Phasmophobia é um jogo de terror cooperativo que se tornou febre na Twitch e no Steam. Disponível para PC (Windows), o game traz um multiplayer de investigação paranormal em que jogadores devem trabalhar em equipe para desvendar mistérios de casas mal-assombradas. Vale dizer que o título tem direito até mesmo a suporte para óculos de realidade virtual e reconhecimento de voz. No tutorial a seguir, descubra como jogar Phasmophobia e confira algumas dicas para se tornar um excelente caçador de fantasmas.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como jogar Phasmophobia

Phasmophobia pode ser jogado com até quatro jogadores. O game lembra os famosos programas de TV sobre caçadores de fantasma, em que equipes exploravam casas supostamente assombradas em busca de atividade paranormal. No jogo, o objetivo é o mesmo: entrar em uma casa, procurar evidências e descobrir qual o tipo de assombração reside naquele local. Há várias maneiras de obter pistas: câmeras, diferentes dispositivos eletrônicos e até mesmo a sua própria voz podem ser gatilhos para atrair a atenção de entidades ou fantasmas.

Aprenda os controles

O modo de treinamento é uma boa maneira para começar a se familiarizar com os principais comandos de Phasmophobia, como o “J”, que abre o diário, e o “T”, que mantém a lanterna ligada enquanto são utilizados outros objetos. Por isso, não pule o tutorial. Felizmente, os controles são ajustáveis e, para quem tem mouse com botões extras, é possível deixar os atalhos mais práticos. Confira, abaixo, a lista completa dos comandos do game.

  • W - movimento para frente
  • A - movimento para esquerda
  • S - movimento para trás
  • D - movimento para direta
  • Shift - correr
  • C - agachar
  • V - pressione para falar no local
  • B - pressione para falar com todos
  • Q - troca item do inventário
  • J - diário
  • E - pegar/interagir
  • G - jogar item
  • Botão direito do mouse - uso primário
  • F - uso secundário

Reconhecimento de voz

Para que o usuário possa conversar, invocar e até mesmo provocar as entidades, Phasmophobia utiliza a tecnologia de reconhecimento de voz da assistente virtual Cortana, do Windows, e conta com suporte para português. Essas configurações são definidas assim que o jogo é aberto pela primeira vez. No entanto, para que tudo funcione corretamente, o pacote do idiomas (inglês ou português) que você selecionou para jogar o game deve estar instalado no Windows.

Você pode testar as configurações no menu "Opções", em "Áudio/Reconhecimento de voz". Clique em "Testar" e repita a frase da imagem abaixo para verificar se o jogo está, de fato, reconhecendo a sua voz.

Para jogar Phasmophobia em inglês

No menu iniciar, digite “Configurações de Idioma” e tecle Enter. Em “Idiomas preferidos”, clique no sinal de mais (+) e escolha o idioma.

Para que o reconhecimento de voz em inglês funcione, vá até a aba "Fala", com ícone de microfone. Em "Idioma de fala" selecione o "inglês" e marque a caixa “Reconhecer sotaques não nativos deste idioma”. Por fim, abra o Phasmophobia e teste o reconhecimento nas opções.

Caso não funcione, confira o guia (https://steamcommunity.com/app/739630/discussions/0/2948125678383474159/) da Kinect Games, produtora

... do jogo, com soluções para problemas de voz. Não esqueça de definir o microfone que será usado nas opções do game.

Loja de equipamentos

Antes de iniciar a investigação, os jogadores têm acesso a uma loja de equipamentos. É possível comprar uma série de eletrônicos e itens para proteção para melhorar suas investigações, mas é bom frisar que cada investigador já inicia o game com uma lista de itens garantida: câmera fotográfica, lanterna, medidor EMF, lanterna UV, câmera de vídeo, Spirit Box e um caderno de escritas fantasmas.

Todos os itens da loja são pagos, mas os jogadores ganham cachê quando completam suas investigações. Objetivos opcionais e diários também garantem um dinheiro extra. Importante dizer que itens que não estão na sua lista inicial, como tripés, crucifixos e termômetro, também são essenciais. Por isso, cuide bem das suas finanças no jogo.

Como iniciar uma partida

Clique em “Jogar” para abrir a tela de salas. O usuário tem a opção de entrar em uma sala pública, uma privada ou criar a sua própria para jogar sozinho ou com até quatro outros jogadores. A lista de servidores informa o nome da sala e o número de pessoas que já estão na partida.

