Pagar em boleto na Black Friday 2020 ainda deve ser uma das principais formas de obter melhores descontos. O evento, que ocorre nesta sexta-feira (27), promete ser o maior de todos os tempos. A expectativa é que as vendas online cresçam 77% em relação a 2019, apesar da crise, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Mesmo com a chegada do Pix, diversos lojistas ainda oferecem o tradicional código de barras para ofertas em compras à vista. Em muitos casos, o pagamento em boleto oferece descontos, mas não permite parcelar a compra, por exemplo.

Além disso, há vantagens intrínsecas à modalidade que ainda atraem o consumidor desbancarizado, como a possibilidade de pagar com dinheiro em espécie em casas lotéricas. Por outro lado, especialistas esperam novamente um alto número de golpes que envolvem a falsificação do documento de pagamento. Veja, a seguir, seis perguntas e respostas sobre compras em boleto nesta Black Friday 2020.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como saber se um boleto é verdadeiro?

Para verificar se o boleto é verdadeiro, confira se o código de barras gravado no topo e no final do documento são compatíveis e desconfie sempre que eles não forem detectados por leitores ópticos. Uma dica é tentar ler o boleto em um caixa eletrônico ou por meio de um aplicativo de pagamento no celular para saber se os dados do documento são identificados automaticamente. Em caso positivo, significa que o código de barras foi registrado por uma instituição financeira junto à Câmara Interbancária de Pagamentos (CIP).

Em seguida, é importante ficar atento aos dados do beneficiário. Documentos fraudulentos costumam trazer informações incompletas e inexatas, além de erros de ortografia, que podem dar dicas de um documento falsificado. Observe também o valor, que sempre deve ser refletido nos últimos números do código de barras em um boleto verdadeiro. Em caso de inconsistências, é recomendável entrar em contato com a loja ou vendedor para verificar a veracidade do papel.

2. Dá para comprar parcelado no boleto?

Em geral, não dá para comprar parcelado no boleto, mas soluções como o Mercado Crédito, do Mercado Pago, podem ser uma alternativa. Trata-se de uma modalidade de empréstimo da empresa para compras dentro do Mercado Livre com limite liberado na hora. Para aproveitar, o consumidor deve preencher um cadastro rápido no site do serviço (www.mercadolivre.com.br/mercado-credito/boleto-parcelado) e conferir se o limite liberado é compatível com o preço do produto desejado.

Em caso positivo, o usuário pode efetuar um pagamento à vista ao vendedor e parcelar o valor mensalmente. A cada mês, é possível pagar a cota mediante saldo na carteira digital do Mercado Pago ou por meio de boleto.

3. Quais são as vantagens de pagar com boleto na Black Friday?

As ofertas da Black Friday geralmente contam com descontos maiores para pagamentos à vista, por isso o boleto pode ser uma boa opção de garantir melhores preços na compra de produtos. Além disso, o boleto permite que consumidores que não têm cartão de crédito ou conta em banco efetuem o pagamento com dinheiro em espécie, em agências bancárias ou casas lotéricas.

Além disso, o boleto bancário permite que o usuário mantenha um produto reservado por um determinado período, permitindo aproveitar um desconto mesmo que não se tenha o valor a ser pago imediatamente. É possível segurar uma compra até a data de vencimento, que geralmente é igual ou superior a 24 horas.

4. Quais são os riscos do boleto na Black Friday?

Boletos podem ser facilmente falsificados e usados como método de pagamento em l

... ojas falsas na Internet. O golpe envolve criar um site ou perfil em rede social imitando um grande varejista para atrair o consumidor menos atento. O boleto torna mais difícil a identificação da fraude e, ainda por cima, não permite estorno. Quem cai no golpe, portanto, acaba depositando dinheiro na conta do criminoso enquanto espera por um produto inexistente.

Por esse motivo, especialistas costumam recomendar compra por cartão de crédito. Além de ser mais rara de encontrar em sites falsos, essa modalidade permite acionar a operadora em caso de fraude para disputar o pagamento e evitar o envio dos valores para o criminoso. O boleto não conta com essa possibilidade de intermediação.

5. Como pagar um boleto com cartão de crédito?

É possível também pagar um boleto com cartão de crédito. O truque pode servir como alternativa para aproveitar um desconto ofertado para pagamento com boleto e, ao mesmo tempo, parcelar a compra no cartão. No serviço oferecido pelo PicPay, o usuário precisa também calcular se o abatimento é maior do que a taxa de administração cobrada pela operação. RecargaPay e Mercado Pago são outras plataformas de pagamentos que oferecem essa modalidade.

6. Como pagar um boleto com o Pix?

Não é possível pagar boleto tradicional com Pix. Inicialmente, lojistas deverão oferecer pagamento via QR Code, que deve ser escaneado com o aplicativo do banco no qual o usuário tem conta. Os dados do vendedor e da compra podem, então, ser conferidos no próprio celular antes de autorizar a transação mediante digitação da senha pessoal.

O Banco Central, no entanto, permite que empresas criem formas alternativas de boleto compatíveis com o Pix. Eles trazem um formato diferente do tradicional: no lugar do código de barras, entra o QR Code impresso no papel ou incorporado a um documento em PDF. De qualquer forma, nos dois casos o usuário precisa escanear usando o app do banco na função Pix, que por sua vez não reconhece um código de barras comum.

Black Friday: como saber se promoção compensa? Veja dicas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.