navegador derivado, apenas troque o termo “chrome” pelo nome correspondente: “opera://flags”, edge://flags” e etc;

Passo 2. A opção “Relaunch”, para reiniciar o Chrome, surgirá na parte inferior da tela.

Outras dicas para resolver erro DNS_PROBE_FINISHED_NXDOMAIN

Em alguns casos, é possível que um antivírus ou softwares de VPN estejam interferindo na capacidade do seu computador em encontrar os endereços de Internet. Para se certificar de que esses recursos não estão causando o problema, tente desabilitá-los para testar a sua navegação.

Outro passo que você pode tentar é reiniciar o seu roteador para a configuração padrão e refazer suas configurações com atenção. Além disso, uma medida válida é pedir suporte ao seu provedor de Internet, já que, por padrão, requisições DNS são resolvidas por ele.

Qual é seu navegador de internet preferido e por que? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.