Final de ano chegando e, com os casos de Covid-19 subindo novamente, é recomendável que a gente evite sair e aproveite para curtir com a família em casa.

Pode ser uma boa oportunidade para investir em uma nova Smart TV neste Natal. O Shoptime tem algumas dicas para você escolher o aparelho perfeito para sua casa.

Antes de falar das tecnologias e resolução da tela, é essencial você definir o tamanho da sua nova Smart TV. Isso depende, basicamente, do tamanho do ambiente, do espaço disponível para o aparelho e do quanto você pretende investir.

Quanto maior a TV, maior o espaço necessário não apenas para instalá-la em um móvel ou presa à parede, mas também para você aproveitar a imagem da melhor forma.

Com o 4K e o 8K, as novas tecnologias de tela e funções como Eye Comfort, que regulam o brilho para um nível confortável aos olhos, o espaço ideal entre a tela e o espectador pode ser menor do que era recomendado anos atrás.

Para assistir TV em um ambiente mais escuro, você também pode incluir uma programação de brilho e contraste da imagem personalizada ou deixar a própria TV se ajustar de forma automática, para não incomodar os olhos.

Ainda assim, é preciso alguma distância para você ter a tela toda em seu campo de visão. Veja uma estimativa atual das marcas:

TV de 32 polegadas: mínimo 1,20m
TV de 40 polegadas: mínimo 1,50m
TV de 50 polegadas: mínimo 1,90m
TV de 60 polegadas: mínimo 2,20m
TV de 70 polegadas: mínimo 2,50m

Tipo de tela

LED - As telas de LED são a evolução do LCD. No processo de criação das imagens, a luz enviada aos cristais líquidos vem de microlâmpadas em um painel de LED. Por isso, as TVs de LED mais modernas alcançam mais cores, mais brilho e contraste e também são mais econômicas do que as antigas LCD.

QLED - Uma das tecnologias mais recentes, as TVs com pontos quânticos (quantum dot LED, ou QLED) prometem 100% de volume de cor, mais brilho e qualidade de imagem mais real. A tela QLED também precisa de fonte de iluminação, que vem de uma camada de microscópicos cristais que absorve e emite frequências de luz para criar as cores e a imagem.

OLED - As telas de OLED não usam iluminação traseira. Os pixels se acendem um a um quando estimulados por impulsos elétricos. A tela de OLED ("organic light-emitting diode”) é formada por diodos orgânicos que emitem a própria luz. Isso possibilita a criação de TVs mais finas, com alto brilho e contraste e a promessa de cores puras, inclusive em tons escuros.

E a resolução?

Dentre os modelos de Smart TVs disponíveis atualmente, aparelhos de 32 polegadas são encontrados com resolução HD (High Definition, ou alta definição), com 1280x720 pixels. O preço é menor, a tela é menor e a imagem tem qualidade menor.

TVs com tela entre de 40 e 50 polegadas são mais comuns na resolução Full HD, com 1920x1080 pixels. É o ideal para sintonizar TV digital e assistir a canais HD na TV a cabo. Entretanto, quanto maior a TV Full HD, mais incômodo ao sentar-se perto da tela, pois enxergará os quadradinhos que formam a imagem.

Começamos a encontrar as Smart TVs de resolução Ultra HD 4K em aparelhos de 43 polegadas e acima. São TVs com resolução mínima de 3840x2160 pixels e imagem com qualidade quatro vezes maior que as telas Full HD, por isso 4K.

É a qualidade ideal para consumir conteúdos

... nos aplicativos de streaming, como GloboPlay, Netflix, Prime Video e Disney+. E para fontes com qualidade menor, o sistema das Smart TVs costuma ter recursos de "upscalling" inteligente, para melhorar a imagem e deixá-la próxima do ideal do 4K.

E por terem mais pixels por centímetro quadrado e imagem com melhor resolução, elas podem ser instaladas em salas e quartos menores, já que o espaço ideal entre a tela e o espectador pode ser menor.

Aparelhos premium com resolução 8K são TVs maiores, acima de 60 polegadas. O preço ainda é mais alto do que as Smart TVs 4K, mesmo aquelas com mais recursos. Mas a qualidade da imagem é incomparável.

E da mesma forma que as telas 4K, os aparelhos mais modernos também fazem "upscalling" inteligente, deixando as imagens com sensação de resolução ainda maior.

Agora que você já sabe o essencial, venha conhecer Smart TVs de todas as marcas e modelos no Shoptime.

Para ver as melhores ofertas do dia, baixe o app do Shoptime e aproveite muitas vantagens na hora de comprar online os melhores produtos para você e sua casa.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.