O PlayStation 5 (PS5) chegou oficialmente ao Brasil na última quinta-feira (19) pelo preço sugerido de R$ 4.699 (com leitor de Blu-ray), e R$ 4.199 (totalmente digital). Embora algumas das suas funções sejam familiares aos proprietários do PlayStation 4 (PS4), há otimizações e novos recursos que são muito importantes para aproveitar ao máximo o novo console.

A ativação da versão correta dos títulos cross-gen, o resgate de saves antigos e o inédito Menu de Atividades para os caçadores de troféus são algumas das principais funções que valem a pena conhecer. Veja, na lista a seguir, dez dicas para aproveitar ao máximo o seu novo PS5.

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Astro’s Playroom

Desenvolvido pela Team Asobi, Astro’s Playroom é uma engenhosa demonstração dos recursos do DualSense, o controle do PlayStation 5. Este jogo vem pré-instalado em todas as unidades do console e é a porta de entrada para entender tudo do que o DualSense é capaz. Vale notar que o game vai além de um “manual de uso” e é uma experiência legítima, com várias horas de jogatina, carisma e referências à história da marca PlayStation.

2. Jogos da PlayStation Plus Collection

Os assinantes da PlayStation Plus (PS Plus) têm acesso instantâneo a uma biblioteca convidativa com 20 jogos que marcaram a geração do PS4, sem a necessidade de pagar mais por isso. A lista varia de exclusivos de peso a jogos third-party, incluindo nomes como God of War, Uncharted 4: A Thief's End, Monster Hunter World e Final Fantasy XV. Caso você tenha ficado curioso, vale checar a lista completa.

3. Acesse os games do PS4 pela retrocompatibilidade

O PlayStation 5 tem retrocompatibilidade com quase toda a biblioteca do seu antecessor, com exceção de apenas dez games. Caso o jogador já tenha jogos digitais vinculados à conta da PlayStation Network (PSN), será possível acessá-los normalmente por meio da biblioteca no novo console. Caso os tenha em disco, basta inserir na edição do console com leitor Blu-Ray.

Os jogos da retrocompatibilidade podem aproveitar as vantagens do Game Boost, que concede tempos menores de carregamento, uma taxa maior ou mais estável de FPS e resolução dinâmica até 4K. Em alguns casos, os jogos ainda recebem as melhorias de nova geração em patches dedicados, tal como é o caso de Final Fantasy VII Remake e Cyberpunk 2077.

4. Acesse os saves antigos no PS5

Além de rodar os games do PS4 no PS5, também existe a possibilidade de transferir os saves antigos para continuar o progresso no novo console. Há diferentes maneiras de fazer isso, mas a mais prática é fazendo upload dos dados na nuvem por meio da PlayStation Plus, a partir do PS4, e fazer o download pela mesma conta no PS5. É possível, também, utilizar a opção de Data Transfer, que conecta um console ao outro via Wi-Fi ou cabo Ethernet.

5. Use o Menu de Atividades para concluir pendências

Uma das novidades do PS5 é o Menu de Atividades, que é acessado pelo botão PS do DualSense e concede um panorama sobre os desafios pendentes do game que o usuário esteja jogando no momento. Além de mostrar o progresso feito e o tempo estimado para a conclusão do desafio, é possível clicar no cartão para ser transportado rapidamente para a área correspondente, poupando muito tempo aos que gostam de colecionar troféus e platinas.

6. Acesse a versão de PS5 dos seus games

Alguns jogos oferecem uma atualização gratuita das suas versões de PS4 para PS5. Assassin's Creed Valhalla, Spider-Man: Mi

... les Morales e DOOM Eternal são alguns dos exemplos. Para não ter confusão e correr o risco de jogar a versão de PS4 no novo console sem querer, é sempre importante se certificar de que foi baixada a edição para PS5 na PlayStation Store.

7. Remote Play

O aplicativo Remote Play está de volta no PlayStation 5 e permite que os usuários transmitam a imagem do console para outros dispositivos, como computadores, celulares ou tablets. Para acessar, é preciso baixar o aplicativo PS5 Remote Play nas lojas oficiais e seguir as instruções de conexão. O programa também é muito útil para quem faz transmissões ao vivo na Twitch ou YouTube e não possui uma placa de captura dedicada para gravar a gameplay.

8. Configurações do DualSense

O controle DualSense é um dos principais diferenciais do PS5 pelas suas tecnologias de feedback háptico e gatilhos adaptáveis, que transmitem diferentes sensações de acordo com o que acontece nos games. No entanto, caso o jogador queira desativar esses recursos, para ter uma experiência mais simples ou até mesmo para poupar bateria, é possível desativar as vibrações facilmente pelas configurações do videogame.

9. Cheque as horas de jogo registradas

Um recurso muito pedido pelos jogadores era a possibilidade de checar as horas totais jogadas sem precisar abrir o game. Agora, é possível fazer isso no PS5 acessando o próprio perfil. O interessante é que, utilizando a mesma conta da PSN, o usuário pode verificar as horas jogadas até mesmo em games do PS4.

10. Compartilhe momentos com o botão Share

Em um mundo conectado, sempre surge a oportunidade de compartilhar uma boa jogada nas redes sociais. O controle DualSense tem um atalho rápido (o botão Share) que permite compartilhar fotos e clipes com os seus amigos com facilidade. Vale ressaltar que o PlayStation 5 grava retroativamente uma hora de gameplay, facilmente resgatável pelo menu de compartilhamento e com suporte à resolução 4K.

Quais são os 10 melhores jogos na sua opinião? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.