Valorant foi um dos lançamentos de maior sucesso de 2020. O game chegou ao Brasil oficialmente em junho de 2020 para download grátis no PC e marcou a entrada da Riot Games, desenvolvedora de League of Legends (LoL), no universo dos jogos de tiro. O game tem a promessa de ser destaque no competitivo, e em 2020 recebeu três indicações ao The Game Awards e já figurou entre os 50 títulos que mais premiaram nos esports, segundo o site Esports Earnings. A seguir, veja os destaques e a evolução do Valorant neste primeiro ano.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Patches

Realizar atualizações frequentes com lançamentos de novos conteúdos, balanceamentos de personagens e correções de bugs é muito importante para um jogo competitivo. Neste aspecto, Valorant teve um calendário agitado de updates.

Contando com o patch de lançamento, Valorant recebeu 14 atualizações até meados de dezembro de 2020, indo do 1.0 ao 1.14 (não houve atualização 1.13). Alguns updates se destacaram pelo conteúdo introduzido, como o patch 1.0, que introduziu o mapa Ascent e a agente Reyna, no dia 1º de junho. Já o patch 1.05 lançou a agente Killjoy e o modo mata-mata, no dia 4 de agosto. As alterações nas rotações de mapas apareceram no patch 1.08 (15 de setembro), e o patch 1.10 (13 de outubro) introduziu o novo mapa Icebox, além do final do Ato 2 e início do Ato 3. Com o patch 1.11 (27 de outubro), Valorant deu as boas-vindas à agente Skye, e Icebox entrou na fila do competitivo.

Uma expectativa da comunidade é que a Riot Games crie um calendário público e oficial para o lançamento dos patches, assim como ela já faz no LoL. Por ora, a desenvolvedora costuma divulgar os dados das atualizações no blog do game após os seus lançamentos.

Balanceamentos

Um aspecto fundamental para jogos competitivos é o balanceamento - reforçando personagens mais fracos (buff), e reduzindo o poder de personagens mais fortes (nerf). Considerando todas as atualizações pós-lançamento liberadas até a presente data, a chinesa Sage e a brasileira Raze receberam mudanças em quatro patches. A sul-coreana Jett vem em seguida, com mudanças feitas em três patches.

Ranqueada

A ranqueada do Valorant também mudou e evoluiu neste primeiro ano. Originalmente, o modo foi lançado ainda no beta fechado, realizado entre 7 de abril e 28 de maio aqui no Brasil. Já o lançamento oficial do modo aconteceu no dia 23 de junho, juntamente com o patch 1.02.

Logo no início, as cores dos ranks mudaram após reclamação da comunidade, e a patente mais alta de Valorant passou a se chamar Radiante. Com o lançamento do game e das ranqueadas, também começou o Ato 1, a temporada competitiva - a exemplo do que acontece no LoL. Cada Ato dura dois meses, e atualmente Valorant está no Ato 3, a última etapa do Episódio 1: Ignição.

Torneios

Entre competições de maior ou menor expressão, Valorant teve o ano movimentado por 157 torneios, que juntos distribuíram mais de US$ 1,5 milhão (R$ 7,5 milhões) em premiação. Algumas competições foram destaque, sendo elas o BLAST Invitational, o GlitchCon 2020 Super Team Showdown, as disputas do Twitch Rivals, o Pax Arena Invitational e o WePlay! Invitational.

A Riot também ajudou a impulsionar os campeonatos com a Série de Ignição. Anunciada em junho, a competição foi uma série de torneios criada em parceria com jogadores, equipes, criadores de conteúdo e organizadores de eventos. Já em agosto foi anunciado o First Strike, primeiro torneio oficial de Valorant organizado pela Riot Games. No dia 24 de novembro, a Riot revelou a Valorant Champions Tour, circuito comp

... etitivo que valerá a partir de 2021.

Competitivo

Segundo o portal de estatísticas da Liquipedia, os 10 melhores times de Valorant no momento são Vision Strikers, G2 Esports, Absolute JUPITER, TSM, Sentinels, Team Heretics, 100 Thieves, fish123, Gen.G Esports e FunPlus Phoenix. Os brasileiros da Gamelanders, vencedores do First Strike brasileiro, aparecem na 11ª colocação. Já entre os jogadores, o portal aponta no top 5 Ardis "ardiis" Svarenieks (G2), Oscar "mixwell" Cañellas (G2), David "Davidp" Prins (G2), Jacob "pyth" Mourujärvi (G2) e Matthew "Wardell" Yu. O brasileiro mais bem colocado é Guilherme "Nyang" Coelho, da Gamelanders, na 80ª colocação.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.