Bateu a indecisão para comprar um novo computador? O Shoptime reúne algumas dicas e pontos para levar em conta na hora de selecionar os candidatos ideais para atender a sua rotina de trabalho, estudo ou lazer.

1- Portabilidade ou preço?

Diferentemente de um notebook, que dá para carregar a todo lugar na mochila, o desktop normalmente ocupa um espaço fixo na casa ou no escritório e tem baixo índice de portabilidade.

Mas, atenção, pois é possível encontrar modelos de computadores de mesa que, além de oferecerem mais conforto para usar por muitas horas, costumam ter preços mais baixos com configurações muito potentes.

2- Se performance não é o foco, invista em uma alternativa menos espaçosa

Esses são os modelos all-in-one - em que toda a torre com o hardware (processador, memória, armazenamento) fica instalado junto da tela do monitor.

3- O que você vai fazer primordialmente com seu computador?

Atividades básicas, como navegar pela internet, assistir a vídeos, edição de texto e envio de arquivos, não exigem uma configuração além da básica. Busque por máquinas com processador Intel Core i3 ou AMD Ryzen 3, que têm desempenho similar, e costumam estar em uma faixa de preço mais baixa.

4- Fique de olho nas marcas low cost

Há diversas marcas de computadores de entrada, com perfil custo-benefício, incluindo modelos da Dell, Multilaser e Positivo.

5- Performance é o ponto forte

Opte por computadores com processadores Intel Core i5, AMD Ryzen 5 e AMD Athlon.

6- Memória RAM acima de 4 GB

Menos de 4 GB de memória RAM é pouco para as tarefas de rotina, como ter mais de quatro abas abertas no navegador ou dois programas funcionando ao mesmo tempo.

Se tem um pouco a mais de orçamento, ainda sobre a RAM, busque opções com, pelo menos, 8 GB e possibilidade de expansão simples. Um dos padrões mais modernos de memória RAM é o DDR4. Se informe sobre essa opção nas configurações do seu novo aparelho.

7- Segredos de armazenamento

É muito mais interessante procurar opções com as tecnologias mais recentes. Procure pela sigla SSD, tecnologia mais veloz que o disco rígido (Hard Drive), mas que também pode encarecer o computador. Se você precisa de mais espaço por um bom custo-benefício, prefira um HD comum: eles costumam ser maiores e mais baratos, mas também mais lentos no acesso a arquivos e aplicativos.

8- Invista em um bom monitor

Há muitos modelos de monitores LCD e LED no perfil custo-benefício com tela HD (720p) e que vão atender a sua necessidade sem problema. Pensando na qualidade da imagem e no conforto dos olhos para uso prolongado, nossa sugestão é que você invista em um monitor Full HD (1080p).

Além da resolução, confira também os tipos de ajustes do monitor, em especial, a angulação e a altura, para que você possa montar o seu set-up de forma confortável para trabalhar, estudar e jogar por bastante tempo sem prejudicar seu pescoço e coluna.

Para quem trabalha com design e edição de vídeo ou também vai utilizar o computador para games, pode ser necessário investir não apenas em um monitor Full HD com taxa de atualização de 120 Hz ou com tela 4K, mas também em uma placa de vídeo dedicada.

... as de vídeo e outras configurações mais avançadas, como sistema de resfriamento e memória RAM mais modernos.

O preço acompanha os componentes de última geração e esses computadores estão entre os mais caros no mercado. Marcas como Acer, Samsung e Dell possuem linhas de PC gamers.

É importante frisar que a maioria dos desktops conta com espaço e facilidade para serem aprimorados com componentes extras ou mais modernos. Com notebooks, esse processo de atualização é mais complicado.

Agora você já tem informações para começar a selecionar os computadores pela configuração e faixa de preço, até fazer sua escolha no Shoptime.

E não deixe de conferir o Festival Black November, a Black Friday especial do Shoptime, com milhares de ofertas antecipadas e shows de grandes artistas.

Os shows são exibidos no Youtube e no canal Shoptime (NET canal 29 e 529; Sky canal 33 e 433; e Oi TV canal 78). A programação completa está no hotsite do Black November.

Aproveite para baixar o app do Shoptime, para ver os produtos e ofertas, além de muitas vantagens na hora de comprar online.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.