Genshin Impact é um RPG gratuito da miHoYo que fez sucesso em 2020, e recentemente foi escolhido como jogo do ano para iPhone (iOS) e Android. O título, que tem visual similar ao de The Legend of Zelda: Breath of the Wild, conta com uma lista de requisitos mínimos completamente acessíveis para jogadores que tenham PCs mais simples. Neste texto, confira algumas dicas que o TechTudo preparou para ajudar você a rodar Genshin Impact com a melhor performance possível. Vale lembrar que o game está disponível, também, para PlayStation 4 (PS4) e Nintendo Switch.

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

A miHoYo oferece recomendações mínimas de hardware que, à primeira vista, são bem generosas. Segundo a empresa, são necessários um processador Intel Core i5 (a desenvolvedora não detalha uma geração específica), 8 GB de memória RAM, sistema com DirectX 11, placa de vídeo Nvidia GeForce GT 1030 e 30 GB de espaço em disco para instalação do jogo.

Como os requisitos mínimos são bastante abrangentes, há chance de que mesmo sistemas mais simples consigam rodar o jogo – desde que com alguns sacrifícios em resolução e gráficos. Veja, abaixo, as nossas dicas para melhorar a performance de Genshin Impact no seu PC.

Ajuste as configurações do jogo

No menu de “Ajustes” de Genshin Impact, você consegue acesso às opções de “Gráficos”. Nessa seção, é possível reduzir o nível de exigência das configurações, permitindo que o jogo rode de forma mais eficiente no seu sistema.

Há várias configurações disponíveis no jogo, mas algumas delas têm efeito mais sensível na performance. De saída, você pode tentar reduzir a resolução em “Modo de Exibição”, e a qualidade geral em “Qualidade dos Gráficos”.

Para um ajuste mais fino, a lista permite uma série de alterações. O ideal é ir mexendo nas regulagens até encontrar um ponto de equilíbrio satisfatório. Uma boa dica é seguir a partir do que for indicado automaticamente pelo jogo e reduzi-las (no nosso caso, como é possível ver no print acima, o game indicou configurações "médias").

Opções como “Qualidade das sombras”, “Efeitos visuais”, “Qualidade dos efeitos”, “Sombras” e “Reflexos” podem ter impacto significativo tanto em qualidade de imagem quanto em performance. Por conta disso, vale a pena mexer em cada configuração disponível, analisando seus respectivos resultados.

Feche navegadores e apps que consumam muita memória

Seu computador pode ter dificuldade em rodar o jogo com estabilidade, caso você deixe muitos apps abertos enquanto joga. Isso ocorre porque programas como navegadores, mensageiros e outros recursos solicitam atenção do processador de tempos em tempos, tomando espaço útil da memória RAM.

Além de fechar tudo que estiver aberto, recomendamos que você utilize o Gerenciador de Tarefas do Windows. Ele possibilita uma visualização clara das aplicações em execução no momento, além de explicitar o quanto de recursos do sistema está sendo ocupado.

Bloqueie apps rodando em segundo plano

Similar aos aplicativos que deixados abertos, os apps em segundo plano no Windows são aplicações diversas que, mesmo que pareçam fechadas, acabam eventualmente executando ações sem que você perceba. São aplicativos como o de clima, por exemplo, além de e-mails e redes sociais.

Para impedir que apps do tipo fiquem consumindo recursos do seu sistema é fácil: nas “Configurações” do Windows 10, encontre o menu “Privacidade” e, em “Aplicativos em segundo plano”, desabilite a função

... .

Ative o “Modo de Jogo” do Windows

O Windows 10 conta com um recurso muito interessante, que promete melhorar a performance do seu computador na hora de jogar. O chamado “Modo de Jogo” aplica uma série de configurações internas ao sistema operacional, fazendo com que ele foque os recursos do sistema em games.

A forma mais simples de encontrar o menu é utilizando a pesquisa interna do Windows. Basta buscar pelo termo “modo de jogo”, abrir o link do resultado da pesquisa e se certificar de que a opção está ativa no seu sistema.

Atualize os drivers gráficos

Outra forma de garantir maior performance é ter seus drivers de processamento gráfico atualizados. Esse software funciona como um intermediário entre o hardware da sua placa e o sistema operacional, e mantê-lo em dia pode garantir uma melhor performance, com menos bugs. Em computadores mais simples e sem placa de vídeo dedicada, o usuário provavelmente precisará procurar por atualizações nos sites da marca do seu processador.

Se você possui uma placa gráfica dedicada, basta acessar os sites de Nvidia, caso sua placa seja uma GeForce, ou AMD, caso seja uma Radeon. O processo de atualização pode ser bem simples: se você já tem algum driver instalado, basta abrir o software do seu fabricante para buscar por atualizações. Em caso de dúvida, os sites oficiais de cada fabricante informam, também, formas de se obter os pacotes mais recentes.

Fique atento aos planos de energia

Notebooks são, em geral, configurados para funcionar em planos otimizados de consumo de energia, que diminuem um pouco a capacidade do sistema para poupar eletricidade e diminuir o aquecimento. Na hora de jogar, é interessante mudar seu computador para planos de alto desempenho, que permitirão uma melhor performance.

Outra dica interessante é procurar sempre jogar com o notebook ligado a uma tomada. Alguns modelos podem mudar de comportamento quando detectam suprimento de energia garantido, liberando ainda mais performance.



>>> Veja o artigo completo no TechTudo

Sobre Gerência Imóveis

A primeira plataforma que conecta o proprietário à imobiliária e/ou corretor de imóveis com o foco em potencializar as vendas e torná-las mais seguras maximizando o tempo do corretor.