O Galaxy Z Fold 2 é um celular dobrável da Samsung que se abre como um livro. O smartphone se destaca pela ficha técnica avançada que inclui conectividade 5G e evolução trazidas em relação ao antecessor Galaxy Fold.

O telefone sul-coreano chegou ao Brasil em outubro de 2020 por R$ 13.999, ganhando o título de smartphone mais caro do país ao lado da versão mais parruda do iPhone 12 Pro Max (Apple). Confira a seguir os prós e contras do aparelho.

PONTOS POSITIVOS

1. Tela dobrável

O Galaxy Z Fold 2 apresenta uma tela que se abre como um livro. De acordo com a Samsung, a dobradiça escondida presente no aparelho é o mecanismo mais avançado para celulares dobráveis disponível no mercado atualmente. A empresa assegura que a estrutura oferece movimento fluido e suave na hora de abrir e fechar o smartphone, além de ser uma versão reforçada do sistema adotado na geração anterior.

O Galaxy Z Fold 2 ainda traz uma tela externa de 6,2 polegadas e resolução QXGA+ (2208 x 1768 pixels). Já o display interno é de 7,6 polegadas e resolução HD+ (2260 x 816 pixels). Enquanto a primeira tela é mais indicada para a realização de tarefas mais rápidas, a segunda tende a ser ideal para quem precisa de mais espaço de visualização.

2. Promessa de maior produtividade

O sucessor do Galaxy Fold trouxe novidades que prometem oferecer melhorias na produtividade. Uma das principais funções é o Modo Flex, em que metade da tela flexível exibe as informações principais do aplicativo escolhido enquanto a outra parte traz dados secundários ou botões de controle. Além disso, também há a opção de usar simultaneamente diferentes controles de um mesmo app, permitindo que o usuário escolha o modelo de visualização mais cômodo e produtivo.

Outro recurso interessante é o sistema de continuidade entre um programa e outro. Isso significa que o usuário pode começar a realizar uma tarefa, como escrever um e-mail em uma das telas e continuar na outra sem perder o que estava fazendo. Além disso, o recurso também facilita a transferência de arquivos, bastando arrastar o documento, texto ou imagem de um programa para outro.

O desempenho avançado do smartphone também pode ser considerado responsável pelas melhorias na produtividade. O celular sai de fábrica com processador octa-core de até 3,09 GHz de velocidade, memória RAM de 12 GB e armazenamento de 256 GB.

Para completar, o Samsung DeX oferece conexão sem fio aos usuários que desejarem conectar o dispositivo móvel a um mouse, teclado ou monitor para transformar o smartphone em uma espécie de desktop.

3. Seguro especial contra danos e suporte 24h

Os consumidores que comprarem o Galaxy Z Fold 2 no Brasil terão um seguro especial contra danos e suporte 24 horas. A iniciativa faz parte do Samsung Care Plus e assegura proteção contra acidentes com a tela principal e secundária. Além disso, um SAC especializado chamado Galaxy Z Premier Service oferece suporte a qualquer hora do dia para auxiliar na resolução de dúvidas e agendamento de reparos. Outra novidade é o serviço de retirada e devolução do aparelho na casa do usuário que precisar de assistência técnica.

4. Uso simultâneo das câmeras

O conjunto fotográfico na traseira do Galaxy Z Fold 2 inclui três sensores de 12 MP. Já as câmeras frontais registram imagens de até 10 MP, uma localizada no visor principal e o outra no display secundário. Com o telefone aberto, é possível utilizar as diferentes câmeras ao mesmo tempo, capturando selfies de melhor qualidade.

Dessa forma, a tela externa passa a exibir uma visualização prévia da

... foto, enquanto as câmeras traseiras capturam a imagem. Além disso, há também a possibilidade de ativar a câmera apenas ao tocar no sensor de selfies na tela principal, alocado em um pequeno furo no display.

5. NFC

Outro ponto positivo do Galaxy Z Fold 2 é a presença da conectividade NFC. A principal utilidade do recurso é realizar pagamentos por aproximação com aplicativos como Samsung Pay e Google Pay. Sendo assim, é possível utilizar o celular como substituto do cartão de crédito ou débito em estabelecimentos que contam com máquina compatível.

Outros recursos adicionais presentes no smartphone são a compatibilidade com Bluetooth 5.0, entrada USB-C, 5G, leitor de impressões digitais na lateral e reconhecimento facial.

PONTOS NEGATIVOS

1. Sem suporte para cartão de memória

O Galaxy Z Fold apresenta armazenamento de 256 GB, o que deve ser suficiente para a maioria dos usuários. No entanto, quem precisar de espaço extra para dados no aparelho não poderá contar com o suporte de cartão de memória. Vale lembrar ainda que o Galaxy Z Fold 2 foi lançado com memória inferior ao seu antecessor, que chegou com 512 GB de armazenamento.

2. Sem proteção contra água

O celular dobrável da Samsung não apresenta nenhuma proteção contra água. Considerando que o telefone não inclui certificação IP68, não deve ser uma boa ideia usá-lo próximo à piscina ou praia. Porém, a Samsung trouxe uma tecnologia que promete bloquear a entrada de sujeira e substâncias indesejadas na dobradiça do celular, mesmo recurso oferecido no Galaxy Z Flip.

3. Peso

O peso de 282 gramas do Galaxy Z Fold 2 pode ser considerado acima da média. Esta característica pode incomodar usuários que estão acostumados com aparelhos menores. O smartphone é mais pesado até que o antecessor que pesa 276 gramas.

Ficha técnica do Galaxy Z Fold 2

  • Tela: 7,6 polegadas (principal) e 6,2 polegadas (secundária)
  • Resolução da tela: QXGA+ (principal) e HD+ (secundária)
  • Painel da tela: AMOLED Dinâmico 2X (principal) e Super AMOLED (secundária)
  • Câmera principal: tripla, 12 MP, 12 MP e 12 MP
  • Câmera frontal: dupla, 10 MP e 10 MP
  • Sistema operacional: Android 10
  • Processador: octa-core de até 3.09 GHz
  • Memória RAM: 12 GB
  • Armazenamento: 256 GB
  • Cartão de memória: sem suporte
  • Bateria: 4.500 mAh
  • Dual SIM: sim (nano-SIM e eSIM)
  • Dimensões e peso: 159,2 x 128,2 x 6,9 mm; 282 g
  • Cores: preto e bronze
  • Lançamento: outubro de 2020
  • Preço de lançamento: R$ 13.999

Com informações da Samsung (1/2/3/4)



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.