Age of Empires III - Definitive Edition é uma versão remasterizada pela Microsoft do clássico título de estratégia Age of Empires 3, lançado originalmente em 2005. Produzida pelo Xbox Game Studios em uma parceria com as desenvolvedoras Tantalus Media e Forgotten Empires, a nova versão reúne todas as DLCs e traz diversas melhorias na jogabilidade do game. Vale lembrar que o jogo está disponível para download no PC (via Steam). Confira, no review a seguir, a análise que o TechTudo preparou sobre o remaster de Age of Empires III.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Um bom fechamento para a trilogia

Age of Empires é uma das franquias do gênero de estratégia mais aclamadas e queridas. Para conquistar uma nova geração de jogadores, o Xbox Game Studios já tinha feito um trabalho primoroso remasterizando os dois primeiros títulos da série, e, felizmente, com Age of Empires III, a distribuidora seguiu com o mesmo capricho aplicado nos games anteriores.

A qualidade, no entanto, não apaga a impressão de que os dois primeiros jogos da série são completamente superiores ao desfecho da trilogia – que, inclusive, dividiu os fãs ao colocar foco na expansão colonial e na trama sobre sociedades secretas. Para compensar os erros do passado, a nova versão traz duas novas civilizações, acrescenta missões e desafios históricos e trata os povos nativo-americanos com mais sensibilidade.

Deleite visual

Quando foi lançado pela primeira vez, em 2005, Age of Empires III já havia trazido um grande salto gráfico em relação aos seus predecessores, e, graças ao suporte visual em 4K, o mesmo acontece agora na Definitive Edition. Mesmo que você não tenha um monitor de ponta para curtir esse recurso, a ótima direção de arte e a paleta de cores inspirada ajudam a garantir identidade própria ao jogo.

A desenvolvedora Forgotten Empires, com ajuda da Tantalus Media, conseguiu criar a melhor interface de usuário vista em um game da série, especialmente pela possibilidade de customização, com atalhos no teclado que facilitam ainda mais a tomada de decisões. Independentemente do seu nível de habilidade e experiência no gênero, Age of Empires III é um dos jogos com navegação de menu mais agradáveis entre os títulos de estratégia.

Sistemas re-trabalhados

Um dos pontos que mais recebiam reclamações no jogo original eram as Metrópoles (ou cidades natais). A maneira como faziam uso de cartas desbalanceadas e chatas de obter tornava o ciclo de jogabilidade um pouco irritante para alguns usuários. Pensando nisso, a Definitive Edition re-trabalhou completamente essas mecânicas.

Agora, todas as cartas são liberadas para os jogadores desde o começo, o que garante partidas multiplayer mais justas até mesmo para novatos. Isso também ajuda que as partidas aconteçam em servidores dedicados, o que evita desconexões e traz maior estabilidade para todos.

Civilizações em jogo

Além das 14 civilizações já presentes no título original, agora temos dois novos povos inéditos: os Incas e os Suecos. Enquanto os primeiros possuem ferramentas interessantes, como a possibilidade de converter unidades inimigas em rituais de xamã, os segundos oferecem partidas explosivas, com grande poder de fogo.

Em relação aos povos que já existiam antes no game, é muito bom notar o esforço da Microsoft em representar melhor os índios americanos, que tiveram os seus nomes adaptados para garantir maior fidelidade histórica, sem apelar para os velhos estereótipos. É interessante perceber que até mesmo alguns pontos da campanha receberam alterações narrativas para evitar controvérsias.

... div>

Alguns problemas técnicos

Mesmo rodando o jogo em um computador top de linha, era possível notar que algumas cinemáticas apresentavam quedas na taxa de quadros por segundo. Na gameplay em si, há outro elemento um pouco incômodo: a inteligência artificial nem sempre funciona tão bem quanto deveria.

Não é raro ver suas unidades preferirem trilhar caminhos bem ilógicos para chegar no destino desejado, especialmente quando há diferentes relevos na rota. Com o mapa muito povoado, também acontece de, volta e meia, selecionar unidades que você não queria, mas nada disso estraga a experiência geral.

Conclusão

Age of Empires III - Definitive Edition é a melhor forma de jogar o clássico de estratégia, com aprimoramentos substanciais de visual e gameplay, que o novo game muito melhor do que o original. Além do preço baixo (cerca de R$ 36,99 na versão comum, pelo Steam), o jogo faz parte do catálogo do Xbox Game Pass, que o deixa ainda mais acessível para os jogadores.

É possível gastar centenas de horas com diversão offline e online, com poucos problemas que ficam em seu caminho (como a citada fraca inteligência artificial das suas tropas). O título é, definitivamente, obrigatório para fãs do gênero de estratégia.

Quais são os melhores jogos de simulador? Comente no fórum do TechTudo!



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.