As webcams ganharam destaque em 2020 muito pela adoção do home office no combate à pandemia do novo coronavírus. Os modelos externos prometem maior qualidade de imagem e som, superando as opções integradas de notebooks em geral. Além disso, com a possibilidade de mexer o dispositivo, seu uso fica no meio termo entre uma chamada de vídeo no celular e a posição fixa do computador.

A Black Friday 2020, é possível encontrar diferentes opções por preços mais em conta, sendo uma boa oportunidade de comprar uma webcam barata e melhorar as suas videochamadas de trabalho ou com amigos. Pensando nisso, o TechTudo reuniu alguns pontos importantes a se considerar na hora de comprar uma nova webcam.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Tipo de uso desejado

Uma webcam tem a vantagem de poder ser utilizada em notebooks, como uma alternativa às câmeras integradas, e também em PCs, já que os desktops não contam com o componente na maior parte dos casos – salvo em algum monitor com o recurso ou computadores All-in-One.

Desse modo, investir em uma webcam de maior qualidade vai significar ter um bom equipamento para ter mais qualidade nas chamadas de vídeo em diferentes tipos de dispositivo, seja para conversar com amigos ou em uma reunião de trabalho à distância.

Qualidade de imagem e áudio

A maioria das câmeras integradas de notebooks oferecem a resolução máxima de 720p a 30 quadros por segundo, o que representa uma qualidade baixa de imagem. Já modelos intermediários podem trazer um ganho significativo na transmissão, mas ainda assim costumam ficar abaixo de opções externas.

Essas, por sua vez, podem ser facilmente encontrados em versões com resoluções de até 1080p, além de prometerem taxas de quadros de até 60 fps em resolução de 720p. Já em relação ao áudio, estão presentes microfones para captação direta da voz que prometem maior definição na voz.

Conector

A maior parte das webcams disponíveis no mercado brasileiro utilizam a conexão USB tipo A (padrão), o que por sua vez, permite que os modelos sejam utilizados em praticamente qualquer PC ou notebook. Webcams com conectividade Wi-Fi não são tão populares, mas já existem algumas opções no mercado.

Alguns modelos de webcams mais modernos trazem até mesmo conexão USB-C, o que limita um pouco o uso dos equipamentos, já que esse tipo de porta é mais comum em notebooks mais modernos. No entanto, modelos desse tipo garantem uma maior qualidade de transmissão, o que proporciona captura de imagens sem muito delay.

Segurança

Quem se preocupa com segurança pode não se sentir tão à vontade ao ter uma câmera constantemente apontada para seu rosto. Isso faz com que alguns usuários mais desconfiados acabem por colocar fitas adesivas tapando suas câmeras ou mesmo optando por modelos de notebooks que trazem uma tampa para as mesmas.

Ao utilizar uma webcam, o usuário tem a opção de simplesmente desconectar o dispositivo. Caso prefira, ainda existe a opção de deixar o dispositivo conectado, apontar a lente para qualquer direção quando não estiver utilizando. Isso é inviável com câmeras de notebooks, já que a posição da câmera depende da posição da tela do dispositivo. Além disso, muitos modelos podem contar com algum mecanismo para bloquear a lente.

Recursos extras

As melhores webcams trazem, al�

... �m de maiores resolução e taxa de quadros, recursos que podem facilitar muito a vida dos usuários. Um exemplo muito interessante é o autofoco, que, por sua vez, permite ao usuário uma maior liberdade de movimentação ou mesmo que apresente objetos em suas videochamadas, o que é um recurso interessante para aulas e reuniões online.

Alguns dispositivos trazem ainda luzes integradas, permitindo o uso em ambientes escuros, além de sistema de rastreamento do rosto e correção automática de contraste e nitidez.

Como melhorar a conexão com a internet? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.