O carregador universal ou paralelo é uma opção mais em conta para quem precisa trocar a fonte do notebook. O acessório é muito importante, já que o uso de um modelo impróprio no laptop pode levar a problemas de bateria ou até mesmo no próprio hardware. Portanto, a compra requer atenção quanto às especificações técnicas do computador e do produto em si, além do conector, que também pode dar dor de cabeça caso não seja compatível. Confira a seguir cinco dicas sobre o que procurar na hora de comprar um novo carregador universal para seu notebook.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Antes de tudo, é importante ter em mente que carregadores de baixa qualidade podem comprometer a performance do laptop, assim como a durabilidade da bateria. Isso porque muitas vezes produtos desse tipo oferecem suprimento de eletricidade que não atende às especificações técnicas do computador. Em casos extremos, o uso de uma fonte imprópria pode provocar superaquecimento do notebook e até mesmo incêndios e explosões.

Portanto, na dúvida, recorra a um técnico especializado e só compra a fonte quando tiver certeza sobre sua compatibilidade com o notebook.

1. Atenção às especificações elétricas

O principal na hora de comprar uma fonte nova para o notebook é ficar atento quanto às especificações referentes à saída de energia do carregador. Esses dados normalmente estão impressos no corpo do acessório e são de fácil leitura.

Os valores que você vai procurar são os dados de saída da fonte, geralmente assinalados como “output”. Eles se referem a tensão, intensidade de corrente elétrica e potência que o carregador encaminha para o notebook. Se possível, anote os dados da fonte original para buscar uma opção que tenha as mesmas especificações técnicas.

Caso você não tenha acesso à fonte original ou essas informações estejam ilegíveis por algum motivo, você pode descobri-las consultando manuais e dados oficiais de ficha técnica do computador na documentação online do fabricante.

No exemplo da foto, o carregador tem saída de 19 Volts e 4,74 ampères. Multiplicando esses dois valores descobrimos que essa fonte tem 90 Watts de potência. É raro, mas pode acontecer da fonte trazer apenas o valor de tensão (em Volts) e de potência. Nesse caso, basta fazer o caminho contrário e dividir a potência pela voltagem para descobrir a intensidade em ampères: 90 Watts divididos por 19 Volts resulta em 4,74 ampères, por exemplo.

No nosso caso, se usarmos uma fonte com mais do que 19 Volts, há o risco de danificar os circuitos e a bateria do computador, enquanto uma unidade com menos que isso pode ser insuficiente para carregar a bateria em tempo hábil e manter o notebook em operação ao mesmo tempo. Além disso, utilizar um notebook dessa forma pode diminuir a vida útil da bateria.

Sabia que a Asus tem um PC de mão? Veja mais sobre:

Em termos de amperagem, uma fonte que por ventura ofereça mais do que os 4,74 ampères do nosso exemplo pode ser usada no notebook, enquanto uma unidade com amperagem inferior a esse valor representará uma intensidade de corrente insuficiente para alimentar o sistema.

Em situações extremas e sem uso da bateria, como é comum em laptops antigos, o uso dessa forma pode render até mesmo tela azul da morte com frequência. Em resumo, o ideal é que você procure sempre uma fonte que ofereça as mesmas especificações técnicas da original.

2. Conferir o tipo de encaixe

Alguns tipos de fontes universais são vendidos com uma série de conectores diferentes para atender aos padrões de várias marcas e modelos de notebook. Para esses casos, certifique-se de que a marca do seu modelo é contemplada entre os conectores

... oferecidos.

Outras opções de carregadores são aqueles que não contam com plugues substituíveis. Nesses casos, tenha o cuidado de escolher um modelo que use o mesmo padrão de conector que o seu laptop.

3. Formato do adaptador

Outra diferença diz respeito ao formato do carregador. Há modelos que repetem o design de Apple e Asus, sendo conectados diretamente na tomada. Outros, os mais comuns, usam um cabo para ligar a fonte à rede de energia e outro para conexão com o computador.

Aqui, a escolha varia de acordo com a compatibilidade e até mesmo preferências pessoais, mas é bom considerar que opções ligadas direto à tomada precisam ficar o tempo todo “penduradas”. Em alguns casos, isso pode não ser viável em virtude da combinação do peso do carregador e até mesmo a altura das tomadas que você usa em relação ao chão.

4. Modelos compatíveis e o USB-C

Se bater a insegurança frente às especificações de potência, tensão e corrente do carregador, uma solução e buscar dados referentes ao produto desejado. Isso porque, em muitos casos, as fabricantes já adiantam o nível de compatibilidade de uma fonte com diversas linhas de notebooks no mercado.

Caso seu notebook seja mais recente e utilize carregamento via USB-C, a tendência é de que tudo fique mais fácil. A alimentação usando esse tipo de porta tem especificações mais universais, algo que pode facilitar a busca por um carregador novo. Mas, vale lembrar: a potência da fonte continua importante muito, e um simples carregador de celular não terá capacidade suficiente para alimentar um notebook, por exemplo.

5. Reconsidere o original

Recorrer a modelos genéricos, universais ou paralelos de carregadores para notebooks é uma opção viável para economizar. Em outras situações, pode ser uma forma de botar laptops mais antigos para funcionar, já que suas fontes originais podem ser mais difíceis de encontrar.

Entretanto, se possível, vale reconsiderar o modelo original a fabricante. Carregadores de notebooks não são produtos sofisticados tecnologicamente, mas as unidades originais da marca terão filtros e um design testado para atender exatamente ao perfil e às demandas do seu equipamento. Você pode pagar mais, mas terá garantia de um bom funcionamento, sem problemas.

Outra observação importante é a velha máxima do “barato sai caro”: fontes genéricas de marcas desconhecidas podem informar valores de output que, na prática, ou não são atingidos, ou oscilam bastante em uso real. Em qualquer desses cenários, você pode expor seu computador a um desgaste maior do que o normal, o que pode levar até mesmo a riscos de acidentes.

Fonte de notebook sempre quente é normal? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.