Xbox Series X e Series S estão disponíveis no Brasil desde 10 de novembro e trazem uma série de funcionalidades que podem facilitar a vida dos usuários. Capturas de imagens e vídeos em alta resolução, transferência de arquivos de aparelhos antigos, instalação de apps e o novíssimo Quick Resume estão na lista de ferramentas que tornam a experiência de uso dos novos consoles ainda mais completa e robusta. Confira, nas linhas a seguir, todas as maneiras de aproveitar ao máximo as novas plataformas da Microsoft.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Vale frisar que todos os passos abaixo funcionam tanto para o Xbox Series X (versão mais cara e potente do console, com drive de disco), quanto para o Xbox Series S (opção de entrada da nova geração, com hardware mais simples, SSD menor e sem o drive de disco).

1. Entenda a tela de download de jogos

A tela de download de jogos do Xbox Series X/S segue similar à vista no Xbox One. Nela, é possível conferir a lista de games instalados no aparelho, com a alternativa de usar filtros para organizá-los (por nome, plataforma e data de instalação).

Acesse "Biblioteca completa" para conferir a lista de jogo disponíveis em sua conta. Nesta página, também é possível acessar todos os jogos liberados por Game Pass e EA Play, assim como os títulos baixados pelo programa Games With Gold.

2. Ajuste seu tema e papel de parede

Xbox Series X e S contam com opções de customização da sua tela inicial, com cores diferentes para os ícones, telas de fundo animadas e papéis de parede personalizados. Dá, por exemplo, para importar fotos de um pendrive ou mesmo usar as imagens desbloqueadas a cada nova conquista como wallpaper do aparelho.

Para mudar a aparência do sistema do console, vá até Configurações > Geral > Personalização e confira as alternativas.

3. Configure a qualidade das suas capturas

O Xbox Series X é capaz de fazer capturas de imagens e vídeos em 4K, dependendo da resolução escolhida para o seu aparelho. No Series S, a qualidade das capturas segue a resolução do game executado, que em geral é de 1080p (Full HD).

Para configurar tempo de capturas, qualidade dos vídeos e salvar momentos que aconteceram alguns segundos atrás, toque duas vezes no botão de compartilhamento do Xbox Series para abrir o menu de "Capturar e compartilhar".

4. Habilite o modo de inicialização imediata

Um dos charmes dos Xbox Series X e S é o veloz disco SSD, que permite carregamento muito mais rápido para jogos e outras tarefas no console. Além disso, o novo SSD afeta o tempo de inicialização do Xbox, que pode ser potencializado pelo modo de inicialização imediata.

Com essa função ativada, o seu Xbox Series ficará em estado de suspensão, pronto para iniciar rapidamente a qualquer momento. Esse modo também permite que games sejam baixados enquanto o Xbox repousa. No entanto, é importante notar que essa opção aumenta o consumo de energia, já que o console se mantém com alguns componentes ativos.

5. Instale seus apps favoritos

Além de games, os Xbox Series X e S também têm compatibilidade com centenas de aplicativos que transformam os consoles em uma verdadeira central de mídia. É possível assistir a filmes, séries e documentários utilizando apps como Netflix, Prime Video e Hulu, além de conferir vídeos no YouTube e ouvir músicas e podcasts no Spotify.

Para instalar apps, pressione o botão central e vá até Meus jogos e apps > Biblioteca completa > Apps adquirido

... s. Caso ainda não tenha aplicativos na sua conta, acesse a loja do Xbox e baixe os programas gratuitamente.

6. Altere a sua resolução

Compatível com 4K, o Xbox Series X requer uma tela com a mesma resolução para exibir os jogos em 3840 x 2160. Ao inicializar o seu aparelho, vá até Configurações > Geral > Opções de TV e vídeo para alterar a qualidade de exibição do console.

Nesta tela, também é possível fazer outros ajustes de imagem, como habilitar HDR e fazer testes para saber se sua TV ou monitor são capazes de rodar os títulos a 120hz e 120 FPS (função limitadas a aparelhos mais modernos e tops de linha).

7. Transfira seus games do Xbox One

Caso seja dono de um Xbox One, a boa notícia é que será possível transferir todos os seus jogos, apps e saves do console antigo para os novos Xbox Series X e S. Isso pode ser feito diretamente pelo Wi-Fi, com a ferramenta de backup dos novos aparelhos.

Vá até Configurações > Sistema > Backup e transferência para iniciar o processo. Note que é necessário manter os dois consoles conectados à mesma rede.

8. Use o novo Quick Resume

Grande novidade para os Xbox Series X e S, o Quick Resume permite que os jogadores troquem de jogo rapidamente, voltando exatamente para a parte em que pararam, sem a necessidade de carregar os títulos do zero.

Para usar o Quick Resume, é importante que você não feche completamente os jogos ao terminar de jogar. Caso contrário, ele precisará ser iniciado novamente. Vale dizer que, por enquanto, a função não é compatível com todos os títulos e apresenta algumas inconsistências em seu funcionamento.

Qual é o melhor jogo de Xbox One? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.