A Black Friday 2020 está marcada para o dia 27 de novembro e os consumidores já estão ansiosos pelos descontos nos celulares. Para quem deseja usar a data para aproveitar as ofertas, é recomendado começar a se preparar com antecedência para escolher o aparelho ideal de acordo com o tipo de uso, além de ter um tempo extra para pesquisar o histórico de valores e evitar sair no prejuízo. Pensando nisso, o TechTudo separou oito dicas que devem ser levadas em conta na hora de escolher um smartphone na Black Friday.

Nota de transparência: Shoptime e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação.

1. Defina seu tipo de uso

Na hora de escolher um celular, é importante saber qual smartphone mais se adequa às suas necessidades. Para isso, é interessante verificar a ficha técnica, pois ela vai ajudar a entender o que o telefone deve entregar em termos de uso.

Caso o usuário utilize o aparelho para tarefas básicas, por exemplo, como navegar nas redes sociais, é interessante investir em aparelhos de entrada. Para tarefas mais pesadas, o ideal é buscar um processador mais potente aliado a uma memória RAM maior, investindo em modelos intermediários ou ainda nos top de linha.

Outro ponto a ser observado nas especificações é a capacidade da bateria. Dispositivos com componente superior a 4.000 mAh já devem oferecer autonomia para um dia inteiro longe das tomadas em uso moderado, sendo uma boa pedida para quem fica bastante tempo fora de casa.

Investir em telas maiores, com boa resolução e de qualidade é interessante para quem usa o celular para assistir filmes e séries. Prestar atenção no conjunto fotográfico, saber a quantidade de câmeras e as especificações delas é o mais recomendado para os amantes de fotografia.

2. Armazenamento

O armazenamento interno do smartphone é o espaço que o usuário tem para guardar dados e arquivos. Mensagens, fotos, vídeos, documentos e até mesmo os filmes e músicas salvos para ver e ouvir offline nas plataformas de streaming, como Spotity e Netflix, ficam armazenados na memória interna. Por isso, quanto maior o armazenamento, melhor.

O mais recomendado é investir em um celular que tenha pelo menos 32 GB de armazenamento ou, se puder começar com 64 GB, é ainda melhor. Desta forma, não será necessário ficar apagando fotos ou mensagens para liberar espaço e ainda vai evitar que o aparelho fique lento por falta de espaço.

Lembre-se ainda de que alguns aparelhos oferecem armazenamento superior a 64 GB e alguns aceitam também cartão de memória, o que permite expandir o espaço.

3. Câmera macro

A câmera macro marcou presença em muitos lançamentos de 2020. A lente apareceu em smartphones como o Galaxy A51, Motorola One Macro e Redmi Note 8 Pro. O recurso serve para fotografar objetos a uma distância mínima.

A câmera resolve o problema de a imagem sair desfocada, como costuma acontecer ao fazer cliques nestas condições. O resultado final promete ser uma fotografia nítida e rica em detalhes mesmo bem de pertinho. Portanto, a câmera macro pode ser um recurso extra interessante para quem quer adquirir um smartphone.

4. Não se esqueça das gerações passadas

Para quem gostaria de investir em um smartphone premium, mas os lançamentos ficam fora do orçamento mesmo com os descontos da Black Friday, vale a pena avaliar os modelos de 2019 ou 2018.

Alguns aparelhos top de linha de gerações anteriores ainda apresentam câmera e sistema de ótima qualidade. Para saber se é o caso, fique atento às especificações do dispositivo, d

... etalhes do conjunto fotográfico e principalmente se o modelo recebeu atualizações de sistema. Desta forma, será possível adquirir um celular de excelente qualidade por um preço que cabe no bolso.

5. Internet 5G

A internet 5G ainda não está disponível no Brasil, mas esta realidade deve mudar já em 2021. Tendo isto em mente, é importante pensar que ao adquirir um celulares com suporte à rede agora vai evitar que ele precise ser trocado dentro de um período curto. Portanto, para quem faz questão de ter internet 5G e também quer ficar com seu novo smartphone por mais alguns anos após a compra, pensar na compatibilidade agora é o ideal.

Além disso, a tecnologia 5G DSS mesmo que de forma limitada já chegou a algumas regiões do país. Trata-se de uma conexão que compartilha espectros com a rede 4G para oferecer velocidades maiores.

6. Assistência técnica

Estar preparado para imprevistos é muito importante, por isso é interessante verificar se existe assistência técnica autorizada para o celular que pretende adquirir. Também é recomendado checar os termos de garantia e valores de eventuais consertos. O site oficial das fabricantes costuma trazer esse tipo de informação, bem como as formas de entrar em contato e acionar o suporte técnico.

O apelo da Black Friday é comprar por um preço mais em conta, por isso é interessante estar atento a estes detalhes para evitar que o barato acabe saindo caro.

7. Verifique o histórico de valores

Muito se ouve falar das falsas promoções da Black Friday, quando estabelecimentos aumentam significativamente o valor de alguns produtos antes do dia da promoção para então vendê-los pelo preço original como se este fosse um desconto especial. Portanto, pesquise o preço do smartphone em lojas diferentes e busque informações sobre os valores dele ao longo do ano para não ser enganado.

Com o Compare TechTudo é possível checar o histórico de preços do smartphone nos últimos seis meses para não sair no prejuízo.

Fique atento também com relação ao frete, para saber o valor que deve ser acrescido à compra e o tempo que vai levar para que o aparelho chegue.

8. Ative alerta de descontos

Depois de escolher o smartphone que melhor atende às necessidades do usuário, o próximo passo é ativar alertas de descontos em comparadores para ficar por dentro das melhores ofertas. É possível fazer isso usando comparadores como o Compare TechTudo, Buscapé e Zoom, entre outros.

Confira os vencedores do Prêmio Melhores do Ano 2020


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.