Há uma década, a geração atual era a do PlayStation 3 (PS3), do Xbox 360 e do Nintendo Wii. O console da Nintendo, com seus controles de movimento, conquistou a maior parcela do público, enquanto os videogames de alta definição brigavam pelo topo do mercado em suas categorias. Confira, nas linhas a seguir, como os jogos evoluíram no decorrer desta última década até chegarmos às plataformas de nova geração, PlayStation 5 (PS5), Xbox Series X e Series S.

O TechTudo comemora 10 anos em dezembro de 2020! Desde o seu surgimento, em 2010, o site vem descomplicando a tecnologia para você e, assim, se consolidou como o maior portal de technology news do Brasil, segundo a Comscore. Para comemorar a data, o site lança uma série especial para relembrarmos como a tecnologia evoluiu nesse tempo – e conte com o TT para descobrirmos juntos o que nos aguarda pelos próximos anos.

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

2010

Em 2010, os controles de movimento do Wii começavam a perder força, mas Super Mario Galaxy 2 ainda era um dos jogos mais impressionantes da época. O game acabou se tornando, inclusive, o mais bem avaliado da década, posteriormente. No mesmo ano, saía, também, o primeiro Red Dead Redemption, game da Rockstar que levou toda a liberdade de GTA ao faroeste.

Quando analisamos o período, percebemos que, já dez anos atrás, a indústria rumava cada vez mais para games de mundo aberto – o que ficaria ainda mais claro nos anos seguintes. Além disso, na mesma época, jogos independentes também passaram a ganhar maior relevância, com títulos como Limbo e Super Meat Boy impressionando a crítica.

2011

Com a sequência Batman: Arkham City, o claustrofóbico Batman: Arkham Asylum aumentou sua área: da ambientação original no Asilo Arkham, o jogo passou a abranger uma parcela inteira da cidade de Gotham (que, no enredo do game, funcionava como uma prisão para criminosos). Sendo o primeiro título de Batman em um mundo aberto, Arkham City rapidamente se tornou o jogo favorito de muitos players fãs de super-heróis.

Além disso, no mesmo período, a Rockstar Games trazia avanços na animação dos rostos de seu game de ação e aventura L.A. Noire, utilizando atores como modelos para dar mais realismo aos seus personagens. Enquanto isso, Dark Souls estabelecia todo um novo tipo de jogo, desta vez voltado à dificuldade extrema.

2012

A popularização de games de mundo aberto permitiu que séries como Far Cry 3 conquistassem um novo nível de sucesso. Ao mesmo tempo, The Walking Dead chegava aos videogames com um jogo de enfoque narrativo, que, posteriormente, se tornou molde para várias outras franquias da produtora Telltale Games. A desenvolvedora criou, também, games de Jurassic Park, Borderlands, Game of Thrones, Batman e até Minecraft, antes de fechar as portas em 2018.

Por falar em Minecraft, o game, que já fazia sucesso no PC, começou a conquistar consoles neste mesmo ano, 2012, com seu lançamento no Xbox 360. O período também contou com a estreia do Nintendo Wii U, um videogame que, por não ter feito muito sucesso, deixou a Nintendo um pouco de fora do mercado nos anos seguintes.

2013

A chegada da nova geração de consoles, o PlayStation 4 (PS4) e o Xbox One, fez com que o ano de 2013 fosse agitado para o universo dos games. Apesar dos novos videogames, o lançamento de The Last of Us deu mais fôlego ao PS3, que, para alguns usuários e durante algum tempo, ainda manteria o posto de console principal. Enquanto isso, a estreia de GTA 5 trouxe um mundo aberto como nenhum outro título da série até então, in

... troduzindo, também, seu novo modo multiplayer, o GTA Online, que é, aliás, jogado até hoje.

The Last of Us e GTA 5 foram remasterizados, mais tarde, para os consoles da nova geração, em que rodavam melhor. O título da Rockstar, inclusive, foi o primeiro game a exigir instalação no PS3 e no Xbox 360, prática que se tornaria comum no PS4 e Xbox One.

2014

O ano de 2014 marcou a consolidação de franquias que haviam atingido um novo patamar de sucesso com seus games anteriores, como Far Cry 4 e Dark Souls 2. Uma grande novidade foi a série Destiny, da Bungie Studios, equipe que, antes, era responsável por Halo.

