O mercado global de smartphones é dominado principalmente pelos sistemas operacionais iOS, em iPhones da Apple, e Android, desenvolvido pelo Google e usado nos celulares Samsung, Motorola, LG, Xiaomi, Asu, entre outras marcas.

Ambos têm recursos muito parecidos, às vezes um copiando do outro, com atualizações e evoluções constantes. Para o usuário comum, hoje as diferenças entre utilizar um celular com iOS ou Android são basicamente ligadas ao grupo de serviços que Google ou Apple oferecem, como e-mail, mapas e lojas de entretenimento.

Na navegação, com um pouco de prática, as distinções são superadas rapidamente, caso você faça a mudança entre as plataformas.

Se você está com dúvidas para escolher seu próximo smartphone, dividido entre as duas plataformas pela diferença na experiência - ou preço - o Shoptime, neste conteúdo, tem alguns pontos para ajudar.

Usabilidade

A possibilidade de customizar a aparência e as funcionalidades consideravelmente maior no Android é um dos pontos fortes da plataforma do Google. É possível alterar praticamente tudo na sua tela inicial, fontes de menus, além de adicionar widgets e atalhos. Em alguns modelos, há a opção de modificar todo o tema do celular.

Além disso, o sistema foi desenvolvido como código aberto, permitindo que cada fabricante personalize a plataforma com layout próprio e faça diferentes acréscimos, para uma experiência singular em cada modelo.

O iOS, por sua vez, tem mais restrições na experiência da tela inicial e menus, mesmo com a recente adição dos widgets na atualização do iOS 14. É um design limpo e intuitivo, que limita modificações para que o usuário, seja ele iniciante ou experiente, preocupe-se com tudo mais que poderá fazer com seu iPhone.

Na navegação, os dois sistemas se aproximaram nos últimos anos: têm navegação por gestos, widgets parecidos, central de notificações, gerenciamento de apps abertos e a maneira de fechá-los, o modo escuro, galerias inteligentes de fotos e vídeos, assistentes virtuais, etc.

Funções diferenciadas

Design e usabilidade são pontos fortes no iOS. Além disso, uma das principais vantagens para quem tem um iPhone é aproveitar a conectividade com outros equipamentos e gadgets da própria Apple - sem grandes esforços de configuração.

O ecossistema criado pela marca tem benefícios, acessos e facilidades que não são possíveis de utilizar com outros celulares: a integração total com Apple Watch e com os fones AirPods, atender chamadas, responder mensagens ou trabalhar com o mesmo arquivo em um iPhone, iPad, um computador de mesa da marca ou um Macbook.

Por outro lado, o Android tem vantagem na liberdade e nas possibilidades, na conexão com dispositivos variados e no universo de aplicativos criados para a loja do Google. As funções podem variar entre celulares com Android de fabricantes diferentes, em razão de algumas ferramentas exclusivas que as versões ganham ao longo do tempo.

No entanto, a capacidade de conversar com diferentes marcas usando o mesmo sistema operacional existe, mesmo que seja mais difícil a configuração.

Celulares Android da Samsung também oferecem um ecossistema de diversas oportunidades, com smartwatch, fones, Smart TVs para parear a tela sem segredos e até

... ">eletrodomésticos Smart da marca.

E ainda que a maioria dos desenvolvedores produzam aplicativos buscando os dois públicos, há apps exclusivos de um ou outro sistema.

Na questão da segurança e privacidade, ambos sistemas alcançaram patamares parecidos. A Apple tem reconhecimento facial mais aprimorado, possibilidade de busca do aparelho, em caso de roubo e furto, e a opção de apagar todos os dados à distância. Isso também é possível de realizar em celulares Android, que tem leitor facial, de impressão digital e até de íris.

Atualizações

O Android melhorou seu sistema de distribuição de atualizações nos últimos anos. As melhorias nas versões passaram a chegar mais rapidamente e atingir um maior número de usuários. Os fabricantes também passaram a garantir mais atualizações, em especial, para os smartphones topo de linha.

Como o Android está presente em diversos modelos de celulares de diferentes marcas, com personalizações e layouts distintos, os fabricantes demoram mais para fazer os updates.

E é por isso que a Apple fica na frente nesta questão. A Apple só precisa atualizar o iPhone - mesmo que haja diferenças mínimas entre iPhone 12, iPhone 12 Mini e 12 Pro Max -, então os updates são liberados para todos os modelos ao mesmo tempo. E as atualizações costumam atingir celulares quatro, cinco e até seis anos após seu lançamento, enquanto os Androids ganham atualização por somente dois ou três anos.

Qual comprar?

Como dissemos, atualmente, não é nada difícil para um usuário de iPhone se adaptar ao Android e vice-versa. E ainda que os celulares da Apple tenham preço alto, outras marcas possuem modelos topo de linha tão caros quanto.

As vantagens finais para quem pensa em comprar um iPhone são a permanência no ecossistema, com equipamentos e gadgets da Apple, para tirar maior proveito dessa integração. E também o maior valor de revenda dos iPhones, que não costumam sofrer muita desvalorização em um ou dois anos.

Para um usuário de Android, as vantagens são a integração total com os serviços do Google (Gmail, calendário, Google Photos, Drive), com todos esses dados levados do seu celular antigo para o novo sem problema. No preço, há muito mais opções, que vão dos smartphones de entrada e intermediários até os topo de linha.

E em certas marcas, também há conectividade e integração com outros aparelhos e dispositivos (smartwatch, tablet, Smart TV, etc.).

Para ver as melhores ofertas do dia, baixe o app do Shoptime e aproveite muitas vantagens na hora de comprar online os melhores produtos para você e sua casa.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.