A Black Friday 2020 acontece nesta sexta-feira (27) e é uma boa oportunidade para encontrar notebooks gamer com desconto. Nossas pesquisas mostram que é possível encontrar laptops para jogos de marcas como Samsung, Lenovo, Dell, Acer e Avell com valores até R$ 2.100 mais baixos. No guia abaixo, abordamos critérios que você pode usar no seu processo de escolha para garantir o preço mais baixo e também a melhor configuração dentro do seu orçamento e necessidades.

1. Atenção ao histórico de preços

A pandemia do novo coronavírus e a alta do dólar tiveram efeito nos preços de eletrônicos em geral, e os notebooks e hardware gamer não foram exceção. Uma dica para encontrar ofertas e descontos reais, em que os preços realmente ficaram mais baixos na Black Friday, é usar comparador de preços, como o Compare TechTudo.

No Compare TechTudo, assim como outros sites parecidos, você tem acesso a um histórico detalhado dos preços de cada modelo, algo que permite ver com clareza quanto o laptop que você procura vinha custando nas últimas semanas e meses. Com essa informação fica fácil perceber se as lojas andaram aumentando o preço para criar descontos artificiais nesta sexta-feira de Black Friday.

2. Atenção ao processador

No Brasil, o nicho de notebooks gamer é dominado pela Intel. Por isso, para comprar um bom modelo é importante ficar atento à evolução dos processadores da marca nos últimos anos. O primeiro detalhe que você deve pesquisar é a geração da CPU: isso determina a arquitetura do processador, o que tem impacto na performance e no consumo de energia do aparelho.

Atualmente, os notebooks gamer mais novos estão saindo de fábrica com unidades de décima geração da Intel. Mas é bom lembrar que modelos de nona geração ainda são encontrados, e podem até despontar com preços mais convidativos sem grandes perdas em termos de desempenho. Em último recurso, você pode considerar modelos com processadores de oitava geração – ciente de que estará abrindo mão de desempenho e de ciclo de vida na busca por um preço mais em conta.

Processadores da Intel são fáceis de identificar quanto à sua geração. Cada modelo tem uma denominação numérica em que os primeiros números definem sua geração, exemplo: o Core i5 10300H é de 10ª geração, assim como o Core i5 9300H é de nona e assim por diante.

3. Foco em desempenho para Full HD

A maior parte dos notebooks gamer vendidos no Brasil oferecem tela de resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) que, nas dimensões reduzidas de 17,3 ou 15,6 polegadas ainda representa uma definição satisfatória de imagem. Dados da Steam, coletados automaticamente de jogadores do mundo todo, mostram que telas Full HD estão presentes em 65,67% dos computadores, mesmo com toda a atenção gerada pelo PS5 e Xbox Series X, em 4K.

Para rodar games em Full HD, com vistas a manter seu sistema relevante e com fôlego para alguns anos de lançamentos, é interessante ir em busca de notebooks que venham equipados com, no mínimo, as GeForce GTX 1650 da Nvidia com memória GDDR6. Com essa placa, você vai dar conta de rodar jogos recentes a 60 FPS sem sacrifícios em fidelidade gráfica.

Para quem tem orçamento maior e quer algo mais avançado e com maior capacidade de acompanha as novidades em tecnologia, uma boa opção é a dos modelos com GeForce RTX 2060, RTX 2070 ou RTX 2080 (considerando também variantes Super e Ti). Essas placas têm alta performance gráfica, permitem aceleração de efeitos de ray tracing por hardware, suportam o DLSS 2.0 e vão encarar jogos recentes no nível ultra sem dificuldades.

Lembrando

... que, em alguns casos, placas RTX são interessantes para acompanhar notebooks com telas que atualizam a 120 Hz, já que o poderio gráfico extra acaba faz muita diferença para esse nível de exigência.

4. Design funcional

Mas nem tudo é perfeito. Ao procurar um notebook gamer, você já admite que está abrindo mão de portabilidade e discrição, já que laptops do gênero raramente pesam menos de 2 quilos e tendem a apresentar um design extravagante, cheio de LEDs e contrastes. Mas isso não quer dizer que um notebook gamer não possa ser funcional dentro das suas necessidades e perspectivas, de quem quer algo para jogos.

É importante verificar os tipos de interfaces oferecidos. O padrão de saída USB-C, por exemplo, já é bastante popular em acessórios e uma obrigatoriedade. Se vier com suporte ao Thunderbolt e saída de vídeo, melhor ainda: você poderá ligar monitores de alta qualidade pela porta, além de ter a perspectiva de usar uma GPU extra em computadores compatíveis com esse tipo de recurso, como os Alienware.

Outra interface que você deve prestar atenção é a de conectividade, sobretudo para quem curte jogar com vários jogadores online. A presença de porta Gigabit Ethernet é um fator decisivo, enquanto a presença do Wi-Fi 6 (802.11ax) também pode ser considerado.

Por fim, é importante também levar em conta os upgrades: notebooks que permitem instalação simultânea de mais de um SSD ou HD são ideais, porque você pode expandir o total de espaço disponível na máquina. Além disso, consulte o total de memória RAM que o notebook permite instalar e quanto slots disponíveis para isso ele oferece.

Outro detalhe para ganhar em tempo de vida do notebook, é a sua capacidade de refrigeração. Quanto mais quente o laptop ficar na hora de jogar, menor a sua performance no longo prazo, e maior o potencial de irritação com travamentos e outros problemas no futuro. Ao pesquisar um notebook gamer, abra mão do design esbelto e prefira modelos mais espessos e com sistemas mais agressivos de refrigeração.

5. Prefira armazenamento híbrido ou com SSD

Nos dias atuais, é uma boa dica evitar notebooks que tragam apenas HD convencional, mesmo que sejam mais baratos. Isso porque os SSDs – em especial do tipo PCIe (ou NVMe) – são mais indicados para uso exigente em games. Eles vão acelerar seu sistema e deixar sua configuração mais relevante pelos próximos anos, já que a nova geração de games criados com os consoles em vista já parte do princípio que um SSD de alta velocidade é um requisito mínimo.

Mas é uma opção conhecer os notebooks com armazenamento híbrido, aqueles que combinam o melhor dos dois mundos: você leva para casa uma máquina equipada com um SSD de capacidade menor, para instalar o sistema e os jogos que você curte no momento, além de um disco rígido de alta capacidade para seus backups e arquivos. Lembre-se, no entanto, que SSDs variam em performance e modelos com interface SATA são inferiores aos NVMe.

Via Steam, Tom's Hardware e Engadget



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.