Nos consoles de nova geração, Destiny desenvolveu o princípio do conceito de jogos como um serviço, em que novidades eram adicionadas por meio de eventos e atualizações regulares. Isso passa a manter o usuário jogando o mesmo título por maiores períodos de tempo.

2015

O terceiro título de Batman: Arkham Knight sofreu alguns atrasos na época, simbolizando o aumento na dificuldade de produção para os consoles de nova geração. Enquanto isso, o game de zumbis Dying Light, de jogabilidade em primeira pessoa e de mundo aberto, foi um dos primeiros a exigir gameplay em videogames mais potentes.

No mesmo ano, o jogo de terror Until Dawn trazia ainda mais avanços ao realismo de imagens, com capturas mais apuradas de rostos de atores em personagens. Já The Witcher 3 introduzia aos consoles uma popular produtora do universo dos PCs, a CD Projekt Red, enquanto o game Rocket League se encarregava de mostrar que ainda havia espaço para experiências simples, mas viciantes.

2016

A popular franquia Uncharted, da Naughty Dog, chegava ao fim em 2016, ano marcado pelo lançamento de games ambiciosos. Já o FPS Overwatch demonstrou o poder de um jogo multiplayer, alimentando uma forte comunidade ao seu redor.

Ao mesmo tempo, No Man's Sky, game de exploração espacial, trouxe o conceito de jogos com conteúdo praticamente infinito, desenvolvidos a partir de fórmulas matemáticas. Embora não tenha dado tão certo na época de sua estreia, o jogo se redimiu com atualizações futuras.

Ainda em 2016, o popular Pokémon GO apresentou a icônica série de monstrinhos japoneses a um novo público nos smartphones, utilizando, na época, um formato bastante inovador. Já Doom reaparecia para mostrar que games clássicos poderiam, sim, ganhar atualizações com releituras fiéis aos seus valores originais.

2017

Em 2017, o Nintendo Switch foi lançado junto do clássico instantâneo The Legend of Zelda: Breath of the Wild, uma aventura que serviria como molde para muitos outros games. Nessa mesma época, Resident Evil 7: Biohazard mudou as estruturas da série, que, pela primeira vez, ganhava jogabilidade em primeira pessoa, aspecto provavelmente inspirado no cancelado Silent Hills.

No entanto, é possível dizer que nenhum outro game lançado em 2017 conseguiu lançar uma moda maior do que PlayerUnknown's Battlegrounds, que popularizou o gênero Battle Royale, hoje visto em títulos de alta abrangência, como Fortnite, Call of Duty: Warzone e Free Fire.

2018

A chegada do novo God of War marcou um dos raros momentos em que uma franquia conseguiu mudar bastante seu estilo e fazer ainda mais sucesso do que seus jogos anteriores. Enquanto isso, Red Dead Redemption 2 expandiu seu título original exatamente como se esperava, desenvolvendo uma experiência que provavelmente é a mais realista vista no mundo dos jogos até então.

Além disso, no mesmo ano, games como Dragon Ball FighterZ mostravam um novo estilo visual 3D, que reproduzia a estética de animações 2D. Já Super Smash Bros. Ultimate, em 2018, começou sua jornada para se tornar o maior crossover da indústria dos jogos, adotando lutadores até mesmo de outras empresas.

2019

Após o sucesso de Resident Evil 7, foi um pouco inesperado ver a Capcom retornar a um velho favorito dos fãs, com o remake de Resident Evil 2. O título era tudo que os fãs da série poderiam querer, com gráficos refeitos, mecânicas atualizadas e novos conteúdos. Death Stranding, o primeiro game que o diretor Hideo Kojima lançou após deixar a Konami, utilizou vários atores para criar seus personagens, o que conferiu uma aparência de filme à sua narrativa.

Em meio a todo esse foco em jogos cada vez mais realistas, um dos títulos que mais chamou a atenção em 2019 foi Untitled Goose Game, um simples jogo de pregar peças como um ganso.

2020

Para 2020, uma nova geração de consoles chegou a um mundo um pouco diferente, afetado por uma pandemia que, embora tenha aumentado a demanda por jogos, dificultou seus processos de produção. Games mobile, como Genshin Impact, passaram a oferecer experiências de alto nível, comparáveis às dos consoles.

Enquanto isso, o PlayStation 4 e o Xbox One terminam o ano cumprindo a promessa de finalizar sua geração com alguns dos títulos mais impressionantes de todos os tempos, como The Last of Us Part 2 e Cyberpunk 2077.

Você ainda joga games retrô nos consoles? Comente no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.