A Samsung estaria se preparando para lançar no futuro uma câmera de celular capaz de fazer fotos com enormes 600 megapixels. Informações de bastidores indicam que a gigante sul-coreana poderia lançar um sensor com resolução quase seis vezes maior do que a de 108 MP oferecida em telefones mais avançados como como o Galaxy S20 Ultra e o Galaxy Note 20 Ultra.

Os rumores foram divulgados pelo Ice Universe, perfil chinês do Twitter conhecido por trazer furos da indústria de smartphones. Ele teria tido acesso a um slide de marketing com as possibilidades e desafios para as câmeras da Samsung. A empresa não confirmou as especulações.

Na prática, a tecnologia resultaria na captura de vídeos em 4K e 8K, assim como na melhoria na qualidade das imagens fotografadas. Além disso, também poderia ser utilizada em drones, satélites e até na área médica. Apesar de nenhuma das informações terem sido confirmadas pela fabricante, esta não foi a primeira vez que surgem rumores deste tipo.

Em setembro, o diretor de marketing de sensores da Samsung Semiconductor, Jinhyun Kwon, revelou em entrevista que a meta final da indústria seria lançar um sensor de 500 MP, a resolução aproximada do olho humano. Algo semelhante também já havia sido mencionado por Yongin Park, vice-presidente executivo de negócios de sensores da empresa.

Os rumores divulgados apontam que o desenvolvimento do sensor de 600 MP já foi colocado em prática. Porém, parece enfrentar desafios antes que possa ser lançado ao mercado. O principal deles é o tamanho e a espessura exigidos para o funcionamento da tecnologia, que não parecem ser viáveis nos smartphones atuais.

Os vazamentos indicam que o protótipo da câmera inclui sensor com pixels de 0,8 micrômetro e tamanho de 1 / 0,57 polegada. Com isso, o módulo de fotografia deveria ocupar cerca de 12% da superfície traseira do telefone, além de resultar em uma protuberância de 22 mm, quase três vezes mais grossa que a do Galaxy S20. Para solucionar a questão, seriam necessários pixels ainda menores para manter o relevo e área da câmera dentro da praticidade.

Por conta das dificuldades, o lançamento da tecnologia ainda deve

... demorar para chegar ao público. A expectativa é que a vindoura linha Galaxy S21 ainda apresente sensor principal de 108 MP como os antecessores.


>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.