Você quer investir em uma Smart TV na Black Friday, mas não sabe por onde começar? O Shoptime tem uma guia básico para explicar alguns termos e ajudar na sua escolha.

Se você, por acaso, nunca mexeu em uma Smart TV, a operação é muito intuitiva. Além de sintonizar canais abertos e de ter entradas para TV a cabo, DVD player, Blu-Ray e videogames, as Smart TVs possuem um sistema operacional, parecido com o dos celulares, para instalar e abrir aplicativos.

Conexão e conectividade

Com uma Smart TV conectada à internet, você abre um mundo de possibilidades de conteúdo em vídeo, para acessar da forma mais fácil e rápida possível: do seu sofá com o controle remoto nas mãos.

Além disso, com a Smart TV conectada na mesma rede Wi-Fi que seu smartphone ou tablet, não deve ser problema controlar a tela grande através das telinhas menores e enviar conteúdo dos aparelhos para a TV. Você pode espelhar a tela do celular com a Smart TV ou começar a ver um vídeo no YouTube e mandá-lo para a tela grande.

E ainda sobre conectividade, as Smart TVs mais modernas ganharam conexão com outros dispositivos inteligentes, como lâmpadas, fechaduras, tomadas, eletrônicos e eletrodomésticos. No mercado brasileiro, aparelhos com sistema AndroidTV contam com Google Assistente, enquanto a Alexa é suportada em modelos Tizen da Samsung e webOS da LG.

Para acionar os assistentes, as Smart TVs possuem controle por voz, normalmente utilizando o controle remoto como microfone.

Modelos mais modernos contam ainda com recursos de inteligência artificial, como o refinamento das buscas no sistema operacional e nos aplicativos, "upscaling" de uma imagem de menor resolução para uma qualidade mais próxima do 4K ou do 8K, maior eficiência energética e melhora do sistema de som na identificação do ambiente.

Aplicativos e serviços

Como dissemos acima, você terá aplicativos de serviços de música, vídeos, programas, filmes e games. Estamos falando de YouTube, Netflix, GloboPlay, Disney+, Prime Video, Telecine Play, HBO Go, GooglePlay, Spotify, Deezer, Twitch, Esporte Interativo, YouTube Kids, entre muitos outros serviços, que funcionam por assinatura ou com publicidade.

Assinando alguns desses serviços, você tem conteúdo de qualidade na tela grande. É a forma mais prática e confortável de consumir vídeos, filmes, séries, novelas, jornalismo e esportes.

E sem deixar de fora os canais abertos, visto que as Smart TVs vêm com conversor digital integrado.

Qualidade da imagem

A evolução das telas de LED ajudou a popularizar as TVs e monitores HD (High Definition, ou alta definição), que possuem 1280x720 pixels.

Na sequência, surgiram as telas de altíssima definição, com o dobro da resolução HD, 1920x1080 pixels, as telas Full HD.

O Ultra Full HD (ou UHD) foi o próximo salto, com resolução mínima de 3840x2160 pixels. Essas são as telas 4K, uma expressão criada pelos fabricantes para indicar que as novas TVs tinham imagem com qualidade 4 vezes melhor do que as telas Full HD.

Já estão no mercado as Smart TVs com tela 8K, com resolução mínima de 7680x4320 pixels e qualidade 8 vezes maior do que a medida do Full HD.

Tipo de tela

A maioria dos modelos de Smart TV no mercado tem displays de LED, em que a imagem é formada da luz de microlâmpadas em um painel de LED enviada aos cristais líquidos na tela. As TVs de LED mais modernas alcançam mais cores, mais brilho e contraste e também são mais econômicas do que as antigas LCD.

... ontos quânticos (quantum dot LED, ou QLED): a fonte de iluminação vem de uma camada de microscópicos cristais que absorve e emite frequências de luz para criar as cores e a imagem. Elas prometem 100% de volume de cor, mais brilho e qualidade de imagem mais real.

E as telas de OLED não usam iluminação traseira. Os pixels se acendem um a um quando estimulados por impulsos elétricos. As TVs OLED ("organic light-emitting diode”) são formadas por diodos orgânicos que emitem a própria luz. Isso possibilita a criação de TVs mais finas, com alto brilho e contraste e prometem cores puras, inclusive em tons escuros.

Qual escolher?

Sua escolha depende do valor que pretende gastar, das tecnologias que deseja na sua Smart TV e no local onde vai instalar o aparelho.

TVs e Smart TVs de 32 polegadas em LED, em geral, tem resolução HD. São as menores e mais simples no mercado.

Aparelhos de 40 a 50 polegadas costumam aparecer com telas LED e qualidade Full HD.

É com resolução 4K (quatro vezes maior que Full HD) que se encontra a maior variedade de Smart TVs, atualmente, e também as melhores oportunidades. Há modelos de 43 a 80 polegadas, com grande variação de preço a depender se são lançamentos de 2020/21, se contam com taxa de atualização de 120 Hz e tecnologias diferenciadas, como inteligência artificial.

Nas telas maiores, a partir de 50 polegadas, é mais fácil encontrar as opções de Smart TVs com telas de QLED e OLED. Esses são os modelos premium, que oferecem não apenas a qualidade superior do display, mas também novidades tecnológicas, funções aprimoradas e maior taxa de atualização.

As TVs de maior qualidade de imagem e telas mais modernas podem ser instaladas em salas e quartos menores, ao contrário do que se pregava alguns anos atrás, quando os fabricantes pediam distância de até 3 metros para uma TV de 50 polegadas. Hoje, muitas TVs contam com função especial de conforto para os olhos, ou Eye Comfort.

Se você ficou convencido/a a conhecer mais sobre as Smart TVs, visite o Shoptime, que tem aparelhos de todas as marcas e modelos disponíveis.

E já começou a Black Friday do Shoptime. Acesse o site para conferir milhares de ofertas e descontos.

A programação especial terá shows de Simone & Simaria e Luan Santana. Os shows serão exibidos no YouTube e no canal Shoptime (NET canal 29 e 529; Sky canal 33 e 433; e Oi TV canal 78), nesta sexta-feira a partir das 19h. A programação completa está no hotsite do Festival Black November.

Não deixe de baixar o app do Shoptime e aproveitar a Black Friday. São milhares de ofertas, descontos, cashback e frete grátis exclusivo no app.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.