Ao criar uma sala, o usuário pode ver a lista de jogadores presentes, o código de convite e a lista de equipamentos, além de ícones para adicionar ou comprar itens na loja. Para começar a investigação, selecione um contrato, clique em “Pronto”, e, depois, em “Iniciar”. Para jogar uma fase solo, basta criar uma sala privada e iniciar sozinho.

Jogar Phasmophobia sozinho, no entanto, não é recomendado para iniciantes.Tenha pelo menos uma pessoa para acompanhar você na caça aos fantasmas. Em duplas ou grupos, os jogadores podem dividir as tarefas, comprar mais eletrônicos e fazer revezamento para não perder a sanidade.

Conduzindo a investigação paranormal

Primeiros passos

O jogo começa na base da equipe, dentro de um caminhão. Antes de entrar na casa, leia as informações do quadro branco. Nele, estão listados seus objetivos, o nome do espírito e como ele se manifesta – por exemplo, se responde a grupos ou apenas a pessoas que estejam sozinhas. Os objetivos que aparecem no quadro são opcionais, e só é necessário completar todos caso você tenha interesse no bônus em dinheiro.

Na base, há quatro outras telas ao lado dos objetivos. A primeira é um mapa do local, seguido por um sensor sonoro que pode ser usado com o Sensor de Som, disponível na loja de equipamentos. Logo abaixo, está o nível de sanidade de cada membro da equipe e, por último, a atividade paranormal, que mostra o nível de agitação do fantasma.

Depois de coletar todas as informações necessárias, abra o caminhão, clicando no painel da esquerda, para começar a investigação. Pegue a chave da casa em cima da mesa, perto do computador, e escolha seus itens. Cada jogador pode levar até três equipamentos.

Quando o caçador vira a caça

A sanidade é de extrema importância em Phasmophobia, pois funciona como uma barra de "vida". Encarar o fantasma ou passar muito tempo no escuro reduzirá a sua lucidez e o deixará vulnerável.

Ao abrir a porta da casa, você e sua equipe terão cinco minutos contados antes que a entidade fique com raiva e comece a atacar. Por isso, divida as tarefas, monte os equipamentos o mais rápido possível e volte para o base para se reorganizar. A única maneira de recuperar a estabilidade é com as Pílulas de Sanidade, disponíveis na loja a partir do level 5.

Durante um ataque, o espírito trancará portas, drenará a bateria da sua lanterna e interagirá com objetos dentro da casa. Caso isso aconteça, desligue as luzes e se esconda. Entre em armários ou quartos, feche as portas, aguarde um tempo e acenda a lanterna novamente. Caso a lanterna não esteja mais piscando, você está seguro para sair do esconderijo e voltar para a base. Os jogadores que forem vítimas do fantasma serão mortos e ficarão fora da partida, vagando simplesmente como espíritos na casa.

Diário e evidências

O objetivo central do jogo é coletar três evidências e descobrir qual o tipo de fantasma está assombrando o local. Por isso, o diário (J) será um grande aliado nas caçadas. Use-o para verificar os pontos fortes, as fraquezas e as características de cada espécie de assombração. As últimas páginas são usadas para armazenar as fotografias da equipe (que são limitadas, portanto, use a câmera com cuidado) e anotar as pistas encontradas.

Abaixo, confira a lista com todas as evidências que podem ser encontradas:

  • EMF Nível 5: quando o medidor de campos eletromagnéticos acende as cinco luzes;
  • Spirit Box: quando o fantasma se comunica por meio do aparelho de rádio;
  • Temperatura baixa: quando o termômetro marca temperaturas abaixo de 0°C
  • Impressões digitais: quando a lanterna UV mostra marcas de dedo nas portas;
  • Orbe fantasma: quando uma esfera de luz aparece na câmera, no PC da base;
  • Caderno do fantasma: quando um espírito escreve na página do caderno.

Dicas para jogar Phasmophobia

Fique de olho no relógio

Na base de investigação, você terá um relógio contando cinco minutos. Esse é o tempo que a equipe terá até que a fúria do fantasma afete sua sanidade mental. Por isso, instale todos os equipamentos necessários antes que o contador chegue ao fim.

Localize o cômodo assombrado

Antes de tentar se comunicar (ou até mesmo xingar) o fantasma, tente localizar o cômodo que ele está assombrando. Não fique andando pelo espaço aleatoriamente. Utilize, também, o termômetro e o leitor EMF para descobrir o melhor lugar para instalar câmeras e interagir com a entidade.

Jogue sal

Sal é um item barato ($15) e bem útil para ser comprado na loja de equipamentos. Além de repelir todos os tipos de fantasmas, você pode usá-lo para ver pegadas das entidades usando uma luz UV.

Qual o melhor game de terror? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.