Roblox é um game base gratuito, disponível para Xbox One, PC, MacOS, Android e iOS (iPhone e iPad), que permite ao jogador desenvolver seus próprios jogos. O título, que mescla criação com jogabilidade, aumentou muito seu número de usuários durante o período de quarentena, alcançando mais de 120 milhões de players ativos por mês. Segundo a Roblox Corporation, mais da metade de jovens abaixo dos 16 anos e provenientes dos Estados Unidos jogam o game. Confira, a seguir, algumas perguntas e respostas sobre Roblox.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é Roblox e como funciona?

Roblox é o nome da plataforma de games 3D que permite ao usuário tanto jogar as produções de outras pessoas, quanto criar a sua própria. Tecnicamente, Roblox não é jogável como títulos tradicionais, como Minecraft, por exemplo, já que não se trata de um jogo em si, mas sim apenas de uma base, que, como peças de LEGO, possibilita criações.

Para começar a "jogar", basta abrir uma conta gratuitamente e decidir entre se aventurar em uma das milhões de aventuras já criadas ou desenvolver a sua própria produção. Os jogos feitos na plataforma têm a mesma estrutura básica do Roblox, mas é possível personalizá-los, criando seus próprios personagens, regras e objetivos.

Quantos itens do Roblox foram obtidos pelos jogadores?

O catálogo de itens de Roblox está em constante expansão. A última vez que a produtora revelou seus números foi em 2018, quando 552.792.173 itens estavam disponíveis. Este número possivelmente aumentou consideravelmente, já que, de lá para cá, o número de usuários do game cresceu bastante.

Em 2019, um dos cinco itens mais populares no game era o óculos em 8 Bits "Deal With It", do criador maplestick. Os números anuais de Roblox costumam ser revelados em janeiro e podem oferecer, em 2021, números atualizados dos artefatos disponíveis.

Quando Roblox foi criado?

A data de criação exata de Roblox é um pouco nebulosa, já que a plataforma mudou bastante desde que foi inicialmente concebida. O jogo começou a ser desenvolvido pelos engenheiros David Baszucki e Erik Cassel em 2004, sob o nome "DynaBlocks". Em 2005, foi renomeado como "Roblox" e disponibilizado para o público em sua fase de testes.

O lançamento oficial da primeira versão final do jogo foi em 1º de setembro de 2006. No entanto, a ideia por trás de Roblox é ainda mais antiga, tendo começado como uma ferramenta de física 2D ainda em 1989, segundo David, um de seus desenvolvedores.

Como ganhar Robux?

Robux é uma moeda utilizada na plataforma. A maneira mais simples de obtê-la é simplesmente comprá-la com dinheiro de verdade. Usuários assinantes do Roblox Premium (antigo Builders Club) recebem uma certa quantidade de Robux mensalmente. Esses jogadores Premium podem vender para outros players alguns itens, como roupas, e receber Robux em troca.

Usuários que criam games de alta popularidade em Roblox podem ganhar Robux quando jogadores Premium passarem tempo em seu jogo. Além disso, esses players desenvolvedores podem, também, vender um "Game Pass", que funciona como um passe de conteúdo exclusivo no seus jogos.

A produtora Roblox Corporation alerta usuários para tomarem cuidado com qualquer site ou pessoa que ofereça formas de obter Robux gratuitamente, por intermédio de supostos geradores de Robux ou assinaturas Premium. Normalmente, tratam-se de golpes que podem roubar a conta de usuários ou causar outros problemas.

Cartão Roblox: onde vende?

... p> Uma alternativa a comprar Robux com cartão de crédito diretamente no game é adquirir um "Cartão Roblox", sistema que conta com código resgatável em diferentes valores de Robux. Os cartões não estão disponíveis diretamente em lojas no Brasil, mas é possível encontrá-los em sites como Mercado Livre – mas cuidado: é imprescindível atentar à reputação do vendedor.

O usuário pode, também, comprar um "Gift Card" diretamente no site de Roblox dos Estados Unidos, caso tenha cartão mas deseje repassar o código para outra pessoa.

O que é Roblox Studio?

Roblox Studio é a ferramenta utilizada por usuários para criar seu próprios mapas e games no Roblox. Ela pode ser baixada gratuitamente no site oficial do game, e é bastante intuitiva de utilizar. O mecanismo permite desenvolver seu primeiro jogo em algumas horas, além de possibilitar um aprofundamento na criação de aventuras cada vez mais complexas.

É seguro para crianças?

Grande parte do público de Roblox é composto por crianças, e a plataforma toma precauções para manter o ambiente seguro. Ao criar uma conta, o jogador registra se tem menos ou mais de 13 (informação que não fica disponível publicamente), e, a partir disso, algumas restrições de jogabilidade são impostas a ele.

Além disso, os pais e responsáveis pela criança ganham acesso a algumas ferramentas que ampliam a proteção e permitem, por exemplo, limitar os tipos de jogos disponíveis e revisar o histórico de mensagens. Como em todo jogo online que envolve interação entre pessoas, há sempre um certo nível de risco, e é recomendado monitoramento.

Requisitos mínimos

Roblox é um game extremamente leve e, por conta disso, seus requisitos mínimos são diferentes dos exigidos por jogos mais recentes. Basicamente, qualquer computador que seja mais recente que 2005 e tenha conexão com a internet pode rodar Roblox, embora alguns games mais pesados desenvolvidos na plataforma possam apresentar problemas de performance.

Roblox é compatível com sistemas operacionais como Windows 7, 8, 8.1 e 10, Mac OS X 10.7 (Lion) e Chrome OS 53. Apenas o sistema Linux não possui uma versão. Qualquer computador com processador de 1 GHz, placa de vídeo com suporte para DirectX 9.0 e 1 GB de memória RAM deverá ser capaz de executar o game.

Em requisitos Mobile, Roblox pode ser executado na maioria dos aparelhos com Android 4.4, e em dispositivos da Apple a partir do iPhone 4S, iPad 2 e iPod Touch 5ª geração.

Qual o melhor app que você tem no seu celular? Comente no Fórum do TechTudo.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.