O PreparaTODOS é uma plataforma de ensino à distância (EAD) que oferece catálogo de 1.250 cursos preparatórios, de idiomas e profissionalizantes em mais de 30 áreas de conhecimento. Em funcionamento desde 2019, o site tem mais de 100 mil usuários e funciona em modelo similar aos serviços de streaming, com acesso a todos os cursos disponíveis no site mediante assinatura mensal.

Além da comodidade e flexibilidade para estudar conforme a necessidade, é possível obter certificado de conclusão em alguns casos. Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre a solução de cursos online.

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o PreparaTODOS

O PreparaTODOS é uma plataforma que oferece acesso ilimitado a cursos de curta e longa duração mediante pagamento de assinatura mensal. Os cursos disponíveis são ministrados por meio de videoaulas e possuem recursos como questionários, quizzes e fóruns, oferecendo certificação ao aluno que atingir ao menos 60% de pontuação na avaliação final. Para ter acesso ilimitado aos cursos do site, é preciso criar login e senha e cadastrar um cartão de crédito para compensação do pagamento mensal da assinatura.

Cursos

O leque de cursos profissionalizantes disponibilizados pela plataforma é bastante amplo e vai de áreas como administração, direito e nutrição a artesanato e games. Há também cursos de idiomas oferecidos desde níveis elementares aos mais avançados. Além disso, há conteúdo de capacitação e preparatório para concursos públicos e exames como ENEM, Etec e Encceja.

Planos e formas de pagamento

A assinatura do serviço tem valor único de R$ 39,90 por mês e dá acesso a todo o conteúdo de cursos disponível no site. Após efetuar o cadastro, é possível aproveitar os cursos por um período de degustação de 30 dias com a possibilidade de cancelamento sem qualquer cobrança no cartão durante esse período. O PreparaTODOS também oferece um preço de assinatura promocional de R$ 9,99 para quem não possui o Cartão de TODOS, espécie de cartão de descontos da plataforma.

Cancelamento

Para solicitar o cancelamento do PreparaTODOS, é preciso fazer login na plataforma e clicar em “Solicitação de cancelamento”. no menu localizado no canto superior direito da tela. No entanto, é importante ressaltar que o cancelamento só é gratuito dentro do período inicial de 30 dias. Após esse prazo, os termos de uso preveem permanência obrigatória de 12 meses, com multa de 50% sobre o valor dos meses restantes em caso de saída antes desse prazo.

Plataformas e recursos disponíveis

Assim como nos serviços de streaming de filmes e séries, o conteúdo pode ser visualizado no site oficial (www.preparatodos.com.br/) diretamente no navegador em computadores, tablets e celulares. No entanto, não há aplicativo para smartphones Android ou iPhone (iOS). Todos os cursos do site são ministrados de forma 100% online por meio de videoaulas elaboradas por especialistas. O conteúdo inclui ainda materiais de apoio, atividades e questões comentadas aos alunos. Há também um sistema integrado de teste online para avaliação com correção automática.

Certificado

Ao concluir um curso de capacitação ou profissionalizante pelo site, o usuário pode obter o certificado digital, que pode ser baixado ou impresso a qualquer momento. Para isso, é preciso ter 60% de aproveitamento na avaliação feita pela plataforma.

Segundo o site, os certificados possuem validade nacional e garantia de qualidade do Instituto Politécnico de Ensino à Distância (IPED). Por ser uma plataforma de cursos livres, não há exigência legal

... quanto à necessidade de reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC), como acontece com os cursos de educação formal.

Veja também: Como fazer curso de inglês completo e grátis

É confiável?

Em funcionamento desde 2019, a plataforma possui 193 reclamações no Reclame Aqui e pontuação 8.5, considerada pelo site como ótima. As principais reclamações dos usuários recaem sobre problemas de cobrança. As queixas recaem, por exemplo, sobre gastos com o cancelamento após o período de degustação. É preciso ter em conta, portanto, que é preciso permanecer ativo na plataforma por um ano após o primeiro mês de testes para não pagar multa.

Segundo o serviço, a plataforma já conta com mais de 100 mil alunos inscritos na plataforma após crescimento significativo devido à busca por soluções online de aprendizado em meio à pandemia. Em julho, por exemplo, o número de usuários era de 37 mil.

Quais os melhores cursos de TI? Opine no Fórum do TechTudo



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.