Conforme os smartphones ganham mais funções e os processadores evoluem, o aparelho demanda mais bateria. Por isso, as baterias também vão aumentando de capacidade, ao mesmo tempo em que os sistemas operacionais tentam melhorar a sua eficiência energética.

Para o consumidor, o que importa é ter um aparelho com boa bateria, que aguente muitas horas na rua e longe de tomadas. Mas como saber se um smartphone tem uma bateria eficiente? O Shoptime explica para você, que quer aproveitar a Black Friday para comprar um novo aparelho.

Medida em mAh

A capacidade das baterias é medida em miliampere-hora, ou mAh. E o entendimento do valor é simples: quanto maior o valor em mAh do celular, do tablet ou de outros aparelhos, maior será a sua carga de bateria e sua duração em uso.

Obviamente, a duração da carga é diretamente relacionada com o tipo do uso do aparelho, do tempo de tela acesa, das conexões realizadas e dos aplicativos abertos, entre outros fatores. Também tem grande influência a arquitetura e o design do celular.

Os fabricantes vêm investindo e lançando smartphones com grande capacidade de carga e também com recurso de carregamento rápido.

Por exemplo, a Xiaomi anunciou um novo carregador sem fio de 80 W que promete reabastecer uma bateria de celular de 4.000 mAh em 19 minutos. O desempenho é cinco vezes maior do que um carregador de 15 W que, normalmente, leva duas horas para chegar a 100% da carga.

Baterias aceitáveis

Em smartphones básicos e de entrada, destinados a quem utiliza mais o Whatsapp, Instagram e app do banco, por exemplo, você deve encontrar baterias com até 3.000 mAh de capacidade. Esse dado é fácil de encontrar na ficha técnica do produto no Shoptime ou no site da fabricante.

Um smartphone intermediário, que terá melhor processador, mais memória RAM e mais espaço de armazenamento, deve trazer uma bateria entre 4.000 mAh e 5.000 mAh. Para um usuário médio, 5.000 mAh significa até dois dias sem conectar o celular na tomada.

Aparelhos topo de linha, destinados a gamers ou que têm justamente a capacidade da bateria como um dos destaques (caso do Samsung Galaxy S20, Galaxy M31 ou do Motorola Moto G9 Plus) terão 5.000 mAh ou mais.

A exceção à regra costumam ser os iPhones. Apesar da Apple não divulgar especificidades da ficha técnica, analistas de tecnologia conseguem definir certos parâmetros. A bateria do novo iPhone 12 tem cerca de 2.815 mAh, enquanto a do iPhone 12 Pro Max, de tela maior, tem 3.687 mAh.

Menos do que um celular com sistema Android de entrada? Exatamente. Mas as baterias dos modelos mais recentes de iPhone costumam durar bastante, mais de um dia até, para usuários médios.

Isso é possível graças à arquitetura de construção dos celulares da Apple, com elementos projetados especialmente para um iPhone. Isso reduz desperdício e aumenta a eficiência total do aparelho, inclusive da bateria. Oficialmente, o processador A14 Bionic, instalado nas quatro versões do iPhone 12, oferece "maior duração de bateria", nas palavras da marca.

Com essas explicações, você já pode escolher seu novo smartphone no Shoptime, que tem aparelhos de todas as marcas e de todas as faixas de preço.

E não deixe de conferir o Festival Black November, a

... Black Friday do Shoptime, com milhares de ofertas, descontos e shows de Ludmilla, Simone & Simaria e Luan Santana.

Os shows são exibidos no Youtube e no canal Shoptime (NET canal 29 e 529; Sky canal 33 e 433; e Oi TV canal 78), nesta quinta e sexta-feira. A programação completa está no hotsite do Black November.

Não deixe de baixar o app do Shoptime e aproveitar a Black Friday. São milhares de ofertas, descontos, cashback e frete grátis exclusivo no app.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.