Procurando por um notebook com bom custo-benefício, para atender suas necessidades no estudo, trabalho e diversão? O Shoptime tem algumas dicas para você investir corretamente no seu novo computador.

1- Avalie sua necessidade e o processador

Se você utiliza o notebook para atividades básicas, como navegar pela internet, assistir a vídeos e acessar e-mail, um novo computador pode ter configuração básica.

Há diversas marcas que possuem computadores "low cost", com perfil custo-benefício, incluindo modelos da Dell, Multilaser e Positivo. Costumam ser notebooks equipados com processadores Intel Celeron e Intel Atom, que atendem apenas a esse usuário básico.

Se você precisa lidar com arquivos mais pesados, planilhas, dados, muitas abas abertas no navegador, Google Drive, programas e aplicativos conectados em tempo real, vai precisar de uma máquina com processador Intel Core i3, Intel Core i5, AMD Ryzen 3 ou AMD Ryzen 5.

Se a sua necessidade é com edição de vídeo e imagens, programação e design, é ideal procurar por chips como Intel Core i7, Intel Core i9 ou AMD Ryzen 7 ou AMD Phenon, os chips de última geração e com melhor desempenho.

Para as duas últimas situações, um Macbook Air com Intel Core i5 ou Macbook Pro com Intel Core i7 devem entregar a performance que você precisa.

Olhe a geração do processador, a quantidade de núcleos e clocks: quanto maior a velocidade, melhor será o desempenho com múltiplos aplicativos abertos ou para tarefas mais exigentes.

2- Verifique memória RAM e armazenamento

Juntamente com o processador, é importante observar a quantidade de memória RAM. Quanto mais memória, mais fluido será o trabalho e com menos travamentos na abertura dos programas e na realização das tarefas.

A maior parte dos bons notebooks de entrada conta com 4 GB de memória RAM. Para trabalhar sem engasgos, nossa recomendação é optar por um computador com, no mínimo 8 GB de memória RAM. A maioria dos notebooks tem upgrade facilitado de memória, então não será complicado adicionar novos pentes para melhorar ainda mais a performance.

Além do chip e da memória RAM, você encontrará opções de armazenamento. O notebook pode vir com um HD convencional, que é mais barato, porém, mais lento no acesso aos arquivos, ou com disco SSD, que é mais moderno e rápido, mas fará o equipamento mais caro.

3- Escolha uma boa tela

Pensando na qualidade da imagem e no conforto dos olhos, nossa indicação é que o seu novo notebook conte com uma tela Full HD e com placa de vídeo integrada, que dá conta da maior parte das tarefas.

Quem trabalha com design e edição de vídeo ou também vai utilizar o computador para jogar pode pensar em investir em uma configuração que tenha tela 4K e placa de vídeo dedicada.

Outra opção pode ser a escolha de um notebook gamer de uma vez. Ele terá configuração avançada e será superior no quesito vídeo.

4- Pense na mobilidade e no design

Quanto menor e mais leve for o seu novo notebook, mais fácil para carregá-lo. Um equipamento de até 15 polegadas é o ideal para levar numa pasta ou em mochila para notebook. Já um notebook de 17 polegadas será mais pesado e vai exigir uma mochila bem maior do que o padrão.

Por outro lado, quanto menor o notebook, mais

... complicado será trabalhar ou estudar por muitas horas seguidas em uma tela e teclado de tamanho reduzido. São maiores as chances de ter dores no pescoço e coluna.

Alguns fabricantes apostam em modelos premium, também chamados de ultrabooks, que são focados no desempenho e design.

Além de uma construção mais leve e configuração mais potente, esses são notebooks com displays de bordas superfinas, para que o usuário tenha mais espaço de tela em um computador menor do que concorrentes. Isso significa que ultrabooks com telas de 14 polegadas, comumente, têm as mesmas dimensões de notebooks tradicionais de 13 polegadas.

Outra vantagem dos ultrabooks costuma ser o design sofisticado e a construção, utilizando fibra de carbono, alumínio e outros materiais leves e tecnológicos.

notebooks gamers costumam ser mais pesados e "parrudos", em razão dos componentes necessários para sua maior performance e do sistema de resfriamento mais eficiente, o que é comum nesse tipo de equipamento.

5- Confie na marca e tenha assistência técnica

É importante levar em consideração a sua experiência com as marcas, os comentários de outros consumidores elogiando ou criticando os modelos e a presença de assistência autorizada na sua região.

O Shoptime tem marcas e modelos de notebook para atender a todos os perfis de usuários, além de informática, eletrônicos e tudo mais que sua casa precisa.

Já começou a Black Friday do Shoptime. Acesse o site para conferir milhares de ofertas e descontos.

A programação especial terá shows de Simone & Simaria e Luan Santana. Os shows serão exibidos no YouTube e no canal Shoptime (NET canal 29 e 529; Sky canal 33 e 433; e Oi TV canal 78), nesta sexta-feira a partir das 19h. A programação completa está no hotsite da Black Friday.

Não deixe de baixar o app do Shoptime e aproveitar a Black Friday. São milhares de ofertas, descontos, cashback e frete grátis exclusivo no app.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.