A Black Friday 2020 é uma boa oportunidade para adquirir um novo fone de ouvido pagando menos. Marcas como Samsung, Apple, JBL, Sony e Multilaser têm diversas opções disponíveis, seja um modelo intra-auricular mais simples ou um headphone over-ear com recursos premium. Portanto, além de conferir os preços e suas variações, também é importante saber o que buscar em relação às especificações e funcionalidades do possível novo fone. O TechTudo separou cinco dicas para você comprar o fone de ouvido certo nessa temporada de descontos. Confira a seguir:

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Fique atento ao tipo de fone

Antes de adquirir um novo fone de ouvido, uma das principais características que o consumidor precisa levar em conta é o tipo de dispositivo desejado. Atualmente, existem algumas variações de fone que contam com características próprias, assim como pontos positivos e negativos. É importante verificar se o material e a construção do produto em questão tendem a apresentar durabilidade e se o mesmo é leve, já que, dependendo do seu tipo de uso, um fone de ouvido pesado pode incomodar.

Em relação aos tipos de fones de ouvido existentes, os mais famosos são: os auriculares, intra-auriculares, supra-auriculares e os fones chamados circum-aurais – também chamados de earbuds, in-ear, on-ear e over-ear, em inglês. Os fones de ouvido auriculares têm uma estrutura única no encaixe, a exemplo dos AirPods, por exemplo. Sem um isolamento físico, esses acessórios são interessantes para chamadas de voz, já que, dependendo do modelo, a qualidade de som pode deixar a desejar.

Um degrau acima estão os fones intra-auriculares. Esse tipo de acessório também é portátil e se destaca pela maior imersão na hora de ouvir músicas ou até mesmo conversar no telefone. Com isso, a sensação é de uma maior qualidade de áudio, além de ser mais ergonômico e interessante para praticar exercícios físicos, por exemplo.

Na sequência, oferecendo uma qualidade ainda maior na reprodução sonora, estão os fones supra-auriculares. Esses headphones têm uma haste superior e trazem conchas arredondadas, ficando sobre a orelha do usuário. Para quem pretende usar o acessório por muitas horas seguidas, vale considerar o incômodo que essa proposta de uso pode causar, pressionando a cabeça depois de algum tempo.

Os fones de ouvido que fazem parte dessa categoria também costumam ser mais caros em relação aos earbuds e in-ear. Isso pode estar ligado à construção, que passa mais confiança e durabilidade, além dos componentes internos, que vão desde drivers maiores até baterias de maior capacidade. Um problema dos on-ear (ou supra-auriculares) é a falta de um isolamento acústico completo, algo parecido com o que acontece nos auriculares.

Uma solução para ter maior imersão e conforto, seja para usar na rua ou em casa, são os over-ear ou circum-aurais. Com acolchoamento que envolve a orelha do usuário, a ideia é trazer mais conforto para quem fica com o fone por muito tempo, além de isolar o usuário sem necessariamente trazer recursos como cancelamento de ruído ativo para isso. Entretanto, seus preços são bem mais altos, além de serem mais difíceis de transportar.

2. Conexões disponíveis

Outro fator importante para análise antes de adquirir um novo fone de ouvido é verificar qual o seu tipo de conexão. Tradicionalmente, os dispositivos com fio fazem o uso de interfaces de 3,5 mm, um padrão em grande parte dos smartphones, tablets e notebooks.

No entanto, isso vem mudando nos dias atuais principalmente com a presença exclusiva da entrada Lightning em iPhones, por exemplo, impossibilitando o uso de fones de ouvido com a interface de 3,5 mm. Alguns celulares Android também têm chegado apena

... s com USB-C, dificultando a vida de quem tem um fone P2 em casa.

Dessa forma, caso queira evitar complicações e aumentar a compatibilidade com diferentes sistemas, optar por um fone de ouvido Bluetooth pode ser o ideal, já que todo smartphone atual possui essa tecnologia. Uma dica é buscar por um aparelho que tenha uma boa autonomia de bateria para que o dispositivo não te deixe na mão após algumas horas de uso.

3. Potência

Além das conexões disponíveis no dispositivo, saber comparar a potência dos fones de ouvido também é importante. Como dito anteriormente, os fones maiores apresentam uma potência mais alta em relação aos mais compactos, justamente pelo tamanho dos drivers que estão presentes internamente. Essa característica é um indicativo de potência sonora: quanto maior o driver, maior a capacidade na hora de reproduzir músicas.

Além disso, questões como a frequência de resposta e impedância também são importantes. Por isso, quanto maior a impedância em um headphone, mais chances esse aparelho tem de oferecer áudio limpo. Entretanto, vale ressaltar que nem sempre é assim, afinal, outros fatores podem diminuir ou aumentar a importância da especificação em um fone. Ainda assim, comprar um fone de ouvido de impedância alta pode garantir maior qualidade do som na maioria dos casos.

Já a resposta de frequência indica os limites que o som do dispositivo consegue alcançar, seja o nível mínimo ou o máximo, e não necessariamente a qualidade. De maneira lógica, os acessórios de som que oferecem maior amplitude trazem também sons mais completos, o que significa, na prática, músicas com mais detalhes, como instrumentos, efeitos sonoros e vocais bem definidos. No entanto, é incomum que faixas e outros sons cheguem aos extremos desse intervalo, seja 20 Hz ou 20 kHz.

4. Tecnologias de som disponíveis

As tecnologias existentes nos fones de ouvido de diferentes marcas são aspectos importantes desses dispositivos. Em modelos mais atuais, o sistema de cancelamento de ruído ativo, por exemplo, é um diferencial interessante.

Esse sistema conta com microfones externos que captam o som ambiente e os anulam de forma que o usuário tenha uma imersão sonora completa. Em alguns casos, a tecnologia se limita a permitir ou não a entrada de sons externos, enquanto outros têm ajustes via Inteligência Artificial e até geolocalização, caso do WH-1000XM4, da Sony.

Além disso, marcas como a JBL se destacam pelos seus recursos de áudio, como o JBL Signature Sound, assinatura que promete uma reprodução balanceada para realçar as diferentes faixas. Outro exemplo é a JBL Pure Bass, que se destaca pela promessa de uma maior fidelidade no som com graves mais precisos. Nessa mesma linha de funcionalidades, a Sony tem a tecnologia Extra-Bass, que também é responsável por aumentar a qualidade dos graves durante a reprodução sonora.

5. Monitore o preço dos produtos

Existe uma grande variedade de fones de ouvido à venda no mercado brasileiro, seja para usuários que buscam o básico ou para os mais exigentes e audiófilos, que desejam o máximo de qualidade de som. Essa diversidade de modelos se deve também aos inúmeros lançamentos que acontecem durante todo o ano, levando até à queda nos preços em versões mais antigas.

Por conta disso, é importante sempre monitorar o histórico de preços dos fones que você tem como favoritos para comprar, visto que, nessa época do ano, é comum encontrar dispositivos eletrônicos com preços inflacionados e longe da realidade.

Com uma breve pesquisa em diferentes sites de e-commerce – como o Compare TechTudo, por exemplo –, vale verificar a média de preço do produto e sua variação ao longo dos últimos dias, semanas ou até meses. A prática ajuda a descobrir se o desconto é realmente verdadeiro ou apenas ilusório.

Onde comprar o Windows 10 Pro? Tire essa e outras dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.