A Black Friday 2020 ocorre na próxima sexta-feira (27) e o consumidor que deseja aproveitar o evento para ir às compras conta com uma série de recursos para fugir de promoções enganosas. Utilizar comparadores de preço e prestar atenção à detalhes relacionados à forma de pagamento, por exemplo, são conselhos importantes para não cair na tentação com os descontos e acabar pagando mais caro. A seguir, você encontra mais dicas que ajudam você a separar promoções atraentes de falsas e a aproveitar uma Black Friday de verdade.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Use comparadores de preço

Os comparadores de preço ajudam você a fugir da tentação de comprar algo por impulso só porque determinada oferta parece imperdível. Em sites como o Compare TechTudo, você pode buscar o que deseja comprar e ver todos os preços de lojas confiáveis listados. Essas ferramentas irão listar itens em ordem, do preço mais baixo ao mais alto, tornando simples a tarefa de identificar que loja está vendendo aquilo que você deseja pelo melhor valor. Vale lembrar que há outras opções para produtos que não sejam eletrônicos.

2. Verifique o histórico de preços do produto

Sites comparadores de preço têm ainda outro recurso fundamental para fugir de promoções falsas: o histórico de preços de cada produto. Esse levantamento reúne os valores cobrados pelas lojas ao longo dos meses e permite que você visualize se os preços aumentaram nas semanas anteriores à Black Friday. Dessa forma, no dia do evento, a primeira impressão é de que o valor está mais baixo, tática que é conhecida como a promoção da "metade do dobro".

No exemplo da imagem acima, note que os preços do produto estão subindo nos últimos dias. Esse aumento pode indicar que os comerciantes diminuam o preço na Black Friday para o valor usual, criando a ilusão de um grande desconto.

3. Fique de olho nas condições de pagamento

É importante olhar os preços com calma, porque nem sempre o valor que faz saltar os olhos na página da loja é o que você vai pagar. Um exemplo é que o preço à vista, com pagamento no boleto, tende a ser mais em conta do que o valor pago no cartão de crédito, com ou sem juros. Além disso, há os serviços de fidelidade e cashback das lojas que podem dar condições mais vantajosas, mas podem nem sempre ser ideais no seu caso.

A dica aqui é se informar sobre as condições de pagamento aplicadas pela loja no produto que você quer e focar sua atenção naquela que se aplica às suas condições. Se você vai parcelar, não adianta considerar o preço à vista: verifique o simulador de parcelas da loja para saber exatamente quanto vai pagar e por quanto tempo.

Com esse dado em mãos, é possível comparar as condições de outra loja que talvez ofereça um valor à vista mais alto, mas que ganhe nas condições de pagamento. Por exemplo, o oferecimento de um parcelamento sem juros, ou mesmo um valor total que, fracionado mês a mês, se mostra mais em conta do que a promoção que você analisou primeiro.

4. Não esqueça do frete

Na euforia das compras da Black Friday, é comum ignorar os detalhes e acabar pagando mais caro. Por vezes, os custos de frete são esquecidos e podem acabar comprometendo o orçamento de quanto você quer pagar por algo.

Assim como recomendamos a análise das condições de pagamento, também é importante lembrar do custo de transporte do seu produto. Use o simulador do site com o seu CEP para testar e verificar se o frete, somado ao valor do produto, não acaba com o desconto. Essa situação foi uma das queixas mais comuns na Black Friday 2019.

5. Use sites colaborativos

... > Comparadores de preço são importantes para sair em busca das melhores condições. No entanto, nem sempre os resultados desses sites são condizentes com a realidade por conta de fatores como condições de pagamento ou mesmo frete. Ainda há a questão de que buscadores de preço não reagem automaticamente às mudanças que as lojas podem fazer a qualquer momento.

Isso significa que você pode buscar algo em um comparador e ver um preço que já não é mais o atual. Para contornar essa limitação, você pode usar ferramentas mais colaborativas, em que a comunidade de consumidores lista e analisa ofertas, indicando quais são as melhores. Os sites contam até com comentários que explicam porque determinada oferta não vale a pena.

Entre as opções, Promobit e Pelando cumprem esse papel e são fáceis de usar. Os dois sites podem ser uma ferramenta importante na hora de praticar o consumo consciente e pesquisar preços na Black Friday.

6. Ative extensões de navegador

Black Friday de Verdade é uma extensão de navegador que promete detectar as pegadinhas e avisar quando um produto está com preço mais barato em outro lugar. Disponível para Chrome e navegadores derivados, como o Microsoft Edge, a extensão tem recursos como histórico de preços e alertas, além de ser capaz de encontrar cupons para você aplicar na hora de pagar.

Outra alternativa é o Black ou Fraude do Reduza. Em vez de comparar preços, a ferramenta pede apenas o link do produto para fazer uma pesquisa aprofundada na Internet. Assim, consegue identificar se o item não pode ser encontrado mais barato em outro lugar. Além disso, o buscador ainda verifica se a promoção selecionada não apresenta pegadinhas.

O que você quer que esteja mais barato na Black Friday? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.